Saturday, May 30, 2009

Português detido por atirar gatos pelo carro

Atirava os animais pelo carro em movimento numa auto-estrada em Tenerife

Um português, de 35 anos, foi detido em Tenerife, Espanha, por maus tratos a animais. O indivíduo terá atirado vários gatos vivos pelo carro, enquanto circulava na auto-estrada, segundo informação do «20 minutos».

A detenção ocorreu na sexta-feira. A Guarda Civil teve conhecimento de uma chamada de um jovem, que terá ligado para o 112, a chamar a atenção para um condutor que atirava gatos vivos a partir do carro. A viatura circulava perto da cidade de Fasnia, província de Santa Cruz de Tenerife.

O indivíduo acabou por se interceptado pela Guarda Civil. Pessoal da manutenção rodoviária retirou um dos gatos da estrada, que acabou por ser atropelado por um turista.

O indivíduo, acusado de maus tratos a animais domésticos, foi detido pela Guarda Civil. Desconhece-se, no entanto, o número exacto de animais que foram atirados e abandonados na auto-estrada.

em: http://diario.iol.pt/internacional/portugues-estrada-espanha-gato-carro-tvi24/1067193-4073.html
Share/Bookmark

Saturday, May 23, 2009

Animais -RSPCA (educativo)


Share/Bookmark

Monday, May 18, 2009

Proteja as baleias mantendo a proibição da caça!



No dia 22 de junho mais de 80 governantes de diversos países irão encontrar-se para decidir o futuro das baleias no mundo. Mais de 25 anos depois da proibição global da caça comercial de baleias, esses inteligentes mamíferos estão em perigo uma vez mais.


Na reunião anual da Comissão Baleeira Internacional (CBI), em Portugal, os países membros irão estudar uma proposta para permitir o levantamento do embargo internacional . Muitos governos parecem perigosamente interessados em aceitar a proposta.

Esta proposta, se aceite, irá abrir a porta para que esta cruel indústria cresça em todo o mundo.

Este mamíferos de sangue quente serão expostos a armas de fogo e arpões e, finalmente, a uma morte agonizante que pode durar uma hora.

Assegure votos para as baleias, não baleeiros O mundo precisa urgentemente de baleias.

Peça ao seu representante nacional na Comissão Baleeira Internacional para defender a proibição geral de baleação comercial.


Por favor, proteja as baleias de hoje.

Participe nesta acção, enviando uma mensagem ao Ministro do Ambiente de Portugal, pedindo-lhe que vote contra o levantamento desta proibição.

http://e-activist.com/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=24&ea.campaign.id=3498

Esta será a mensagem enviada ao tomar acção pelas baleias.

Francisco Nunes Correia
Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional
Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional
Rua de O Século, 51
P-1200-433 Lisboa
Portugal

Excelentíssimo Senhor Ministro:

A última semana de Junho de 2009 vai ser crucial para as baleias do mundo. A Comissão
Baleeira Internacional (CBI) vai-se reunir para decidir o seu futuro. Escrevo para pedir que V. Ex.a garanta que Portugal se mantenha firme na proteção das baleias nesse momento decisivo ao rejeitar acordos que permitam a caça costeira.
Desde o último ano, a CBI vem deliberando sobre o seu futuro, dividida entre uma história de
caça e as mudanças que requerem a proteção desses inteligentes mamíferos. No meio dessa
incerteza, foi proposto em Março que quotas de caça costeira deveriam ser concedidas ao Japão.
A Comissão deverá votar essa proposta na reunião que acontecerá em Junho.
Desde 1987, o Japão matou mais de 11.000 baleias, desafiando a proibição mundial. A proposta feita em Março recompensaria esse mau comportamento ao permitir a morte cruel de mais baleias. Além disso, iria abrir um sério precedente, dando margem para a retomada da caça costeira de baleias, prejudicando a proibição mundial. Para pessoas como eu, preocupadas com a protecção e o bem-estar das baleias, isso é totalmente inaceitável.
Eu sou um de muitos milhões de pessoas que acreditam que a caça comercial de baleias deveria acabar pelo simples facto de ser extremamente cruel. Os arpões explosivos usados para matá-las mudaram pouco num período de mais de 100 anos. Os próprios relatórios do Japão mostram que mais de 60% das baleias não morrem imediatamente. O grande tamanho delas significa que não existe uma maneira de matar uma baleia no mar de forma rápida e humanitária – algumas sofrem com feridas severas por mais de uma hora, enquanto lutam desesperadamente para fugir.
Diversos governos e órgãos intergovernamentais no mundo concordam que temos a
responsabilidade de tratar os animais de forma humanitária. O compromisso da União Europeia com o bem-estar animal está claramente expresso no Tratado de Amsterdão, que reconhece os animais como seres sencientes e defende que a Comunidade Europeia “dedique atenção total às necesssidades de bem-estar dos animais...”. Além disso, o “Plano de Acção da Comunidade para a Protecção e o Bem-Estar de Animais 2006-2010” registra o objectivo primário de “continuar a promover altos padrões de bem-estar animal na UE e a nível internacional”.
A CBI e seus membros têm a responsabilidade de garantir que as baleias sejam protegidas
contra sofrimento desnecessário. Espero que Portugal, como membro da EU, irá garantir que
essa responsabilidade seja cumprida. O sofrimento causado pela caça comercial de baleias é
desnecessário – não há nenhum produto derivado de baleia que não possa ser obtido de outra
fonte.
Acredito que, como a caça comercial de baleias não pode ser realizada de forma humanitária, ela não deveria acontecer. A União Europeia não permitiria que uma matança tão cruel e o
sofrimento prolongado fossem infligidos aos mamíferos terrestres abatidos comercialmente para consumo. Assim, peço que V. Ex.a garanta que a EU não vote a favor desse mau tratamento dispensado aos mamíferos marinhos.
Esse é um assunto de grande importância para mim. Espero que tanto a sua compaixão pessoal quanto o seu desejo de representar a opinião do povo português o levem a garantir que Portugal rejeite qualquer acordo que venha a aprovar e permitir essa prática cruel e desnecessária.

Atenciosamente


OBRIGADA


MAIS SOBRE O FIM DESUMANO DAS BALEIAS (inglês)

http://www.wspa-international.org/wspaswork/whaling/aninhumaneend.aspx
Share/Bookmark

Sunday, May 17, 2009

Cães Polícia

Exímios nas especialidades tradicionais - como o patrulhamento e ordem pública, a busca e detecção de estupefacientes e explosivos e o salvamento de pessoas -, os cães da PSP estão a iniciar-se na área ambiental e aguardam por novos desafios na investigação criminal.


Share/Bookmark

Vídeo: Cães que lhes dão o mundo

São praticamente desconhecidos, mas em Portugal já existem cães especialmente educados para auxiliar deficientes motores e surdos.






http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/514715


Cães de assistência
São, segundo o Decreto-Lei n.º 74/2007, de 27 de Março, cães que auxiliam pessoas com deficiência, caso dos cães-guia, cães para surdos e cães de serviço. Há uma quarta categoria, que a Ânimas quer trazer para Portugal, e que são os cães de alerta, cuja missão é avisar os utilizadores para a ocorrência de ataques de doenças como a epilepsia ou a diabetes.

Cães de Serviço: auxiliam pessoas com deficiência motora, realizando tarefas como abrir portas, recolher objectos do chão ou de locais inacessíveis, acender luzes, accionar elevadores, despir certas peças de vestuário, etc.


Cães para Surdos: alertam para o toque de campainhas, alarmes, choro de recém-nascido, etc.


Cães-Guia: conduzem o cego em segurança, evitando que choque com obstáculos e ajudando-o a encontrar locais, etc.


Mais em
http://www.animaspt.org/

http://www.caesguia.org/
Share/Bookmark

Direitos animais ou bem-estar animal?

Você já deve ter ouvido falar em bem-estar animal e talvez até sobre direitos animais. Mas, afinal de contas, sabe realmente qual a diferença entre esses dois movimentos? Bom, primeiro é claro, todos dois tratam da questão animal, por isso ambos carregam a palavra animal (ou animais) no nome.

http://gato-negro.org/blog/direitos-animais-ou-bem-estar-animal/
Share/Bookmark

Friday, May 15, 2009

"Direitos dos animais" em "Aqui & Agora"


Share/Bookmark

Direitos dos animais em debate


Share/Bookmark

Tuesday, May 12, 2009

Câmara caça gatos à noite

Correio da Manhã

Lisboa: Recolha de animais na freguesia do Castelo

Os moradores da freguesia do Castelo, em Lisboa, estão indignados e acusam a Câmara Municipal de Lisboa de maltratar os gatos de rua que deambulam naquela zona e que são tratados e alimentados pelos próprios moradores.
Share/Bookmark

Monday, May 11, 2009

Sobreviver tem ainda largas dezenas de animais resgatados

O Setubalense - 11-05-2009 - Cidade - Sobreviver tem ainda largas dezenas de animais resgatados
Share/Bookmark

Saturday, May 9, 2009

Petição: Não à promoção da caça ao javali como férias no Algarve




STOP packaging and promoting cruelty! - The Petition Site: "I am planning to write to Tivoli hotels & resorts to complain about their 'Wild Boar Hunting' packages in Portugal. Wild Boar can be hunted with guns, dogs and bow& arrow.

Not only is hunting obviously immoral and unethical..... It has zero to do with population control (as zoologists, vets and scientists have proven time and time again) and more to do with the human ego and cruelty. Legal, neatly laid-on and packaged cruelty. Making the entire issue of hunting seem a normal, natural, happy, sporting affair to be enjoyed as a leisure pursuit on holiday, as opposed to the unjustifiable slaughter it really is.

Please see the link below for yourself:
http://www.tivolihotels.com/hotels-portugal/on-line-reservations/packages/tivoli_marina_vilamoura/pack-wild-boar-hunt-tivoli-marina-vilamoura/promotion.aspx



My aim is to get as many names together as possible, to show we, the general public, will be boycotting Tivoli Hotels & Resorts untill they stop promoting and earning from such outdated, blood thirsty practices.


I will also be writing to www.huntinginturkey.eu,
who organise and promote hunting as holidays. wild Boar, Deer, Lynx and Birds among other Animals too.


Hunting is as viscious as it is neanderthal.... All forms of hunting MUST be stopped, but I am focusing on this particular form and promotion of it right now.


ALSO please write to the hotels yourself at: htmarinavilamoura@tivolihotels.com


Wild Boar are timid harmless creatures, who only become agressive when their young are threatened.

PLEASE repost! Thank You!"

----------------------------------------------------------------------------------
Esta petição dá-nos a conhecer que o Tivoli Marina Vilamoura se encontra a promover a caça como divertimento de férias.

Programa de caça ao javali ( Repare nos pormenores )

Para cada participante não-caça, adicione 100 €
• •
Caça método: "Still"
• •
Preço por javalis:
Wild Boar Wild Boar


Preço
Feminino / Exemplo
430,00 € 430,00 €
De 14 a 16 cms 1100,00 €
De 16 a 18 cms 1500,00 €
De 18 a 20 cms 1700,00 €
De 20 a 22 cms 1900,00 €
Mais de 22 cms 110,00 € / cm


TODOS OS PREÇOS citadas acima são por pessoa e em euros e incluem
SERVIÇO E IVA




O javali pode ser pode ser caçado com armas, cães , arco e flecha.
A caça não só é imoral como antiético, pretendendo apenas alimentar o ego humano e a crueldade.

Agora é usada como uma actividade natural, feliz e desportiva para ser desfrutado como lazer.

Por favor, veja o link abaixo :

http://www.tivolihotels.com/hotels-portugal/on-line-reservations/packages/tivoli_marina_vilamoura/pack-wild-boar-hunt-tivoli-marina-vilamoura/promotion.aspx



O objectivo da petição é acrescentar o maior número possível de assinaturas para mostrar que nós, o público em geral, boicotará Tivoli Hotels & Resorts, até que deixem de promover e ganhar a partir de tais desactualizadas e sangrentas actividades.


Escreva também para

htmarinavilamoura@tivolihotels.com


Outros contactos:

Tivoli Marina Vilamoura
8125-901 Vilamoura · Algarve · Portugal
T. +351 289 303 303 · F. +351 289 303 345 · E. htmarinotel@tivolihotels.com

E. reservations.htm@tivolihotels.com

http://www.tivolimarinotel.com/




Share/Bookmark

Friday, May 8, 2009

Diário Digital - ICNB e DGV desconhecem quantos animais actuam nos circos

Diário Digital

O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e a Direcção-Geral de Veterinária (DGV) desconhecem quantos animais actuam nos circos portugueses, apesar de serem as entidades competentes para licenciar e assegurar o bem-estar destas espécies.
Share/Bookmark

PS acusa oposição de "numa altura de crise" dar "prioridade aos animais selvagens" - RTP Notícias

PS acusa oposição de "numa altura de crise" dar "prioridade aos animais selvagens" - RTP Notícias

Lisboa, 07 Mai (Lusa) -- A deputada socialista Eugénia Alho acusou hoje os partidos da oposição de, "numa altura de crise", darem "prioridade aos animais selvagens" em detrimento "dos trabalhadores" dos circos.
Share/Bookmark

PS chumba projectos para proibir uso e reforçar protecção de animais no circo - RTP Notícias

PS chumba projectos para proibir uso e reforçar protecção de animais no circo - RTP Notícias

Lisboa, 07 Mai (Lusa) - O PS chumbou hoje dois projectos do BE e do PEV para proibir o uso de animais nos circos e um projecto do PCP para reforçar a protecção dos animais utilizados em espectáculos circenses.
Share/Bookmark

Thursday, May 7, 2009

Esterilização de Cães e Gatos * Esteriliza-me.org



Esterilização de Cães e Gatos * Esteriliza-me.org



Porquê Esterilizar?A superpopulação de animais de companhia tem como consequência o sofrimento e extermínio de muitos milhares de cães e de gatos em Portugal. Esta situação não se resolve com mais albergues nem com mais campanhas de adopção. O problema tem de ser atacado pela raiz: educando as pessoas para que impeçam que os seus animais se reproduzam e para que os esterilizem.A esterilização é a medida mais importante para evitar o sofrimento dos animais de companhia, pois impede que mais animais nasçam para uma vida de sofrimento e permite-nos melhor ajudar os milhares de cães e de gatos que já cá estão e que precisam de nós agora.A Associação Pelos Animais remodelou o recurso Esteriliza-me.org em termos de aspecto e de conteúdo, tendo sido incluídas informações mais abrangentes sobre os diversos aspectos da esterilização. Está também disponível o folheto "Porquê Esterilizar?" para sensibilização da população sobre a importância da esterilização, com foco no problema da superpopulação animal.

Visite e divulgue:

http://www.esteriliza-me.org/

Os animais agradecem!-- Associação Pelos Animais

http://www.pelosanimais.org.pt/
Share/Bookmark

Veg4Life * Vegetarianismo Pelos Animais



"Todos os dias são abatidos milhões de animas para alimentação humana. Este incomensurável sofrimento que se inflige aos animais é completamente injustificado, pois os humanos não têm nenhuma necessidade de se alimentarem de animais.
Se somos contra crueldade desnecessária e violência gratuita, devemos também ser contra a utilização de animais na indústria alimentar. Está nas mãos de cada um de nós, aqui e agora, demarcarmo-nos desta crueldade, adoptando uma dieta vegetariana.
O vegetarianismo ético é a aplicação prática na nossa vida do princípio do respeito pelos animais e do princípio da não-violência. O vegetarianismo ético não é como uma moda passageira que se adopta e depois se esquece, é uma questão de princípios e os princípios são para toda a vida."

Respeitar os Animais... Significa Não Lhes Causar Sofrimento Desnecessário
"A maioria das pessoas concorda que não se deve infligir sofrimento desnecessário aos animais, mas não age de acordo com esse princípio.
Quase todos nós consideramos que é errado apedrejar um gato ou pontapear um cão. Contudo, os cães e os gatos não são os únicos animais capazes de sofrer física e psicologicamente. Os porcos, as vacas, as galinhas e tantos outros animais utilizados na indústria alimentar sofrem da mesma maneira e são rotineiramente sujeitos a crueldades que não são menos graves. Normalmente, tentamos justificar o sofrimento dos animais utilizados na indústria alimentar como sendo um mal necessário, mas isso não corresponde de todo à realidade — ainda que não tenhamos consciência disso, estes animais sofrem apenas por motivos triviais: satisfazer o nosso paladar ou o nosso comodismo.
O vegetarianismo ético é a aplicação prática na nossa vida do princípio do respeito pelos animais e do princípio da não-violência. O vegetarianismo ético não é como uma moda passageira que se adopta e depois se esquece, é uma questão de princípios e os princípios são para toda a vida.
Com o novo recurso veg4life.org, a Associação Pelos Animais pretende fornecer informações úteis para quem quer ser vegetariano, para quem é vegetariano e para a promoção do vegetarianismo ético. É dado particular ênfase à questão da saúde, sendo para o efeito disponibilizadas informações rigorosas sobre saúde e nutrição numa dieta vegetariana. São também disponibilizados folhetos de sensibilização a quem estiver empenhado na divulgação do vegetarianismo ético.

Não deixe de visitar:
http://www.veg4life.org/

Os animais agradecem!"
Associação Pelos Animais

Share/Bookmark

Em Defesa dos Cães Acorrentados - Pelo Fim da Crueldade! ~ Liberta-me.org


Em Defesa dos Cães Acorrentados - Pelo Fim da Crueldade! ~ Liberta-me.org



"Nenhum mal fizeram, mas vivem acorrentados pelo pescoço uma vida inteira. Para os cães — animais altamente sociais — este é um castigo pior do que a morte. Privados de passeio, brincadeira e interacção social, e sem receberem carinho, estes animais não vivem, limitam-se a existir sem dignidade.
Não chega discordar deste abuso, é preciso condená-lo publicamente e amplamente. Dar voz a estes animais que sofrem na pele a ignorância e insensibilidade dos humanos é dever de todos nós que nos importamos com os animais e os respeitamos."
Está nas mãos de cada um de nós contribuir para o fim do terrível sofrimento dos animais acorrentados, sensibilizando e informando as comunidades e as pessoas que mantêm animais nestas tristes condições.Para mais informações, consulte o novo recurso criado pela Associação Pelos Animais:
Estão disponíveis folhetos de sensibilização para quem estiver empenhado em sensibilizar a comunidade e/ou pessoas que mantêm animais acorrentados.
Ajude os animais acorrentados, eles dependem de si!
Associação Pelos Animais

Share/Bookmark

Wednesday, May 6, 2009

Circos sem animais sobem ao Parlamento

Países como a Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Finlândia, Grécia, Índia e Suécia já baniram ou restringiram a utilização de animais nos espectáculos circenses.

A Assembleia da República debate quinta-feira uma petição e um projecto de resolução do Bloco de Esquerda pedindo a proibição da utilização de animais nos circos, enquanto no exterior estará a decorrer uma manifestação apelando ao fim da "crueldade".
O protesto, marcado para as 14h00 em frente ao Parlamento, foi convocado pela Acção Animal e pela Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais , as mesmas organizações que promoveram a petição "Por um circo livre de exploração animal" que teve 5.129 subscritores.
O objectivo é aprovar legislação que proíba a comercialização, manutenção e apresentação de animais em circos ou espectáculos do mesmo género, alegando que estes são sujeitos a violência e meios tortuosos durante os treinos, como único meio de serem submetidos à vontade do domador.

http://clix.expresso.pt/circos-sem-animais-sobem-ao-parlamento=f512889#commentbox
Share/Bookmark

Tuesday, May 5, 2009

Eurodeputados recusam limitar experiências em animais

Os eurodeputados recusaram hoje em Estrasburgo limitar as experiências de laboratório em animais, incluindo primatas, para evitar comprometer a investigação médica. A decisão foi tomada durante a votação de uma proposta de directiva que, na sua versão inicial, chegou a defender uma moratória a estas experiências.Para tentar agradar a todos, o relatório recomenda o fim faseado, ao longo de dez anos, da captura de animais selvagens em favor da criação de animais em laboratório. Além disso, pede uma redução geral no número de primatas envolvidos nas experiências e define quatro categorias de dor, com orientações sobre quando é autorizada a repetição de testes e quando é necessária autorização prévia.Cerca de 12 milhões de animais são utilizados anualmente na União Europeia para investigação científica.

Mais
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1378763
Share/Bookmark

PE proíbe comércio de produtos derivados de focas

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo, a interdição da comercialização de produtos derivados de focas na União Europeia, tais como carne, óleo, banha, órgãos e peles, há muito reclamada por organizações de defesa dos animais.
Depois de alcançado um acordo entre representantes do Parlamento e o Conselho (Governos dos 27), os eurodeputados aprovaram, com 550 votos a favor, 49 contra e 41 abstenções, as novas regras, que passarão a ser aplicadas nove meses após a entrada em vigor do regulamento.

Mais:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=386291
Share/Bookmark

Friday, May 1, 2009

Associação de protecção de animais alemã queixa-se às autoridades de membros serem alvo de ameaça de morte em Portugal

Animals Angels quer suspender mercado de Rates por maus tratos a animais

Uma associação alemã de defesa do bem-estar animal, a Animals Angels, anunciou, em comunicado, que apresentou queixas formais à Comissão Europeia (CE) e ao Estado Português na sequência de um caso de ameaças de morte que terá sofrido um dos seus membros e um outro de outra entidade congénere espanhola – a Associacion Nacional Para La Defensa de Los Animais (ANDA) – que investigavam as condições do mercado de gado da Associação de Produtores de Leite e Carne do Baixo Minho (Leicar), situado em S. Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1377989
Share/Bookmark