Friday, October 30, 2009

Destak.pt | Centro de Silves recebe hoje mais 4 linces

Destak.pt Centro de Silves recebe hoje mais 4 linces
Share/Bookmark

Thursday, October 29, 2009

Suinocultura Industrial ≈ Consumidor e produção sustentável

Suinocultura Industrial ≈ Consumidor e produção sustentável


O Eurogroup for Animals publicou uma nova em conjunto com a Comissão Européia sobre como melhorar o conhecimento dos consumidores sobre a forma de tratamento dos animais até a produção dos alimentos.
Share/Bookmark

Sol - Luta de cães dá pena prisão até um ano

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=152401

Quem promove ou participa em lutas de cães pode ser punido com prisão até um ano, segundo um diploma hoje publicado em Diário da República que permite a reprodução ou criação de animais potencialmente perigosos em locais autorizados
Share/Bookmark

Tuesday, October 27, 2009

PPA - Sintra: NÃO À TOURADA, SIM À CULTURA!

PPA - Sintra: NÃO À TOURADA, SIM À CULTURA!

Petição em nome do futuro Partido Pelos Animais, solicitam que a Rádio Televisão Portuguesa, enquanto canal público, seja impedida de transmitir quaisquer espectáculos tauromáquicos.
Share/Bookmark

Avicultura Industrial ≈ UE proíbe gaiolas

Avicultura Industrial ≈ UE proíbe gaiolas

A proibição de gaiolas convencionais dentro da UE é iminente; mas como os países estão se preparando? Como os antigos sistemas de produção afetam as poedeiras e seus ovos? Quais são as dispensas comerciais e implicações do novo sistema?






Saiba Mais

Alemanha sente impacto da proibição de gaiolas

Na recente Conferência IEC, no Canadá, os especialistas da indústria de ovos, Mark Williams, Thea van Niekerk, Peter van Horne, Gert Stuke e Andrew Joret, partilharam sua última pesquisa com os participantes do evento.



Qual é a situação atual das gaiolas dentro da UE? - Dentro de dois anos, todas as gaiolas estarão pribidas dentro do território da União. A partir do dia 1° de janeiro de 2012, os ovos produzidos na UE só poderão ser comercializados se produzidos ao ar livre, celeiros, enriquecidos ou por métodos orgânicos.



De acordo com os últimos números apresentados por Mark Willians, em 2008 na UE, entre 278 milhões de galinhas, apenas 7% estavam em métodos de enriquecimento. Ele acredita que todo setor enfrenta um enorme desafio para se adequar às novas regras até 2012.



Qual o progresso dos membros da UE?

http://www.aviculturaindustrial.com.br/PortalGessulli/WebSite/Noticias/ue-proibe-gaiolas,20091027115316_Y_036,20081118093856_J_374.aspx
Share/Bookmark

Sunday, October 25, 2009

Centro de Reprodução do Lince-Ibérico quer minorar impacte ambiental da barragem de Odelouca

barlavento - Jornal de Informação Regional do Algarve

O primeiro centro nacional de reprodução em cativeiro do lince ibérico em Portugal nasce para compensar os impactes ambientais da barragem de Odelouca, uma imposição da União Europeia para finalizar uma obra suspensa durante três anos.
Share/Bookmark

Lince ibérico Primeiro de 16 animais chega segunda feira a Portugal - Expresso.pt

Lince ibérico Primeiro de 16 animais chega segunda feira a Portugal - Expresso.pt
Share/Bookmark

Saturday, October 24, 2009

Estudos relacionam crueldade contra animais com histórico de comportamento violento

"Até hoje, a violência doméstica, a agressão sexual e o abuso infantil não foram correlacionados à violência contra os animais. Porém muitos intelectuais, como Schopenhauer e Kant, concluíram haver uma ligação entre a crueldade contra os animais e a violência dirigida a humanos. E, de fato, um número crescente de estudos sugere que os indivíduos que cometem atos de crueldade contra os animais raramente param por aí. Abuso animal é um sinal de alerta para comportamento violento grave em outros âmbitos no futuro."

Mais em http://www.anda.jor.br/?p=26843
Share/Bookmark

Thursday, October 15, 2009

Animais selvagens: Nova lei proíbe compra e reprodução


Share/Bookmark

Bruxelas deixa decisões sobre animais em circo aos Estados-membros - PUBLICO.PT

Bruxelas deixa decisões sobre animais em circo aos Estados-membros - PUBLICO.PT
Share/Bookmark

Circos: activistas pressionam Bruxelas

Circos: activistas pressionam Bruxelas
Share/Bookmark

Wednesday, October 14, 2009

Grupos de defesa animal celebram a proibição das fazendas de peles, na Irlanda | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais

Grupos de defesa animal celebram a proibição das fazendas de peles, na Irlanda ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Share/Bookmark

Apoie as decisões legislativas do Governo Português contra o uso de animaiis selvagens em circos ( Da Associação Animal)

http://blogdaanimal.blogspot.com/2009/10/por-favor-escreva-ao-presidente-da.html

"Por favor, escreva ao Presidente da Comissão Europeia e ao Comissário Europeu do Mercado Interno apoiando as decisões legislativas do Governo Português contra o uso de animais selvagens em circos, dando conhecimento ao Governo Português do seu apoio a esta medida, e pedindo à UE que estabeleça uma proibição comunitária da manutenção e uso de animais selvagens e domésticos em circos.

"Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – ao Presidente da Comissão Europeia e ao Comissário Europeu do Mercado Interno, pedindo-lhes que não só apoiem a medida tomada pelo Governo Português e a reconheçam como um exemplo a seguir, mas também que, neste sentido, em articulação com o Conselho Europeu e com o Parlamento Europeu, tomem medidas no sentido de levar a UE a proibir, de forma total, a manutenção e o uso de animais selvagens e domésticos em circos, em todo o espaço comunitário."

Carta modelo e emails no link acima.
Share/Bookmark

Tuesday, October 13, 2009

Circos vão deixar de ter animais. Está aberta a guerra

http://www.ionline.pt/conteudo/27589-circos-vao-deixar-ter-animais-esta-aberta-guerra

Mila tem quase 30 anos e já está na reforma. Passou a vida a fazer acrobacias no circo Dallas, agora é insubstituível. Desta vez o discurso não é do domador: uma portaria publicada ontem em Diário da República proíbe a detenção de animais de dezenas de espécies. Por motivos logísticos, os que já estão nas mãos de particulares e privados têm direito a um resto de vida descansada - só não podem acasalar. Contudo, as futuras compras estão fora de questão. A lei não engloba jardins zoológicos, instituições científicas e entidades autorizadas para produção ou conservação da natureza. Os principais afectados, perante um rol de animais banidos que inclui elefantes, leões, focas, avestruzes e incontáveis espécies de mamíferos, répteis e aves, não aparecem no documento: os circos com animais vão durar o tempo que restar de vida às suas estrelas de companhia.




"Qual é a diferença entre ter um leão ou um passarinho numa jaula?", dispara Victor Hugo Cardinali: 12 tigres, nove leões e dois elefantes.



Segundo o patriarca da conhecida família circense, a legislação que acaba de entrar em vigor em Portugal é única na Europa. "Sou membro da ECA (Associação Europeia de Circos) e apesar de já ter havido várias intenções, isto nunca foi para a frente em nenhum país. Nunca pedimos subsídios nem dependemos do Estado, mas agora vamos lutar pelo nosso trabalho."



Renato Alves, do circo Dallas (seis leões, e mais camelos, vacas da Mongólia, póneis e cavalos) só sabe da portaria pelo i. Os camelos escapam. "Registar é importante, sempre estivemos abertos às inspecções, mas um circo sem animais não é a mesma coisa", sublinha.



O fim do circo? O Ministério do Ambiente remete qualquer explicação para o Instituto de Conservação da Natureza (ICNB). Sandra Moutinho, do gabinete de comunicação do instituto, destaca que a nova lei tem em conta um período de adaptação de 90 dias, durante o qual devem ser referenciados os animais que ainda não tenham cumprido o registo obrigatório. Quanto à proibição de procriação - que levou o director do Circo Chen, Miguel Chen, a acusar o legislador de se ter esquecido de "mandar fabricar preservativos para os tigres, em declarações à Lusa - Sandra Moutinho adianta que não cabe ao ICNB ditar os métodos, embora adiante que "esterilizar ou separar os animais são duas opções".



A discussão está instalada. Entre os críticas, Cardinali é determinante: não vai esterilizar. Os circos que vêm de fora têm de informar-se. Não está previsto nenhum acompanhamento especial para a entrada em vigor da nova legislação. "As inspecções já existem neste momento através dos serviços de controlo dos circos. A fiscalização passa também pelas câmaras e pela GNR", diz Sandra Moutinho.
Share/Bookmark