Thursday, December 31, 2009

Dona de mais de 40 cães foi distinguida - JN

Dona de mais de 40 cães foi distinguida - JN

Tem quase tantos cães como anos de idade. Clara Simões, oficial de Justiça no Tribunal de Viseu, tem 49 anos e 42 cães.




Ontem, terça-feira, foi distinguida com o Prémio Dona Maria da Luz, galardão atribuído pelo JN e pela Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, que visa reconhecer o trabalho desenvolvido na defesa dos animais.



No auditório do JN, onde recebeu um cheque no valor de 250 euros, a premiada confessou que "o prémio é um estímulo" para continuar a tarefa que realiza há mais de dez anos sozinha.



Na mesma cerimónia, Maria Augusta, de Valongo, com mais de 80 cães, também recebeu um cheque da Sociedade Portuguesa dos Animais.
Share/Bookmark

Monday, December 28, 2009

Ajudar Animais Sem Rosto ~ Blogue ~ Pelos Animais

Ajudar Animais Sem Rosto ~ Blogue ~ Pelos Animais

O sofrimento animal está em todo o lado, mas parece que só nos conseguimos mover para acudir a casos concretos. Precisamos de associar um rosto a cada caso, a cada história, a cada tragédia... Pena é que não percebamos onde está a verdadeira tragédia.

A verdadeira tragédia é não fazermos aquilo que está ao nosso alcance para evitar o sofrimento animal antes de ele acontecer. Claro que devemos continuar a acudir a todos os casos de sofrimento com que nos deparamos e que podemos minorar — a questão não é essa. A questão é não fazermos mais do que isso e, deste modo, o panorama da protecção animal nunca irá melhorar.




Se quisermos evitar mortes e consequências graves por doenças cardiovasculares, por exemplo, não vamos apenas investir no tratamento dos doentes — vamos investir na sensibilização para a necessidade de uma alimentação equilibrada e de exercício físico. Do mesmo modo, se queremos evitar sofrimento animal, não podemos continuar apenas a tratar as consequências da negligência e dos maus-tratos. Temos de investir a sério na sensibilização e na educação da população para o respeito pelos animais. Temos de nos habituar a combater também estes problemas pela raiz.



Esta nossa grande dificuldade em sentir empatia por quem não conhecemos explica também em parte por que motivo ainda há tantas pessoas que dizem respeitar os animais, mas continuam a comê-los. Certamente, a maioria das pessoas seria incapaz de continuar a comer animais se associasse aquilo que tem no prato a um rosto ou à personalidade de um ser único e insubstituível. Um ser tão único e tão merecedor do nosso respeito como os cães ou os gatos com que convivemos de perto e que jamais conceberíamos explorar para nossa alimentação.



A sensibilização não exige grandes recursos e deve começar a nível local, pois é a nível local que as nossas acções têm maior impacto. Em 2010, empenhe-se activamente na sensibilização da sua comunidade para os problemas que afectam os animais! Peça-nos folhetos educativos para disponibilizar em locais estratégicos da sua zona e comece já a contribuir para a mudança de mentalidades. O seu contributo será decisivo para o cão que deixará de viver preso a uma corrente, será decisivo para o bezerro que não nascerá para uma curta vida de exploração e sofrimento, será decisivo para a gata que será esterilizada e deixará de gerar ainda mais ninhadas... Poderá nunca vir a conhecer os rostos dos animais que ajudou, mas não duvide que terá dado um importante contributo para evitar sofrimento animal.



Pelos animais, passe a palavra!
Share/Bookmark

Sunday, December 27, 2009

Espanha: Parlamento da Catalunha aceita debater proibição de touradas

Correio do Minho - Notícias
O parlamento da Catalunha (nordeste de Espanha) aceitou hoje debater em 2010 uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP), que recolheu mais de 180 000 assinaturas, para proibir as touradas.




O debate da ILP foi aprovado por 67 votos a favor, 59 contra e cinco abstenções. Esta é a primeira etapa de um processo legislativo no final do qual a Catalunha poderá ser a primeira região de Espanha, além das Ilhas Canárias, a proibir as touradas. As Canárias proibiram as touradas em 1991.



A ILP, apresentada pela plataforma «Prou» (Basta), reflecte a força crescente dos opositores das touradas na Catalunha. As únicas praças de touros a organizar corridas são as de Barcelona.



A iniciativa reclama uma revisão da lei catalã de protecção dos animais, que proibe actualmente matar ou maltratar os animais durante espectáculos públicos, à excepção das corridas de touros.



A sociedade catalã está pronta para a abolição das touradas e o fim da «tortura dos animais como espectáculo», consideraram os promotores da ILP, Leonard Anselmi e Ana Mula, congratulando-se pela decisão do parlamento.



A 06 de Abril de 2004, Barcelona passou a ser o primeiro município de Espanha a proclamar-se uma cidade antitauromáquica, através de uma declaração institucional aprovada na Câmara Municipal.



Os defensores das touradas alertaram para um «atentado contra as liberdades», visando o «património cultural» tauromáquico. É um «erro muito grave», a favor de uma minoria que rejeita as corridas, afirmou o criador de touros, Victorino Martin.



A «Mesa do Touro», plataforma que representa um sector em crise, prometeu lutar no parlamento catalão em 2010, afirmando que Espanha não pode passar sem uma actividade criadora de empregos (cerca de 40 000) e riqueza.



De acordo com o diário espanhol El Pais, as touradas espanholas, em dificuldades devido à crise económica, está a perder público. Em 2009, só se realizaram 900 grandes espectáculos tauromáticos em Espanha, menos 350 que em 2008.



O debate na Catalunha é seguido com muita atenção no sul de França, onde a tradição tauromática permanece viva. Uma centena de personalidades políticas francesas escreveram aos deputados catalães a pedir a rejeição do debate da ILP.
Share/Bookmark

Diário de Coimbra - Animais perigosos Nova legislação entra em vigor a 1 de Janeiro e impõe várias medidas

Diário de Coimbra - Animais perigosos Nova legislação entra em vigor a 1 de Janeiro e impõe várias medidas

"Nova legislação entra


em vigor a 1 de Janeiro

e impõe várias medidas



Licença e registo, seguro de responsabilidade civil, alojamento apropriado, esterilização e treino obrigatório são algumas das regras a cumprir, a partir de 1 de Janeiro, com os animais perigosos ou potencialmente perigosos. O Comando Territorial de Coimbra da GNR alerta os detentores destes animais para as alterações introduzidas com o novo regime jurídico (Decreto-Lei 15/2009 de 29 de Outubro), no que se refere à criação, reprodução e detenção.

A nova lei considera animal perigoso aquele que tenha alguma vez mordido, atacado ou ofendido a saúde de uma pessoa, tenha ferido gravemente ou morto outro animal fora da propriedade do seu detentor, tenha sido declarado como tendo comportamento agressivo ou considerado pela autoridade competente um risco para pessoas e outros animais. São animais potencialmente perigosos, à luz do diploma, aqueles que, devido às características da espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência da mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais. O cão de fila brasileiro, o dogue argentino, o pit bull terrier e o rottweiller são apenas algumas das raças consideradas potencialmente perigosas, bem como os cruzamentos destas.

Os detentores destes animais são obrigados a obter licença e registo na sua junta de freguesia, entre os três e os seis meses de idade do cachorro, devem ter seguro de responsabilidade civil para cobrir eventuais danos causados pelos animais e cumprir uma série de requisitos para o seu alojamento (vedações, espaçamento entre o gradeamento e portões, placas de aviso de presença e perigosidade do animal, etc.).

A esterilização é obrigatória para todos estes animais, excepto dos cães potencialmente perigosos inscritos no livro de origens oficialmente reconhecido (LOP). A partir de 14 de Abril de 2010, será igualmente obrigatório o treino com vista à socialização e obediência do cão, ministrado por treinadores certificados para esse efeito.

Existem ainda medidas para cumprir no que se refere à circulação, criação e reprodução, comercialização, sobre as quais os detentores de animais perigosos e potencialmente perigosos se devem informar junto das autoridades competentes. A GNR de Coimbra tem vindo a distribuir folhetos com as principais alterações verificadas com o novo diploma legal, quer junto dos detentores de animais, quer em todas as juntas de freguesia do distrito."
Share/Bookmark

Saturday, December 12, 2009

Defensores dos animais queixam-se das condições no canil da Guarda


Share/Bookmark

Thursday, December 10, 2009

Dia Internacional assinala-se hoje com alerta da Liga

O Dia Internacional dos Direitos do Animal assinala-se hoje, com o alerta de que muitos dos animais recolhidos na rua e que ficam nos canis municipais à espera de dono ou de abate passam esses dias em "condições miseráveis".

http://www.destak.pt/artigo/47784
Share/Bookmark

Consumo União Europeia fiscaliza bem estar animal em Portugal - Visao.pt

Consumo União Europeia fiscaliza bem estar animal em Portugal - Visao.pt

Lisboa, 09 Dez (Lusa) - A Comissão Europeia (CE) está a fiscalizar Portugal no âmbito do bem-estar animal, com enfoque no transporte de animais vivos e explorações de bovinos e galinhas poedeiras, disse hoje o director-geral de Veterinária, Agrela Pinheiro.
Share/Bookmark

Sunday, December 6, 2009

Linces de Silves atraem dezenas de visitantes - Portugal - DN

Linces de Silves atraem dezenas de visitantes - Portugal - DN
Share/Bookmark