Friday, February 26, 2010

Actualização sobre os animais do canil de Loures

Olá a todos,

Antes de mais, queremos agradecer profundamente a todas as pessoas que participaram neste protesto e que estão sempre disponíveis para participar em acções que visem a defesa dos animais. São vocês que lhes dão voz!


Entretanto, tivemos há pouco notícias da Câmara Municipal de Loures, na sequência dos protestos que inundaram a CM durante o dia de hoje.
Fomos contactados pela Médica Veterinária Municipal de Loures, Dra. Vanessa Grama, com quem, de resto, tínhamos já falado logo no dia seguinte ao do resgate dos animais por parte da Câmara Municipal, altura em que nos indicou que, para agendar uma visita aos animais, deveríamos enviar um ofício formal dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Loures e ao Vereador do Pelouro do Ambiente, Dr. Ricardo Lima, o que fizemos de imediato.

A Dra. Vanessa informou-nos que ficou absolutamente perplexa com as centenas de protestos que estão a ser recebidos no Gabinete Médico Veterinário Municipal e na Câmara Municipal uma vez que desconhecia, até ao dia de hoje, o nosso ofício (enviado por email, por fax e por carta registada com a/r) e todas as nossas sucessivas tentativas de contacto (por carta, fax e telefone) ao longo destas 3 semanas. Aparentemente, por motivos de desorganização da CM, os pedidos de visita aos animais não chegaram sequer a ser-lhe encaminhados e só hoje conseguiu encontrar o nosso ofício enviado por carta quando, na sequência dos protestos recebidos, foi indagar junto dos serviços da CM! Mostrou-se completamente disponível para nos receber (à Associação Animais de Rua e todas as outras associações de protecção animal ou pessoas particulares) e permite que captemos imagens dos animais para divulgação - inclusive agradece ajuda na divulgação dos animais. Ficámos de lhe ligar na 2ª feira para agendar uma visita aos cães, possivelmente para o próprio dia.

Aparentemente, a situação ficou desbloqueada e será permitido o acesso aos animais, a quem os quiser ajudar.
Esperamos na próxima segunda-feira já ter fotografias e descrição dos animais, e nessa altura contaremos com a vossa ajuda para os divulgar, de forma a todos eles conseguirem um novo lar!


Transcrevemos abaixo o ofício recebido há pouco do Gabinete Médico Veterinário Muncipal de Loures. (Caso tenha dificuldade em ver a imagem, clique por favor na opção "exibir imagens" junto ao assunto deste email.)


Exma. Sra.
Serve o presente para lhe enviar resposta ao e-mail que nos remeteu, pedimos desculpas pelo facto de só agora lhe estarmos a responder mas por motivos alheios ao nosso Serviço não nos foi possível faze-lo mais cedo.
Com os melhores cumprimentos,

Rosa Ferreira
 
http://www.animaisderua.org/
 


Share/Bookmark

Vergonha em Loures!

Vergonha em Loures!

Um apelo da associação Animais de Rua a que nos associamos, cobertos de vergonha, pelo modo como são tratados os animais em Portugal, mesmo pelas "autoridades oficiais", que supostamente deviam estar ao serviço da Sociedade e serem referências morais!






Animais confiscados do amontoado de ossos de Loures estão há 3 semanas no canil municipal sem que seja permitido às associações zoófilas ajudar na sua divulgação e adopção





Olá a todos!

Infelizmente não trazemos boas notícias acerca dos animais de Loures. Ao contrário do que nos foi dito pelo director do canil municipal, Sr. Cristiano Esteves, não está a ser permitida a visita aos animais por parte de associações de protecção animal e pessoas particulares que pretendam ajudar na divulgação dos animais.


Como informámos na newsletter que enviámos anteriormente sobre este assunto, o Sr. Cristiano Esteves disse-nos, no passado dia 5 de Fevereiro, que poderíamos ir visitar e fotografar os animais, com o objectivo de os divulgar junto de potenciais adoptantes, desde que fosse feito um requerimento de visita. No entanto, o requerimento formal de visita que enviámos de imediato continua sem resposta até hoje. Fizemos já, ao longo destas 3 semanas, inúmeros telefonemas para a direcção do canil e para o gabinete do Vereador do Ambiente e, inacreditavelmente, tanto o director do canil como o vereador nunca estão disponíveis para nos atender nem devolvem as chamadas.
Entretanto, os dias e as semanas vão passando e aqueles 80 animais, que passaram por um autêntico inferno durante todo o tempo da sua existência, subnutridos, doentes e obrigados a viver em cima das ossadas dos seus companheiros mortos e inclusive a alimentar-se dos seus restos mortais, estão fechados em jaulas do canil municipal sem terem direito a uma divulgação minimamente eficaz. Inclusivamente, para agravar todo este cenário, já nasceram duas ninhadas nas instalações do canil!!
É inconcebível que a Associação Animais de Rua e outras associações e particulares se tenham disponibilizado para ajudar a esterilizar e a encontrar soluções condignas para o acolhimento destes cães e que a Câmara Municipal recuse esta ajuda, apesar de bem saber que a colaboração da Câmara com associações de protecção animal, em assuntos relacionados com animais do município, está legalmente prevista.

A Câmara afirmou também que iria divulgar os animais através do seu website. Neste momento, a maioria dos animais que se encontram no website da CM Loures são os mesmos que já se encontravam antes destes animais serem confiscados e não estão sequer identificados, nomeadamente quanto à idade, sexo e temperamento. É evidente que sem esses dados mínimos não será possível cativar potenciais adoptantes. E é evidente também que, não sendo os animais adoptados, serão abatidos pelo canil municipal, que não poderá mantê-los indefinidamente a ocupar todas as jaulas disponíveis que tem.


Pedimos por isso, a todas as pessoas que são solidárias com a situação destes 80 animais, que escrevam e liguem ininterruptamente para os contactos da Câmara Municipal de Loures, exigindo que seja permitido a todas as associações zoófilas e pessoas particulares ajudar os animais resgatados, nomeadamente visitando-os e tirando imagens para a sua divulgação. Só com uma participação massiva de todos os cidadãos conseguiremos fazer-nos ouvir pela Câmara Municipal.


Contactos:
Gabinete Médico Veterinário Municipal - 219 848 210
Gabinete do Vereador do Ambiente - 219848221

Fax Câmara Municipal de Loures - 219820084
Email Câmara Municipal de Loures - geral@cm-loures.pt
Email GMVM - gmvm@cm-loures.pt

Os contactos feitos via telefone e fax têm sempre mais impacto do que o email, mas todas as formas de contacto são válidas! Caso participe neste protesto, por favor escreva-nos para o geral@animaisderua.org, para que fiquemos com um registo de todas as participações.


Os animais de Loures contam consigo! Os minutos que irá perder com a sua participação podem significar a diferença entre a vida e a morte para eles!


Agradecemos a divulgação deste apelo. Obrigada a todos!
A equipa da Associação Animais de Rua


NOTA: Sabemos que a Câmara Municipal de Loures encaminhou também 5 cães deste resgate para cada um destes municípios: Amadora, Lisboa e Vila Franca de Xira, que também não autorizam que os animais sejam fotografados mas pelo menos permitem a sua visita (urge questionarmos o porquê desta recusa em permitir que sejam captadas imagens dos animais dentro das instalações dos canis municipais - obviamente que não poderá haver outro motivo para além de não quererem que as condições em que os animais estão alojados cheguem ao conhecimento do público - felizmente há já algumas honrosas excepções em Portugal, mas a grande maioria dos canis municipais aloja os animais em condições desumanas). Assim, solicitamos também às pessoas que tenham hipótese de se deslocar a um destes canis para irem visitar os animais e, se possível, acolher um deles provisoriamente. A Associação Animais de Rua compromete-se a ajudar com a sua esterilização e divulgação para adopção.
Share/Bookmark

Thursday, February 25, 2010

OEIRAS LOCAL: CASTELO BRANCO COMO EXEMPLO PARA OEIRAS

OEIRAS LOCAL: CASTELO BRANCO COMO EXEMPLO PARA OEIRAS
Share/Bookmark

Saturday, February 20, 2010

Dalai Lama considera touradas na Catalunha uma prática cruel

Dalai Lama considera touradas na Catalunha uma prática cruel
Share/Bookmark

TVE transmite desenhos animados com conteúdo anti-touradas

TVE transmite desenhos animados com conteúdo anti-touradas
Share/Bookmark

Thursday, February 18, 2010

Petição .com.pt - Petição "Ribeira Grande: Cidade anti-tourada e anti-espectáculos com animais"

Petição .com.pt - Petição "Ribeira Grande: Cidade anti-tourada e anti-espectáculos com animais"

Destinatário: Câmara Municipal da Ribeira Grande
Petição "Ribeira Grande: Cidade anti-tourada e anti-espectáculos com animais"


"A grandeza de um povo, vê-se pela forma como trata os seus animais"

Mahatma Gandhi


“A defesa dos direitos dos animais não é compatível com a realização de espectáculos de tortura, que provocam sofrimento injustificado”

Defensor Moura, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo


Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibição dos animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 10º, Declaração Universal dos Direitos dos Animais


Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande
Pedimos a Vossas Excelências que tornem a Ribeira Grande uma cidade pioneira, na Região, na condenação e rejeição do sofrimento gratuito imposto aos animais em touradas e espectáculos.
Seguindo o exemplo de outras cidades de Portugal, iniciado pelo socialista Defensor Moura, autarca de Viana do Castelo, a Ribeira Grande ao tornar-se a primeira cidade açoriana a promover o respeito pelos Animais e condenar a violência gratuita contra os mesmos, estabelecerá um exemplo para a Região e País, que será certamente louvado e acarinhado pela população local, regional, nacional e internacional.
A Ribeira Grande, ao declarar-se oficialmente uma cidade anti-tourada e anti-espectáculos com animais estará grandiosamente a contribuir para que se ponha em prática a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, tantas vezes violada.

Uma cidade livre de sofrimento injustificado, respeitadora dos animais, sem violência gratuita, é sem dúvida uma cidade mais saudável.


Deste modo, pedimos a Vossas Excelências que tornem a Ribeira Grande uma cidade digna, adquirindo o estatuto de anti-tourada e anti-espectáculos com animais.

Uma cidade digna que não promova a crueldade, a violência, livre de sofrimento sem violações à Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

Um cidade digna que respeita os animais e condena os actos de violência contra os mesmos, empenhada no progresso civilizacional.



Os Peticionários
Share/Bookmark

Monday, February 15, 2010

Angra do Heroísmo: festa brava património cultural concelhio

Açores Melhores...Sem Maltratos Animais: Angra do Heroísmo: festa brava património cultural concelhio

Envie uma mensagem  ao  Presidente da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo e à  Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Messagem exemplo no site.
Share/Bookmark

Friday, February 12, 2010

Petição Contra a criação de uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura

Petição Contra a criação de uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura

Para:Presidente da República; Primeiro-Ministro; Ministra da Cultura; Assembleia da RepúblicaConsiderando que:

a) à luz da ciência actual, que reconhece os animais como seres capazes de sentir dor e prazer, torna-se ainda mais evidente aquilo que D. Maria II publicou em 1836 - que "as corridas de touros são um divertimento bárbaro e impróprio de Nações civilizadas" e que acabam por "impedir ou retardar o aperfeiçoamento moral da Nação Portuguesa";

b) segundo a Lei de Protecção aos Animais (Lei 92/95), "são proibidas todas as violências injustificadas contra animais", pelo que as actividades tauromáquicas são - ou deveriam ser - ilegais;

c) segundo um estudo realizado em 2007 pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, a maioria da população portuguesa é contra a tauromaquia, sendo que 50% dos inquiridos manifesta-se mesmo a favor da sua proibição;

d) o progressivo abandono de tradições retrógradas e inadequadas não deve ser encarado de forma negativa, sendo, pelo contrário, aquilo que caracteriza a evolução das sociedades;

e) a existência de touradas no século XXI constitui um embaraço para Portugal perante a comunidade internacional;

f) cabe ao Estado, e nomeadamente ao Ministério da Cultura, promover e apoiar actividades culturais e artísticas que contribuam para a formação e o desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos, não a crueldade para com os animais e o fomento da violência;

Vimos por este meio manifestar a nossa veemente oposição à alocação de dinheiros públicos à indústria tauromáquica, responsável por uma actividade cruel e bárbara, que nada tem a ver com cultura e que não se coaduna com o grau de evolução que desejamos para o nosso país.

Pretendemos por isso o cancelamento da anunciada secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura, bem como a suspensão de quaisquer apoios, directos ou indirectos, do Estado às actividades tauromáquicas, incluindo a sua transmissão pela televisão pública.


Os signatários
Share/Bookmark

AZORESdigital - Touradas à corda nos Açores devem ter uma duração máxima de três horas

AZORESdigital - Touradas à corda nos Açores devem ter uma duração máxima de três horas
Share/Bookmark

Carlos Monjardino, o melhor amigo dos animais - Expresso.pt

Carlos Monjardino, o melhor amigo dos animais - Expresso.pt

Na entrevista publicada na última edição do Expresso (06/02/10), Carlos Monjardino deixou-se fotografar junto de alguns dos seus animais e defendeu que o Código Civil seja alterado no sentido de os animais passarem a ter o estatuto de seres sensíveis. Um pretexto para destacarmos de novo o vídeo feito com o presidente da Fundação Oriente para o Cantinho do Smith em 26/07/08.
Share/Bookmark

Saturday, February 6, 2010

MICROCHIP - IDENTIFICAÇÃO ELECTRONICA

cortinas rasgadas (ANIMAIS): MICROCHIP - IDENTIFICAÇÃO ELECTRONICA
Share/Bookmark

Friday, February 5, 2010

Tartaruga com 1,97 metros deu à costa em Alcobaça - Expresso.pt

"Uma tartaruga de Couro, a maior espécie de tartaruga oceânica, apareceu morta na praia da Mina, em Paredes, concelho de Alcobaça, ao final da tarde do passado dia 28 de Janeiro. Com 1,97 metros de comprimento, o exemplar é uma verdadeira relíquia dado que pertence a uma espécie que "tem uma distribuição geográfica vasta, com excepção das zonas polares, mas da qual há poucos exemplares, sobretudo desta dimensão", explicou à Gazeta das Caldas a bióloga da Câmara de Alcobaça, Sofia Quaresma. "




Tartaruga com 1,97 metros deu à costa em Alcobaça - Expresso.pt
Share/Bookmark