Sunday, April 25, 2010

Touro revida e deixa matador espanhol em estado grave

Touro revida e deixa matador espanhol em estado grave
Share/Bookmark

Friday, April 23, 2010

Fiscalização ao uso de animais em experiências é insuficiente

Investigadores e opositores ao uso de animais em experiências alertaram na véspera do Dia Mundial do Animal de Laboratório para a incipiente fiscalização aos locais de criação de animais para fins experimentais e às práticas dos cientistas em Portugal.
Destak/Lusa destak@destak.pt

“A Direção Geral de Veterinária [DGV] tem poucos recursos para avaliar o bem-estar animal nos biotérios e licenciar os biotérios”, afirmou à agência Lusa Anna Olffon, especialista em ética animal e investigadora do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), onde integra a comissão de ética local.


Tendo em conta a demora da intervenção da DGV, a investigadora considera que existe em Portugal “o risco de os projetos avançarem sem autorização da DGV”, apesar de afirmar que o problema não está nas más práticas científicas, mas antes nas condições de bem-estar dos animais nos biotérios, ou viveiros para animais de laboratório.

Também João Relvas, investigador do IBMC na área do desenvolvimento do sistema nervoso, defende que “deveria haver mais fiscalização”.

A falta de fiscalização leva a que, por vezes, experiências em que existem alternativas ao uso de animais continuem a ser feitas com recurso animais, sobretudo em experiências básicas que não se destinam a comprovar hipóteses colocadas pelos cientistas, defendeu Constança Carvalho, da Plataforma de Oposição ao futuro Biotério de Azambuja, um projeto da Fundação Champalimaud.


Apesar de a investigação científica continuar a exigir o uso de animais, os dois investigadores defenderam que tem havido em Portugal uma evolução quanto às práticas utilizadas.
“Verifica-se um interesse dos investigadores em melhorar a sua prática”, disse Anna Olffon, que dá formação em ética animal a outros cientistas.


A Lusa aguarda uma resposta da DGV às críticas dos investigadores. Cabe à DGV a fiscalização, não só das práticas dos cientistas - se devem ou não recorrer a animais ou outras alternativas -, mas também das condições de alojamento dos animais nos biotérios, cerca de uma dúzia em Portugal, nem todos licenciados.


O Dia Mundial do Animal de Laboratório assinala-se no sábado para recordar os milhões de animais que todos os anos são utilizados e mortos em experiências científicas.
Em Lisboa, o dia será assinalado com uma marcha contra a construção do biotério da Azambuja, um projeto das Fundações Gulbenkian e Champalimaud e da Universidade de Lisboa que prevê a instalação de dezenas de milhares de jaulas para animais destinados à investigação científica.

http://www.destak.pt/artigo/61244
Share/Bookmark

Saturday, April 17, 2010

Plataforma de Objecção ao Biotério » Blog Archive » 2.ª Marcha contra Biotério da Azambuja -

Plataforma de Objecção ao Biotério » Blog Archive » 2.ª Marcha contra Biotério da Azambuja -
Share/Bookmark

Macaco preso há 30 anos num apartamento de Faro | Blog Mundo dos Animais

Macaco preso há 30 anos num apartamento de Faro Blog Mundo dos Animais
Share/Bookmark

Proteste contra a utilização de animais na 23ª edição da Semana Académica da Universidade dos Açores

Envie um mail para: aaua@uac.pt , dscar@uac.pt, presidencia@azores.gov.pt e uma cópia para acoresmelhores@gmail.com)



Exmo. Senhor Presidente da Associação Académica da Universidade dos Açores
(Com Conhecimento ao Presidente do Governo dos Açores e ao Reitor da Universidade dos Açores)


Foi com alguma surpresa que tomamos conhecimento que a Associação Académica da Universidade dos Açores, com o apoio de dinheiros públicos (Câmara Municipal de Ponta Delgada e Governo Regional dos Açores vai promover uma “garraiada com três vacas bravas e um novilho provenientes da Terceira”


Atendendo a tal actividade nada tem a ver com a cultura do povo micaelense, constituir um desrespeito pela Declaração Universal dos Direitos do Animal que reconhece a necessidade de se respeitar o bem-estar e natureza dos animais não humanos e constituir um mau uso dos dinheiros públicos numa altura em que são conhecidas as dificuldades orçamentais da Universidade dos Açores e tanto os Açores como o resto do território nacional, está a atravessar uma crise económica e social que se traduz no número crescente de desempregados e na dificuldade por que passam as pequenas e médias empresas, vimos manifestar o nosso repúdio pela integração da garraiada na Semana Académica que só pode ser entendida como parte da investida, em São Miguel, por parte de alguns aficionados terceirenses que pretendem popularizar as touradas com o fim único de introduzir nos Açores as touradas picadas e os touros de morte.


Aproveitamos para declarar o nosso compromisso de tudo fazer para denunciar, a nível nacional e internacional, o mau uso dado aos dinheiros públicos para a manutenção de uma indústria decadente que vive do sofrimento dos animais.


Com os melhores cumprimentos

(Nome)

(Localidade para os residentes em Portugal ou País)
 
http://terralivreacores.blogspot.com/
Share/Bookmark

Saturday, April 10, 2010

Protesto: centenas de pessoas reclamam fim das touradas e legislação de protecção dos animais

Protesto: centenas de pessoas reclamam fim das touradas e legislação de protecção dos animais
Share/Bookmark

Thursday, April 8, 2010

Madrid declara touradas como Património Cultural

Madrid declara touradas como Património Cultural


As touradas são Bem de Interesse Cultural (BIC), declarou o conselho do governo da comunidade Madrid. A intenção é proteger o valor “social e ecológico” da festa brava, segundo informou Ignacio González, o vice-presidente e porta-voz regional.
Esperanza Aguirre, a número dois do executivo, assegurou que esta decisão “não vai contra nada”, já que defende as touradas, afirmando que são “uma das mais antigas tradições de Espanha e do mediterrâneo”.
González explicou ainda que através desta declaração o estudo e a conservação da tauromaquia vão ser preservados.
O vice-presidente destacou que as touradas fazem parte do património cultural da Comunidade de Madrid até ao ponto de que a figura do touro aparece representada em diversos escudos municipais.
No passado dia 4 de Março o executivo regional pôs em marcha a declaração de BIC para as touradas nacionais na comunidade, que coincidiu com o debate que se celebrava na Catalunha acerca da sua possível proibição naquela autonomia.
Share/Bookmark

Wednesday, April 7, 2010

Proteste contra a matança: as baleias precisam de você! WSPA Brasil

Proteste contra a matança: as baleias precisam de você! WSPA Brasil

O mês de abril é uma época perigosa para as baleias nas águas norueguesas, pois marca o início da estação de caça. Em 2010, chegaremos ao número de 1.286 baleias minke que serão mortas com arpões explosivos e tiros. Diga à Noruega que isso é inaceitável, AGORA!


A Noruega é um dentre apenas três países que desafiam a proibição internacional à caça comercial das baleias, comprometendo a sua reputação como uma nação progressista, preocupada como o bem-estar animal.



Tendo em vista o enorme tamanho das baleias, bem como o desafiador ambiente de caça, é simplesmente impossível que o abate seja feito de forma humanitária no mar. Os próprios dados da Noruega mostram que pelo menos uma em cada cinco baleias vivencia um longo sofrimento, agonizando até a morte. Algumas levam até mais de uma hora para sucumbirem às feridas.









Uma crueldade totalmente desnecessária.

Uma pesquisa de opinião em 2009 apontou que a maioria dos noruegueses considera inaceitável o sofrimento acarretado pela caça às baleias, e que apenas 1% da população consome carne de baleia regularmente.



Apesar disso, a Noruega continua desafiando a proibição à caça de baleias: a cota comercial de abate em 2010 é a maior em 25 anos. O governo alega receber poucas críticas acerca da caça às baleias. É hora de mudar essa situação.



Não fique parado. Faça com que abril seja o mês das baleias, e não de seus caçadores!

Nesse mês, membros da Whalewatch (a Dyrebeskyttelsen Norge, a NOAH – for dyrs rettigheter e a WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Anima) enviarão um abaixo-assinado ao Primeiro-Ministro da Noruega exigindo um fim para a caça comercial de baleias. O abaixo-assinado já conta com a assinatura de milhares de noruegueses.



Ajude-nos a mostrar que o mundo está unido aos noruegueses. Assine esta carta, dizendo ao Primeiro-Ministro da Noruega que atenda a exigência de seus cidadãos, pondo um fim a essa crueldade.
Share/Bookmark

Lince ibérico: Fêmea com infeção renal em Silves reage "bem ao tratamento"

Lince ibérico: Fêmea com infeção renal em Silves reage "bem ao tratamento"
Share/Bookmark