Saturday, December 31, 2011

Petição Contra os abates e más condições nos canis municipais

Petição Contra os abates e más condições nos canis municipais
Share/Bookmark

Tuesday, December 27, 2011

PROTESTO CONTRA OS CIRCOS COM ANIMAIS – 1 JANEIRO : Adopta-nos

PROTESTO CONTRA OS CIRCOS COM ANIMAIS – 1 JANEIRO : Adopta-nos
Share/Bookmark

Sunday, December 25, 2011

Entrevista Projecto Ajuda Animal - Mundo dos Animais

Entrevista Projecto Ajuda Animal - Mundo dos Animais
Share/Bookmark

Friday, December 23, 2011

Lisboa: Nova visita ao canil/gatil

Prosseguem as visitas de elementos de grupos municipais ao canil/gatil a convite do Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização.


http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/2011/12/23/lisboa-nova-visita-ao-canilgatil/
Share/Bookmark

Thursday, December 8, 2011

Campanha “Um para Todos” relembra a importância da vacinação animal | DNOTICIAS.PT

Campanha “Um para Todos” relembra a importância da vacinação animal | DNOTICIAS.PT
Share/Bookmark

Campanha incentiva vacinação solidária

Boas Notícias - Animais: Campanha incentiva vacinação solidária
Share/Bookmark

Monday, December 5, 2011

Petição A favor da avifauna açoriana e contra a sua inclusão na lista de espécies de carácter cinegético

Petição A favor da avifauna açoriana e contra a sua inclusão na lista de espécies de carácter cinegético


Face ao recente propósito do Governo Regional dos Açores de incluir espécies de aves nativas açorianas na Lista das espécies cinegéticas, através do novo decreto regional - Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Protecção da Biodiversidade, actualmente em discussão na Assembleia Regional, os assinantes desta petição querem chamar a atenção para:

1. A falta de estudos científicos sobre a biologia destas espécies e dos seus habitats. Existe um grande desconhecimento sobre a caracterização genética dalgumas destas espécies, levantando grandes problemas na conservação da sua biodiversidade. Para além disso, os habitats que todas estas espécies ocupam são muito restritos e sensíveis, pelo que qualquer alteração neles poderá ter também grandes implicações na sua conservação. Faltam igualmente estudos sobre a importância que a região desempenha nas migrações de determinadas aves.

2. A falta de atribuição dum estatuto de conservação às aves incluídas nesta lista. Nenhuma das espécies incluídas nesta lista de espécies cinegéticas tem atribuída uma categoria de conservação na região biogeográfica dos Açores, não existindo ainda os estudos científicos necessários para tal efeito. No entanto, atendendo aos critérios internacionais utilizados, parece provável que algumas destas espécies venham a ser qualificadas como espécies ameaçadas (e catalogadas portanto como criticamente em perigo, em perigo ou vulneráveis).

3. A falta de estudos sobre o impacto da caça nestas espécies e os seus habitats. O impacto da caça nas espécies incluídas na lista poderá ser especialmente grave devido às suas muito reduzidas populações e ao facto delas ocuparem habitats, nomeadamente os de alimentação, muito escassos e localizados. A actividade da caça deverá ainda afectar a todas as espécies que ocupam esse habitat, incluídas ou não nesta lista das espécies cinegéticas. E no caso das zonas húmidas, a caça poderá levar à contaminação das águas com chumbo e à aparição da doença do saturnismo.

4. A impossibilidade prática de aplicar esta lista devido à enorme dificuldade de identificar correctamente as espécies. Algumas espécies incluídas nesta lista são quase impossíveis de diferenciar de outras espécies não incluídas nela e que também estão presentes regularmente nos Açores. Isto acontece nomeadamente com várias espécies de patos europeus em relação aos seus equivalentes americanos, e mais ainda em relação às narcejas europeias e americanas.

5. O problema da introdução de espécies exóticas. O facto da lista de espécies cinegéticas incluir também duas espécies de aves exóticas coloca em clara perspectiva a introdução destas no meio natural. Introduções deste tipo, já realizadas no passado, parecem ignorar os riscos associados às espécies exóticas num meio tão particularmente frágil como o meio insular açoriano. As espécies e variedades exóticas podem causar, como no caso das codornizes, graves problemas de hibridismo e de diminuição do património genético das espécies nativas, para além de introduzir também agentes patogénicos.

6. A necessária aposta no turismo de observação de aves. O arquipélago dos Açores é uma região privilegiada para a observação de aves migratórias americanas e europeias (mais de 400 espécies observadas nos últimos anos) e tem enormes oportunidades para o desenvolvimento do turismo de observação de aves (birdwatching), já em franca expansão. Este tipo de turismo traz inúmeras vantagens económicas para a Região: é uma actividade repartida por todas as ilhas; acontece principalmente durante os meses de outono e inverno; é um turismo verde e sustentável, quase sem impacto no ambiente; e injecta dinheiro de fora da Região na economia das ilhas. Mas este turismo, como é evidente, é incompatível com a permissão da caça das espécies da avifauna açoriana.

Assim, os assinantes desta petição solicitam:

- A não inclusão das espécies de aves nativas (reprodutoras ou visitantes) na lista de espécies de carácter cinegético dos Açores.
- A não introdução de espécies exóticas, nomeadamente aves, com um propósito cinegético no meio natural dos Açores.
- O desenvolvimento dum turismo verde associado à observação de aves que traga vantagens económicas a todas as ilhas açorianas.

Os signatários

Share/Bookmark

Friday, December 2, 2011

Captura de cães cancelada. GNR diz que acto é "crime" - Portugal - DN

Captura de cães cancelada. GNR diz que acto é "crime" - Portugal - DN

O comando distrital de Bragança da GNR recusou participar na captura de cães na zona do Cachão por entender que a proposta feita pela Câmara Municipal de Mirandela aos militares constituía "crime".

Share/Bookmark