Saturday, December 31, 2011
Tuesday, December 27, 2011
PROTESTO CONTRA OS CIRCOS COM ANIMAIS – 1 JANEIRO : Adopta-nos
PROTESTO CONTRA OS CIRCOS COM ANIMAIS – 1 JANEIRO : Adopta-nos
Sunday, December 25, 2011
Entrevista Projecto Ajuda Animal - Mundo dos Animais
Entrevista Projecto Ajuda Animal - Mundo dos Animais
Friday, December 23, 2011
Lisboa: Nova visita ao canil/gatil
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/2011/12/23/lisboa-nova-visita-ao-canilgatil/
Lisboa: Nova visita ao canil/gatil
Thursday, December 8, 2011
Campanha “Um para Todos” relembra a importância da vacinação animal | DNOTICIAS.PT
Campanha “Um para Todos” relembra a importância da vacinação animal | DNOTICIAS.PT
Campanha incentiva vacinação solidária
Campanha incentiva vacinação solidária
Monday, December 5, 2011
Petição A favor da avifauna açoriana e contra a sua inclusão na lista de espécies de carácter cinegético
Face ao recente propósito do Governo Regional dos Açores de incluir espécies de aves nativas açorianas na Lista das espécies cinegéticas, através do novo decreto regional - Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Protecção da Biodiversidade, actualmente em discussão na Assembleia Regional, os assinantes desta petição querem chamar a atenção para:
1. A falta de estudos científicos sobre a biologia destas espécies e dos seus habitats. Existe um grande desconhecimento sobre a caracterização genética dalgumas destas espécies, levantando grandes problemas na conservação da sua biodiversidade. Para além disso, os habitats que todas estas espécies ocupam são muito restritos e sensíveis, pelo que qualquer alteração neles poderá ter também grandes implicações na sua conservação. Faltam igualmente estudos sobre a importância que a região desempenha nas migrações de determinadas aves.
2. A falta de atribuição dum estatuto de conservação às aves incluídas nesta lista. Nenhuma das espécies incluídas nesta lista de espécies cinegéticas tem atribuída uma categoria de conservação na região biogeográfica dos Açores, não existindo ainda os estudos científicos necessários para tal efeito. No entanto, atendendo aos critérios internacionais utilizados, parece provável que algumas destas espécies venham a ser qualificadas como espécies ameaçadas (e catalogadas portanto como criticamente em perigo, em perigo ou vulneráveis).
3. A falta de estudos sobre o impacto da caça nestas espécies e os seus habitats. O impacto da caça nas espécies incluídas na lista poderá ser especialmente grave devido às suas muito reduzidas populações e ao facto delas ocuparem habitats, nomeadamente os de alimentação, muito escassos e localizados. A actividade da caça deverá ainda afectar a todas as espécies que ocupam esse habitat, incluídas ou não nesta lista das espécies cinegéticas. E no caso das zonas húmidas, a caça poderá levar à contaminação das águas com chumbo e à aparição da doença do saturnismo.
4. A impossibilidade prática de aplicar esta lista devido à enorme dificuldade de identificar correctamente as espécies. Algumas espécies incluídas nesta lista são quase impossíveis de diferenciar de outras espécies não incluídas nela e que também estão presentes regularmente nos Açores. Isto acontece nomeadamente com várias espécies de patos europeus em relação aos seus equivalentes americanos, e mais ainda em relação às narcejas europeias e americanas.
5. O problema da introdução de espécies exóticas. O facto da lista de espécies cinegéticas incluir também duas espécies de aves exóticas coloca em clara perspectiva a introdução destas no meio natural. Introduções deste tipo, já realizadas no passado, parecem ignorar os riscos associados às espécies exóticas num meio tão particularmente frágil como o meio insular açoriano. As espécies e variedades exóticas podem causar, como no caso das codornizes, graves problemas de hibridismo e de diminuição do património genético das espécies nativas, para além de introduzir também agentes patogénicos.
6. A necessária aposta no turismo de observação de aves. O arquipélago dos Açores é uma região privilegiada para a observação de aves migratórias americanas e europeias (mais de 400 espécies observadas nos últimos anos) e tem enormes oportunidades para o desenvolvimento do turismo de observação de aves (birdwatching), já em franca expansão. Este tipo de turismo traz inúmeras vantagens económicas para a Região: é uma actividade repartida por todas as ilhas; acontece principalmente durante os meses de outono e inverno; é um turismo verde e sustentável, quase sem impacto no ambiente; e injecta dinheiro de fora da Região na economia das ilhas. Mas este turismo, como é evidente, é incompatível com a permissão da caça das espécies da avifauna açoriana.
Assim, os assinantes desta petição solicitam:
- A não inclusão das espécies de aves nativas (reprodutoras ou visitantes) na lista de espécies de carácter cinegético dos Açores.
- A não introdução de espécies exóticas, nomeadamente aves, com um propósito cinegético no meio natural dos Açores.
- O desenvolvimento dum turismo verde associado à observação de aves que traga vantagens económicas a todas as ilhas açorianas.
Os signatários
Petição A favor da avifauna açoriana e contra a sua inclusão na lista de espécies de carácter cinegético
Friday, December 2, 2011
Captura de cães cancelada. GNR diz que acto é "crime" - Portugal - DN
Captura de cães cancelada. GNR diz que acto é "crime" - Portugal - DN
Saturday, November 26, 2011
Associação encena morte de animal no Chiado - Portugal - Correio da Manhã
Associação encena morte de animal no Chiado - Portugal - Correio da Manhã
Friday, November 25, 2011
Gatinho do Porto: Novo Livro de Natal 2011: "Quando a Chuva Cai"
Uma história sobre Amizade e Lealdade entre dois Cães, e, uma Menina que movia o Mundo pelos Animais. Baseada em factos verídicos.
Edição Artesanal e Limitada, que pretende Ajudar os nossos Amigos Animais, e, além disso, Ensinar, Educar e Sensibilizar as Crianças e os Adultos para o Respeito, Compaixão e Protecção dos Animais.
Mais aqui... (Clicar)
http://gatinhodoporto.
Encomendar:
gatinhodoporto@gmail.com
Gatinho do Porto: Novo Livro de Natal 2011: "Quando a Chuva Cai"
Monday, November 21, 2011
Exercício do Direito de Resposta - Veterinaria Actual - Notícias
Exercício do Direito de Resposta - Veterinaria Actual - Notícias
Suspensão para veterinário municipal de Évora - Veterinaria Actual - Notícias
Suspensão para veterinário municipal de Évora - Veterinaria Actual - Notícias
Monday, November 14, 2011
Os animais são os melhores amigo do Homem! E das senhoras também! | Aprender a ser feliz
Os animais são os melhores amigo do Homem! E das senhoras também! | Aprender a ser feliz
Tuesday, November 8, 2011
Apreendidos em Lisboa 140 ovos de tucanos, araras e papagaios
Apreendidos em Lisboa 140 ovos de tucanos, araras e papagaios
Monday, November 7, 2011
Thursday, November 3, 2011
PAN defende o "bem-estar" dos animais para consumo | DNOTICIAS.PT
Uma vez mais em defesa do “bem-estar” dos animais, o PAN-Madeira realizou esta tarde uma acção política junto ao aviário existente ao sítio do Livramento, na freguesia do Caniço, para reclamar uma outra atitude e responsabilidade perante os animais para consumo.
PAN defende o "bem-estar" dos animais para consumo | DNOTICIAS.PT
Sunday, October 30, 2011
Petição Cumprimento do artº 13 do Tratado de Lisboa, que Portugal assinou e ractificou, e consequente e imediata alteração dos Códigos Civil e Penal, na parte respeitante aos animais, seres sencientes, e não
Para:Exmo. Senhor Presidente da República Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República Exmo. Senhor Primeiro Ministro
Considerando que o Tratado de Lisboa é um acordo internacional que altera os dois tratados que compõem a base constitucional da União Europeia (UE).
Considerando que o Tratado de Lisboa foi assinado pelos Estados membros da UE em 13 de Dezembro de 2007, e entrou em vigor em 1 de Dezembro de 2009.
Considerando que altera o Tratado da União Europeia, ou Tratado de Maastricht, e o Tratado que institui a Comunidade Europeia, TEC, também conhecido como o Tratado de Roma ou Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.
Considerando que enquanto o Bem Estar Animal era apenas uma parte do protocolo (n º 31) no Tratado de Amesterdão e, assim, uma parte do Tratado, por declaração o Bem-Estar Animal já se tornou parte integrante do novo Tratado em si, na forma do artigo n º 13.
Considerando que o Tratado de Lisboa criou uma nova situação jurídica na qual, aquando da formulação e aplicação das políticas da UE nos domínios da agricultura, da pesca, dos transportes, do mercado interno, da investigação e desenvolvimento tecnológico e do espaço, a "União e os Estados-Membros terão plenamente em conta as exigências em matéria de bem-estar dos animais, enquanto seres sencientes (sentient beings), respeitando simultâneamente as disposições legislativas e administrativas e os costumes dos Estados-Membros, nomeadamente em matéria de ritos religiosos, tradições culturais e património regional".
Considerando que o Código Civil Português ainda considera os animais como “coisas móveis”.
Considerando que o Código Penal Português não contempla os maus tratos e abandono de animais como crime, como consequência de serem considerados “coisas móveis” no Código Civil.
Considerando que em Portugal mais de 90% dos animais de companhia são entregues nos canis ou centros de recolha oficial, pelo detentor, e que na realidade é um abandono, e onde o abate continua a ser praticado de uma forma cruel e desnecessária, sendo a esterilização a forma civilizada e ética de combater o aumento excessivo de animais.
Considerando que esses mesmos detentores exigem o abate do seu animal, impedindo assim futuras adopções (quem abandona como é que mantêm o direito à posse?).
Considerando que quem abandona o(s) seu(s) animal(s) não pode ter capacidade para voltar a ser detentor de qualquer outro animal.
Considerando que mais de 70% dos canis e centros de recolha oficiais não estão licenciados, abatendo os animais de companhia, em vez de promoverem a esterilização e adopção, como já fazem algumas Câmaras nos respectivos canis ou centros de recolha, provando que é possível não abater e, sim, esterilizar e promover a adopção.
Considerando que todos os criadores de animais, sejam de companhia ou não, têm que estar devidamente registados, cumprindo todas as normas de bem estar animal e saúde pública.
Considerando que existe em Portugal o gravíssimo problema de envenenamento dos animais de companhia, e não só, próprios ou alheios.
Considerando que em Portugal há imensos furtos de animais, que queremos considerados como roubos pelo Código Penal Português.
Considerando que os maus tratos e abandono de animais são diários e em elevado número.
Considerando que todos os animais, independentemente da idade, têm que ter obrigatoriamente identificação electrónica, ou chip.
Considerando que existem imensos estudos internacionais, com total credibilidade, que associam de forma inequívoca a relação entre crueldade contra animais e crueldade contra pessoas, sendo esta crueldade já considerada em muitos Países desenvolvidos como sinal de distúrbios psiquiátricos.
Considerando que o abuso contra animais é um crime a ser levado a sério, com consequências muito graves para todos, animais humanos e não humanos.
Considerando que terá que continuar a existir a figura de detentor, ou tutor, no Código Civil, relativamente aos animais, continuando os animais ou seres sencientes, a ser responsabilidade dos respectivos detentores ou tutores.
Os signatários abaixo assinados vêm pedir que se cumpra imediatamente o Tratado de Lisboa, e que se aprove a alteração dos artigos do Códigos Civil, passando os animais a ser considerados seres sencientes e não “coisas móveis”, e do Código Penal, para permitir a criminalização dos maus tratos contra animais e criminalização do abandono de animais.
Os signatários
Petição Cumprimento do artº 13 do Tratado de Lisboa, que Portugal assinou e ractificou, e consequente e imediata alteração dos Códigos Civil e Penal, na parte respeitante aos animais, seres sencientes, e não
Saturday, October 29, 2011
Margarida e os Animais: Gatos Urbanos e o perigo do Dia das Bruxas
Margarida e os Animais: Gatos Urbanos e o perigo do Dia das Bruxas
Tuesday, October 25, 2011
Petição Contra os abates e más condições nos canis municipais
Para:Câmaras municipais e assembleia da república
Os abaixo-assinados vêem requerer a vossa excelência (as) o fim dos abates em canis municipais e as condições miseráveis dos canis municipais.
Boxes minúsculas e austeras sem qualquer estimulo mental dias a fio. Abate de animais jovens e saudáveis ou mesmo doentes mas com possibilidade de cura e tratamento são práticas pouco , para não dizer nada, condizentes com um país moderno e civilizado (ou que o deveria ser no século XXI).
Não tem o ser humano o direito de sanear o que lhe incomoda como dono e senhor do planeta e da criacçaõ! esta mentalidade retrógrada e terceiro mundista tem cavado a nossa ruina tal a avidez com que usamos e abusamos da natureza e descartamos a belo prazer o que nos é menos conveniente. Não só não temos esse direito como o baseamos em pressupostos errados: os animais vadios não são um perigo para a saúde pública se não passarem fome porque se mantêem mais fortes e saudáveis! são um perigo pela fome que os fazemos passar ao mesmo tempo que deixamos restos de carne e peixe às toneladas acabarem no lixo. Poderia inclusive ter-se a sensibilidade de reparar que existem cidadãos que reservam um canto da rua, numa esquina um recipiente onde de bom grado estendem alguns restos e têem esse gesto digno , caritativo e nobre que a câmara renega ao levar os animais a que os moradores se afeiçoam para abate. Por vezes tal sucede mediante queixa de uma escassa e mal formada minoria de gente desocupada e pouco civica até no lixo que atiram para o chão entre outros actos de pouco civismo, mas que depois, hipocritamente chamam o canil para recolher animais apenas porque a vizinha a ou B que os alimenta não colhe a sua simpatia. Este tipo de detalhes da vida local até podem passar ao lado das câmaras municipais mas não deixa de ser irónico que um país tão mal educado em termos ambientais e de salubridade urbana se preocupe com pombos e cães sem pararem para pensar que em certos países de 1º mundo abandonar ou maltratar animais é bem mais grave que aqui: são países que em matéria de civismo muito têem a ensinar a alguns países hipócritas e cheios de contrastes como os do sul da europa. Preocuparmo-nos com gatos cães e outros animais aqui soa a detalhes mas esquecemos que cães há que salvaram a vida a soldados, a pessoas em todo o mundo: basta pesquisar um pouquinho na internet para descobrir milhares de histórias de heroicidade canina , felina e não só (veja-se a história do pombo correio Chér ami na 2ª guerra mundial) , basta pesquisar para ver o quão nobres podem ser e a FORMA QUÃO RASTEIRA E INDIGNA TEMOS DE LHES PAGAR A NOBREZA: ABATENDO-OS...
Existem cães guia, cães de busca e salvamento, cães de trabalho, gatos e outros animais que são o único consolo na solidão de tantas pessoas...que raio de sociedade queremos construir se a nossa resposta a estes gestos é a morte forçada ou reclusão em VERDADEIROS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO PARA ANIMAIS?!
Propomos o fim geral e definitivo dos abates em canis!
Propomos a sua gestão por parte de associações amigas dos animais.
Propomos a obrigatoriedade do microchip em todos os animais mesmo recém-nascidos (muitos são abandonados para morrer para não "incomodarem" mais ).
Propomos coimas pesadas para quem abandona, maltrata e negligencia.
Propomos o fim de boxes verdadeiramente claustrofóbicas e medievais.
Propomos que sejam criados protocolos para empregar estes animais em animal-terapia em lares de terceira idade, orfanatos, estabelecimentos prisionais (humanização do espaço), associações de deficientes, centros de recuperação de toxicodependentes, etc. porque um animal vivo pode fazer bem a muita gente, morto não.
Propomos a instalação de recepientes próprios e estudados para serem o mais funcionais e higiénicos possivel , para depósito de restos de refeições: porque um animal saudável e alimentado não é um perigo para a saúde pública nem aqui nem em lugar algum.
A ver se de uma vez por todas nos tornamos dignos do nome: seres humanos...
Gratos pela atenção, aguardamos resposta positiva. Obrigada.
Os signatários
Petição Contra os abates e más condições nos canis municipais
Monday, October 17, 2011
Diga NÃO aos cosméticos cruéis
Estava previsto que, em 2013, a União Europeia estivesse livre de todos os novos cosméticos testados em animais. Contudo, as autoridades estão actualmente a considerar o prolongamento deste prazo, apesar da forte oposição pública relativamente aos cosméticos testados em animais, e apesar de legislação existente que já proíbe os testes em animais para fins de cosmética dentro da UE. Junte-se a nós e diga NÃO à crueldade na cosmética na Europa.
Os testes em animais para fins de cosmética são cruéis e desnecessários. Pedimos ao Parlamento Europeu para aderir ao prazo da proibição de comercialização, conforme estipulado na 7.ª revisão da Directiva Cosméticos. A opinião pública opõe-se, por motivos éticos, aos testes em animais para fins de cosmética, e não quer que os novos cosméticos que foram testados em animais estejam disponíveis na EU a partir de 2013. Pedimos ao Parlamento Europeu que ouça a maioria dos cidadãos europeus, e, assim, vote contra o atraso desta proibição.
Diga NÃO aos cosméticos cruéis
Sunday, October 9, 2011
Vegetarianos há mais de um século | Portugueses Pelos Direitos de Todos os Animais Humanos E NÃO Humanos™®
Vegetarianos há mais de um século | Portugueses Pelos Direitos de Todos os Animais Humanos E NÃO Humanos™®
Declaração Universal dos Direitos do Animal - Expresso.pt
Declaração Universal dos Direitos do Animal - Expresso.pt
Wednesday, October 5, 2011
Desemprego e crise motivam mais abandonos de animais - Sociedade - PUBLICO.PT
Desemprego e crise motivam mais abandonos de animais - Sociedade - PUBLICO.PT
Monday, October 3, 2011
Purina entrega refeições para cães e gatos a associação da Amadora - Os Bichos
Purina entrega refeições para cães e gatos a associação da Amadora - Os Bichos
Canil celebra Dia do Animal com campanha de adopção gratuita
Canil celebra Dia do Animal com campanha de adopção gratuita
Penela, Portugal declara-se cidade anti-touradas apesar da tourada se ter realizado
Amiga(o)s,
Penela, Portugal declara-se cidade anti-touradas apesar da tourada se ter realizado
Tuesday, September 27, 2011
Campanha contra o I Festival Taurino nas festas de São Miguel em Penela, distrito de Coimbra
Praça do Município 3230-253 Penela
Tel. 239 560 120 Fax 239 569 400
cmpenela@cm-penela.pt
gab.presidente@cm-penela.pt
antonio.alves@cm-penela.pt
div.cultura@cm-penela.pt
gab.imprensa@cm-penela.pt
geral@bvpenela.pt,secretaria@
Campanha contra o I Festival Taurino nas festas de São Miguel em Penela, distrito de Coimbra
Monday, September 26, 2011
Oeiras comemora Dia Mundial do Animal a 1 de Outubro - Os Bichos
Oeiras comemora Dia Mundial do Animal a 1 de Outubro - Os Bichos
Wednesday, September 21, 2011
Associação Animais de Rua no Sociedade Civil 16.09.2011
Friday, September 16, 2011
Monsaraz: GNR identifica comissão de festas por abate ilegal de um touro
Sunday, September 11, 2011
[11 de Setembro] Os "Outros" Heróis no Dia do Terror - Mundo dos Animais
[11 de Setembro] Os "Outros" Heróis no Dia do Terror - Mundo dos Animais
[11 de Setembro] Os “Outros” Heróis 10 Anos Depois - Mundo dos Animais
[11 de Setembro] Os “Outros” Heróis 10 Anos Depois - Mundo dos Animais
Saturday, September 10, 2011
Touro abatido ilegalmente em Monsaraz - JN
Um touro foi, este sábado, à tarde abatido ilegalmente na vila medieval de Monsaraz, no Alentejo, no final de uma novilhada popular, cumprindo uma tradição reivindicada pela população local.
Touro abatido ilegalmente em Monsaraz - JN
Friday, September 9, 2011
Monsaraz promete voltar a cumprir tradição proibida - Portugal - DN
Monsaraz promete voltar a cumprir tradição proibida - Portugal - DN
Wednesday, August 31, 2011
Não é a Baixa Diversidade Genética que Ameaça os Linces - Mundo dos Animais
Não é a Baixa Diversidade Genética que Ameaça os Linces - Mundo dos Animais
Tuesday, August 30, 2011
Petição Criação de Pré-Hospitais Públicos Veterinários
Petição Criação de Pré-Hospitais Públicos Veterinários
Thursday, August 25, 2011
ABRA Regressa ao Canil de Braga - Mundo dos Animais
http://www.abra.org.pt/html/
ABRA Regressa ao Canil de Braga - Mundo dos Animais
Wednesday, August 24, 2011
Petição QUEREMOS QUE A ABRA CONTINUE NO CANIL DE BRAGA
Petição QUEREMOS QUE A ABRA CONTINUE NO CANIL DE BRAGA
Saturday, August 13, 2011
Evento – Caminhada em FARO «
Caminhada “2 pernas por 4 patas” a começar às 10h de Domingo, 14 de Agosto.
Valor da inscrição: 2€.O valor angariado será doado a várias associações:
Saiba mais
http://divulgacaoanimal.wordpress.com/2011/08/13/evento-caminhada-em-faro/#wpl-likebox
Evento – Caminhada em FARO «
Thursday, August 11, 2011
SOS Animal - Entrevista Sandra Cardoso - YouTube
Campanha "Um para Todos" :: Eventos :: Animais de Rua
Campanha solidária de vacinação inédita em Portugal
Merial lança campanha nacional para ajudar animais carenciados
Lisboa, 27 de Julho de 2011 – A Merial, laboratório farmacêutico veterinário, líder mundial em medicamentos e vacinas para animais de companhia, apresenta hoje a campanha solidária de vacinação “Um para Todos”. A campanha tem como principal objectivo alertar a população portuguesa para a importância da vacinação nos cães e gatos, como forma de prevenção de várias doenças graves e até mesmo fatais para os animais de estimação.
Com esta campanha, a Merial pretende doar a cinco associações de apoio e protecção de animais carenciados, cerca de 5% das doses de vacinas administradas aos cães e gatos nos Centros de Atendimento Médico Veterinário (CAMVs) aderentes a esta causa, em todo o território nacional.
Os proprietários de cães e gatos que pretendam associar-se a esta causa, apenas têm de se dirigir às clínicas e hospitais veterinários aderentes que se encontrarão, devidamente, identificados com o logótipo da campanha “Um para Todos” e vacinar os seus animais de companhia contra doenças fatais como a esgana, a raiva, a hepatite, entre outras.
Leia mais em
Campanha "Um para Todos" :: Eventos :: Animais de Rua
Campanha "Um para Todos" :: Eventos :: Animais de Rua
Wednesday, August 10, 2011
Monday, August 8, 2011
EUROPE HAS TO TAKE RESPONSIBILITY FOR MILLIONS OF STREET ANIMALS!
Right in the middle of Europe, millions of street animals are dying year in year out: in killing camps who call themselves animal shelters, or in “freedom” – of hunger, cold, diseases, poison.
Granted, you’ll find local laws forbidding the above – but often enough neither local authorities nor elements of the executive authorities do comply with the laws.
Even the most barbarian cruelties to animals go without prosecution because it is not avenged, as a rule.
On December 1st, 2009 the treaty of Lisbon (so-called EU reformation treaty) became effective.
The major agreement states that the Union and its member states have to take account of the well-being of the animals as feeling beings. But the ratification of this treaty does not automatically imply the end of the brute widespread deaths.
Therefore necessarily have to follow the words and deeds:
Petition
The European Commission and the Parliament have to enact a law which guarantees the animals right of living to their needs.
Thus we call for:
• Prohibition of installation and preservation of killing stations – whatever camouflage name they are given
• Prohibition of any killing of street animals which is not medically indicated – in case of medical indication
the use of painless euthanasia means
• Implementation of binding governmental vaccination and castration routines
• Implementation of (minimum) standards for animal shelters
• Review of hunting laws and regulations in being which allow for careless killing of pets and street animals
• Prohibition of abuse of street animals for laboratory experiments
• Implementation of laws for pet breeding and restrictions for commercial pet breeding
• Implementation of classes in animal protection in schools
Please forward this petition to continue as many friends and acquaintances and support our cause with your signature!
We will forward your signature to the Petition Committee of the European Community.
Please fill in the following form entirely and then click on the button for sending your protest mail:
EUROPE HAS TO TAKE RESPONSIBILITY FOR MILLIONS OF STREET ANIMALS!
Sunday, August 7, 2011
Crise e emigração fazem aumentar número de animais abandonados em Viseu - Os Bichos
Crise e emigração fazem aumentar número de animais abandonados em Viseu - Os Bichos
Thursday, August 4, 2011
Petição Por uma nova gestão do canil/gatil municipal de Lisboa
Para:Ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Sr. Dr. António Costa
O canil/gatil de Monsanto, propriedade da Câmara Municipal de Lisboa, tem estado na origem de múltiplas queixas pela forma como aí são alojados e tratados os animais. Tem sido mesmo, como aliás V. Ex.ª já reconheceu, a área de actuação da CML que maior conflitualidade origina.
Em Junho de 2011, o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa aceitou a providência cautelar interposta pelo Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização de Animais Abandonados e decidiu uma série de medidas cautelares a cumprir pelo canil/gatil, de forma a proteger os animais e a cumprir a lei. Tinham, portanto, razão todos os que, ao longo dos anos, se vêm insurgindo contra as práticas lesivas do bem-estar dos animais a que se assiste no canil/gatil de Lisboa.
Com a conclusão das obras, iniciadas finalmente a 30 de Maio, poderíamos alimentar esperanças de que o canil/gatil deixasse de ser um local de extermínio e sofrimento para os animais abandonados de Lisboa e se tornasse até um exemplo para o país, depois de um passado tormentoso.
No entanto, é difícil acreditar que tal possa vir a acontecer sem uma profunda alteração da equipa e métodos de gestão do canil/gatil, mudança essa que terá de começar, necessariamente, pela principal responsável pela situação de degradação e caos a que chegou a instituição. Referimo-nos à Dr.ª Luísa Costa Gomes que, apesar de não ser médica veterinária, tem supervisionado, desde 2003, todas as áreas de intervenção do canil/gatil. Para além da incapacidade revelada para dirigir correctamente o canil/gatil, esta responsável tem protagonizado, para o exterior, um tipo de informação que desresponsabiliza as pessoas pela posse dos animais quando afirma publicamente (entrevista ao Jornal da Junta de Freguesia de Marvila de Janeiro de 2011) que, “se por qualquer motivo não se pode manter o animal, deve-se entregá-lo no canil/gatil, sem qualquer sanção, para que este possa ser encaminhado para adopção”. Sabe, no entanto, perfeitamente que o destino largamente maioritário dos animais capturados e entregues no canil de Lisboa são o abate e a morte por doença, e não a adopção.
Os abaixo-assinados, cidadãos nacionais preocupados com a defesa dos direitos dos animais abandonados, vêm, assim, solicitar-lhe o imediato afastamento da Dr.ª Luísa Costa Gomes de quaisquer funções relacionadas com o canil/gatil de Lisboa, atendendo à sua contribuição profundamente negativa para os animais e para as relações entre a população e a CML, e apelar-lhe a que dote o canil/gatil de uma direcção que alie os conhecimentos académicos e profissionais às técnicas modernas de gestão, à humanidade e ao respeito pelos animais, e à urbanidade nas relações com os munícipes.
Os signatários
Petição Por uma nova gestão do canil/gatil municipal de Lisboa
Wednesday, July 27, 2011
Monday, July 18, 2011
Email/Stop the Bullfight in Monique,Portugal
Take action – Help us to stop this Saturday's bullfight in Monchique, Portugal

Email/Stop the Bullfight in Monique,Portugal
Wednesday, July 13, 2011
Gatos da Casa dos Horrores :: Gatos :: Animais Esterilizados :: Animais de Rua
Estes 14 gatos (8 adultos, 2 juvenis e 4 crias de 4 semanas) viviam há mais de 1 ano e meio numa casa vazia, em Leça da Palmeira (concelho de Matosinhos). Eram alimentados apenas 2 vezes por semana, não tinham acesso a água e o local onde se encontravam estava imundo, sem qualquer circulação de ar e com um cheiro nauseabundo. Os vizinhos, revoltados com as condições desumanas em que estes animais se encontravam, resgataram-nos, tendo posteriormente chamado a Animais de Rua a intervir no seu acolhimento, tratamento e esterilização. Estes animais estão muito assustados, subnutridos e desidratados, vários têm coriza e dermatoses e 3 gatas estão prenhes em final de tempo. Uma das gatas estava de tal forma prostrada devido à desidratação e alimentação insuficiente, que teve que ser internada de urgência. Todos estes gatos são dóceis, pelo que seguirão para adopção assim que se encontrem saudáveis e recuperados do trauma vivido nas terríveis condições em que se encontravam. A esterilização e tratamento destes animais irão ultrapassar os €700, pelo que precisamos de padrinhos para eles com a máxima urgência.
Gatos da Casa dos Horrores :: Gatos :: Animais Esterilizados :: Animais de Rua
Colónia Maria dos Anjos :: Gatos :: Animais a Aguardar Esterilização :: Animais de Rua
Esta colónia de Leça da Palmeira (concelho de Matosinhos) é composta por cerca de 25 gatos, dos quais 12 são crias muito novinhas. Estes animais vivem perto de uma estrada com bastante movimento, e os atropelamentos são frequentes. Apesar da colónia ser alimentada e protegida por moradores, as crias estão muito subnutridas e com coriza em estado avançado, que poderá cegá-las e impedir a sua sobrevivência. É por isso urgente capturá-las para tratamento, e esterilizar todos os adultos. Precisamos de padrinhos de esterilização e tratamento para todos.
Colónia Maria dos Anjos :: Gatos :: Animais a Aguardar Esterilização :: Animais de Rua
Tuesday, July 12, 2011
Lagoa rejeita críticas ao Canil Municipal
A autarquia lagoense reconhece o valor do serviço prestado pelo seu Canil Municipal e lamenta que se calunie este importante serviço em prol do bem estar da população e animais.
http://www.jornaldiario.com/ver_noticia.php?id=36074&sec=1
Lagoa rejeita críticas ao Canil Municipal
Saturday, July 9, 2011
Dr. Gonçalo da Graça Pereira - Comportamento Animal - Mundo dos Animais
Dr. Gonçalo da Graça Pereira - Comportamento Animal - Mundo dos Animais
Diga NÃO aos cosméticos cruéis
Estava previsto que, em 2013, a União Europeia estivesse livre de todos os novos cosméticos testados em animais. Contudo, as autoridades estão actualmente a considerar o prolongamento deste prazo, apesar da forte oposição pública relativamente aos cosméticos testados em animais, e apesar de legislação existente que já proíbe os testes em animais para fins de cosmética dentro da UE. Junte-se a nós e diga NÃO à crueldade na cosmética na Europa.
Nós, os abaixo-assinados, não queremos que os novos cosméticos testados em animais estejam disponíveis na UE.
Os testes em animais para fins de cosmética são cruéis e desnecessários. Pedimos ao Parlamento Europeu para aderir ao prazo da proibição de comercialização, conforme estipulado na 7.ª revisão da Directiva Cosméticos. A opinião pública opõe-se, por motivos éticos, aos testes em animais para fins de cosmética, e não quer que os novos cosméticos que foram testados em animais estejam disponíveis na EU a partir de 2013. Pedimos ao Parlamento Europeu que ouça a maioria dos cidadãos europeus, e, assim, vote contra o atraso desta proibição.
Diga NÃO aos cosméticos cruéis
Wednesday, July 6, 2011
Não Abandone: Lançado Projecto Contra o Abandono de Animais - Mundo dos Animais
Não Abandone: Lançado Projecto Contra o Abandono de Animais - Mundo dos Animais
Friday, July 1, 2011
Boas Notícias - Maior campanha online de apoio a cães abandonados
A Campanha “Alimente um Cão com o Coisas” arrancou esta semana e vai doar ração e permitir a adoção de mais de uma centena de cães, na época do ano em que mais animais são abandonados.
O portal de classificados “Coisas” iniciou uma campanha de apoio à Associação de Protecção aos Cães Abandonados (APCA) que tem como objetivo angariar alimento para mais de uma centena de cães ao cuidado desta associação e permitir a adoção online dos animais através deste portal.
A APCA tem como missão acolher cães abandonados, tratá-los e reencaminhá-los para novos lares onde sejam acolhidos como parte integrante das suas novas famílias.
A ação já online em http://cois.as/eapca e tem a duração de um mês, decorrendo no período do verão, altura em que as estatísticas demonstram as maiores taxas de abandono de animais.
Boas Notícias - Maior campanha online de apoio a cães abandonados
Wednesday, June 29, 2011
Câmara de Lisboa diz que obras no canil/gatil começaram antes da decisão do tribunal - Os Bichos
Câmara de Lisboa diz que obras no canil/gatil começaram antes da decisão do tribunal - Os Bichos
Monday, June 27, 2011
Parlamento dos Açores discute tourada - Portugal - Correio da Manhã
Parlamento dos Açores discute tourada - Portugal - Correio da Manhã
Sunday, June 26, 2011
Touro faz três feridos graves nas festas de Benavente - Renascença
Touro faz três feridos graves nas festas de Benavente - Renascença
Saturday, June 25, 2011
Lisboa Tribunal deteta ilegalidades e proibe canil de receber animais - Visao.pt
Lisboa, 25 jun (Lusa) -- O canil/gatil de Lisboa, em Monsanto, está proibido de aceitar animais, com algumas exceções, e tem 15 dias para reestruturar os serviços de forma a cumprir as condições exigidas por lei, decidiu o Tribunal Administrativo e de Círculo de Lisboa.
Lisboa Tribunal deteta ilegalidades e proibe canil de receber animais - Visao.pt
Friday, June 17, 2011
Redução do IVA sobre os produtos alimentares e serviços medicos para animais de estimação
E profundamente injusto ser o valor do IVA sobre os alimentos e medicamentos basicos humanos de 6% enquanto para os bens equivalentes para animais domesticos este ser de 23%. Chegamos a pergunta - "Qual a razao e o sentido de tal?". Bom. Nao sabemos qual a razao ou sentido para o IVA ter este valor para os bens mencionados, mas sabemos, os que assinamos esta peticao, qual a razao e sentido para que seja alterada esta situacao de injustica e atraso etico. A razao e a de alguem nao ter de pagar mais por exercer a sua liberdade e humanidade. E a de nao ser penalizado por sustentar vida. Nao ser gozado pelas suas opcoes de vida.
Quando falamos de racao para caes, gatos ou outros animais de estimacao, nao falamos de um luxo. Quando falamos de medicamentos e idas ao veterinario, o mesmo e valido, nao se trata de um capricho. Ir ao veterinario nao pode custar em termos de IVA o mesmo que levar um cao a tosquia. Comprar racao nao pode custar o mesmo, em taxas, que comprar um champo.
Para grupos de pessoas que lutam diariamente para dar uma vida melhor a milhares de animais abandonados e maltratados, tentando corrigir os erros graves dos outros seres humanos insensiveis e barbaros, nao seria uma pequena ajuda a reducao justa do IVA para 6% sobre os alimentos e medicamentos basicos para animais domesticos. Para tais grupos e associacoes, formais ou informais, uma medida destas ajudaria a fazer um trabalho melhor em quantidade e em qualidade.
E tempo de deixar de ser ver o ter um animal de estimacao como um capricho e permitir que os donos e os seus animais tenham um vida melhor. Aqui nao se trata de querer champo mais barato ou mesmo ossos de brincar mais acessiveis. Trata-se de querer ser livre de cuidar de um animal e nao ser economicamente penalizado por isso.
Nos, que assinamos esta peticao, pedimos aos orgaos do Estado competentes que o IVA para bens de alimentacao e saude indispensaveis, para animais de estimacao, seja reduzido para 6%.
Redução do IVA sobre os produtos alimentares e serviços medicos para animais de estimação
Wednesday, June 15, 2011
Destak.pt | Denúncia: “Portugal utiliza fundos Europeus para financiar a tauromaquia” - Eurodeputados
Destak.pt | Denúncia: “Portugal utiliza fundos Europeus para financiar a tauromaquia” - Eurodeputados
Sunday, June 12, 2011
Touro em fuga fere doze espectadores - Última Hora - Correio da Manhã
Touro em fuga fere doze espectadores - Última Hora - Correio da Manhã
Petição para o não-abate dos 3 cães residentes do Campus do IPS
Para:Instituto Politécnico de Setúbal
Esta petição destina-se a salvar 3 cães (Joca, Branca e Castanha) que têm vivido nos últimos 7 anos nos espaços exteriores do campus do IPS. As duas fêmeas estão esterilizadas e durante todos estes anos têm vivido em harmonia com estudantes e colaboradores das nossas escolas. Estão agora em processo iminente de serem recolhidos para abate.Os signatários
Os animais são inofensivos e nunca exibiram qualquer tipo de agressividade, sendo hoje considerados por muitos de nós como parte integrante da nossa comunidade académica.
Ao longo de todo este tempo receberam cuidados da parte de colaboradores docentes, não docentes e estudantes, que os foram nutrindo com companhia e alimento.
Ao abrigo da resolução da Assembleia da República nº 69/2011, pode invocar-se o estatuto de animal comunitário junto da câmara municipal. Isso significa que a comunidade (seja IPS ou Escola(s)) assume a responsabilidade pelos animais. Este tipo de situações estão, normalmente, associadas a cães/gatos de “bairro”, mas pensamos que poderá ser aplicada nesta circunstância.
Consideram os signatários que o abate destes animais será desumano, e que não reflecte a cultura da nossa instuição, que sempre se pautou por princípios de humanismo e solidariedade. Mais consideramos que o facto de termos cuidado destes animais ao longo de anos agora nos responsabiliza enquanto comunidade, e apelamos que a mesma assuma a "adopção" que na verdade já há muito se efectivou.
Petição para o não-abate dos 3 cães residentes do Campus do IPS
Saturday, June 4, 2011
Petição Diga não à caça ao Melro.
Para:Ministério da Agricultura;Secretário de Estado das Florestas
Caça ao Melro - vamos impedir que isso aconteça!
Segundo notícia avançada no Semanário SOL de 13 de Maio de 2011, a partir de Novembro de 2011, os Caçadores vão poder matar, por dia, 40 melros - Aves emblemáticas e até agora protegidas por Lei! A medida está a chocar as associações do sector, que garantem que tal não foi negociado na definição do calendário venatório para os próximos três anos. Ora, se nem a Federação Portuguesa de Caçadores (APC) está de acordo, nós - que apreciamos a Natureza - não podemos deixar que esta Lei entre em vigor. PASSE PALAVRA! Diga NÃO, à caça ao MELRO!
Os signatários
Petição Diga não à caça ao Melro.
Friday, June 3, 2011
Deputados não querem tourada no dia dos Açores - Notícias - RTP Açores
O programa oficial das comemorações do Dia da Região, que se realizam dentro de 10 dias na Praia da Vitória, vai incluir uma tourada.
A iniciativa não é bem vista por todos os deputados à Assembleia Legislativa da região Autónoma dos Açores, nomeadamente por aqueles que não apreciam este tipo de manifestação cultural.
Há mesmo deputados que se recusam a participar na cerimónia.
Deputados não querem tourada no dia dos Açores - Notícias - RTP Açores
Wednesday, May 25, 2011
Projecto português para conservar lince-ibérico considerado um dos melhores da Europa - Ecosfera - PUBLICO.PT
Projecto português para conservar lince-ibérico considerado um dos melhores da Europa - Ecosfera - PUBLICO.PT
Monday, May 2, 2011
Saturday, April 30, 2011
Meia centena protestou contra Biotério da Fundação Champalimaud - Ciências - PUBLICO.PT
Meia centena protestou contra Biotério da Fundação Champalimaud - Ciências - PUBLICO.PT
Aumento de taxas e licenças diminui touradas à corda
Aumento de taxas e licenças diminui touradas à corda
Friday, April 22, 2011
Rostos On-line - Praca de Touros Carlos Relvas em Setubal Obras necessarias para a reabertura do espaco orcadas
Rostos On-line - Praca de Touros Carlos Relvas em Setubal Obras necessarias para a reabertura do espaco orcadas
Saturday, April 9, 2011
Direitos dos animais levaram dois mil a marchar em Lisboa - JN
Direitos dos animais levaram dois mil a marchar em Lisboa - JN
Garraiada voltou à semana académica de Vila Real - Os Bichos
Garraiada voltou à semana académica de Vila Real - Os Bichos
Saturday, April 2, 2011
16 cães são sacrificados em canil municipal em Portugal | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
16 cães são sacrificados em canil municipal em Portugal | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Thursday, March 31, 2011
Mortes em massa no Canil Municipal da Lousã : Adopta-nos
Mortes em massa no Canil Municipal da Lousã : Adopta-nos
Associação Animal promove marcha por nova lei de protecção em Portugal | SIC Online
Associação Animal promove marcha por nova lei de protecção em Portugal | SIC Online
Friday, March 25, 2011
Canil/Gatil Municipal de Leiria descura bem-estar animal | beparlamento.net
De acordo com denúncias da população e associações zoófilas locais, o Centro de Recolha Oficial (vulgo canil/gatil) do município de Leiria não apresenta as condições higieno-sanitárias e de bem-estar animal exigidas por lei, o que também constitui um risco para a saúde pública e é motivo da justa indignação dos munícipes.
Canil/Gatil Municipal de Leiria descura bem-estar animal | beparlamento.net
Saturday, February 26, 2011
DGV confirma que Universidade de Évora utilizou 28 cães do canil municipal como cobaias - Os Bichos
DGV confirma que Universidade de Évora utilizou 28 cães do canil municipal como cobaias - Os Bichos
Parlamento aprova mais protecção para os animais | Esquerda
Parlamento aprova mais protecção para os animais | Esquerda
Friday, February 11, 2011
Petição Aprovação de nova Legislação relativamente aos direitos dos Animais - RAM
Petição Aprovação de nova Legislação relativamente aos direitos dos Animais - RAM
Wednesday, February 2, 2011
Zoos portugueses com deficiências no tratamento dos animais ( de que servem as leis se não são cumpridas?) « Portugal Esotérico.org
Avaliação extensiva da Born Free diz que nenhum jardim zoológico da Europa cumpre os requisitos legais impostos
Falta de atenção às carências dos animais, veterinários com pouca experiência e controlo deficiente da actividade são os principais problemas apontados pela «Born Free», uma associação não governamental que avaliou as condições dos jardins zoológicos em 20 países europeus onde se inclui Portugal.
Zoos portugueses com deficiências no tratamento dos animais ( de que servem as leis se não são cumpridas?) « Portugal Esotérico.org
Saturday, January 29, 2011
[CM Olhão] Serviços veterinários na Internet - ANVETEM
[CM Olhão] Serviços veterinários na Internet - ANVETEM
Sunday, January 23, 2011
Circulação de metrô em Lisboa é interrompida para salvar cão na linha | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Circulação de metrô em Lisboa é interrompida para salvar cão na linha | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Saturday, January 22, 2011
Canil de Lisboa - Tratados abaixo de cão - Sol
Canil de Lisboa continua sem condições. Animais estão acorrentados perto das fezes
As boxes são exíguas e a comida e a água são servidas a poucos centímetros dos excrementos, que se acumulam pelos corredores. No Canil Municipal de Lisboa (CML), falta luz solar e quaisquer outras condições de salubridade. Mas o que mais impressiona são os latidos estridentes no limite das correntes curtíssimas. E o cheiro: um cheiro intenso, nauseabundo, que se torna insuportável e onde é difícil imaginar a adopção de um cão.
Canil de Lisboa - Tratados abaixo de cão - Sol
Wednesday, January 19, 2011
Grupo de Lisboa vai lançar providência cautelar contra município « Campanha de esterilização de animais abandonados
O Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização vai lançar uma providência cautelar contra o município por práticas lesivas do bem estar animal no canil/gatil de Lisboa.
Mais:
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
Grupo de Lisboa vai lançar providência cautelar contra município « Campanha de esterilização de animais abandonados
Monday, January 17, 2011
Ajude-nos a ajudar o Salvador! (Animais de Rua)
O Salvador foi vítima de uma das maiores crueldades com que já nos deparámos na Animais de Rua. Todos os dias nos deparamos com animais vítimas de abandono, de negligência e de maus tratos, mas este é o caso mais grave de crueldade deliberada que já nos passou pelas mãos.
Recebemos um apelo desesperado da cuidadora de uma pequena colónia em Leça da Palmeira, dizendo que tinha sido abandonado na colónia um gato com um ferro espetado no dorso. A voluntária Vânia Dias dirigiu-me de imediato ao local e encontrou o Salvador com um ferro espetado e torcido à volta do dorso, esmagando-lhe os orgãos internos. O Salvador tinha tentado desesperadamente tirar o ferro, ferindo-se com gravidade numa das patas. Já se encontrava no local há alguns dias, uma vez que a cuidadora tinha pedido ajuda a várias pessoas e instituições, nomeadamente uma clínica veterinária localizada perto da colónia, mas viu ser-lhe recusada qualquer ajuda.
O Salvador estava tão apavorado que não se deixava tocar, mas felizmente entrou na armadilha de CED que a Vânia trazia consigo.
Foi de imediato levado a uma das clínica veterinária que tem protocolo com a Animais de Rua, onde lhe foi submetido a uma cirurgia para remoção do ferro e da pele necrótica e amputação de dois dedos da pata com que tentou retirar o ferro e que se encontravam completamente desfeitos. Foi-lhe também detectado um chumbo numa das patas. Aproveitou-se a anestesia para o esterilizar.
O Salvador encontra-se agora internado na clínica, onde o espera um pós-operatório longo e difícil. Se tudo correr bem, poderá um dia ser adoptado e levar uma vida normal, mas para já o seu prognóstico é reservado.
Se puder ser padrinho de tratamento do Salvador, contribuindo com o que puder para as despesas veterinárias que ascendem já a 250€, por favor contacte-nos para o geral@animaisderua.org . Qualquer ajuda é bem vinda, por pequena que seja - como já pudemos constatar tantas vezes ao longo da existência da Animais de Rua, a união faz a força e com os pequenos contributos de todos conseguimos grandes vitórias.
O caso do Salvador consternou toda a equipa da Animais de Rua. Todos os dias assistimos a gestos de generosidade das pessoas que nos enchem o coração, mas este caso não pode deixar de nos fazer perder um pouco a fé no Ser Humano.
Agradecemos a divulgação deste apelo.
Obrigada a todos
A equipa da Animais de Rua
Ajude-nos a ajudar o Salvador! (Animais de Rua)
Friday, January 14, 2011
Defensor já provou a veracidade das intenções ao abolir as touradas - - Jornal de negócios online
Defensor já provou a veracidade das intenções ao abolir as touradas - - Jornal de negócios online
Thursday, January 13, 2011
Por Favor Pergunte à SIC se o que o o Jornal “Farpas” Publicou é Verdade
Por favor envie a mensagem que sugerimos abaixo, ou a sua própria mensagem, se preferir, para: atendimento@sic.pt
Com cc: campanhas@animal.org.pt
Mensagem Sugerida:
Exmos. Senhores,
A edição de hoje - dia 13 de Janeiro -, da publicação semanal “FARPAS”, faz capa com a seguinte notícia: “SIC entra no ruedo. O canal de Pinto Balsemão pode finalmente entrar no mundo dos toiros. Projecta-se uma grande corrida com transmissão para todo o mundo e o palco pode ser a Monumental Celestino Graça. A primeira grande novidade da temporada 2011”.
Salvo raras e lamentáveis excepções, a SIC tem, ao longo dos anos, mantido a distância da actividade tauromáquica, não a promovendo, e esta atitude tem merecido a boa atenção do público que defende que a tauromaquia é uma actividade cruel e ultrapassada, que, uma televisão moderna e progressista não pode, nem deve, promover, e muito menos patrocinar.
Venho, assim, perguntar a V. Exas. da veracidade da informação veiculada pelo referido semanário, pelo que ficarei a aguardar uma resposta, que espero, seja negativa, e que, a SIC continue a ser a única estação televisiva nacional que não promove essa actividade medieval que é a tauromaquia.
Com os melhores cumprimentos,
De V. Exas,
Nome:
Cidade:
E-mail:
Por Favor Pergunte à SIC se o que o o Jornal “Farpas” Publicou é Verdade
Saturday, January 8, 2011
Médicos veterinários denunciam falta de licenciamento de canis e gatis - TSF
Médicos veterinários denunciam falta de licenciamento de canis e gatis - TSF
Gatos ficam doentes se lhes alterarem a rotina - Os Bichos
Gatos ficam doentes se lhes alterarem a rotina - Os Bichos
Wednesday, January 5, 2011
Lixo ou dejectos caninos na rua podem dar multa de 120 euros : Adopta-nos
Lixo ou dejectos caninos na rua podem dar multa de 120 euros : Adopta-nos