Thursday, December 31, 2009
Dona de mais de 40 cães foi distinguida - JN
Tem quase tantos cães como anos de idade. Clara Simões, oficial de Justiça no Tribunal de Viseu, tem 49 anos e 42 cães.
Ontem, terça-feira, foi distinguida com o Prémio Dona Maria da Luz, galardão atribuído pelo JN e pela Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, que visa reconhecer o trabalho desenvolvido na defesa dos animais.
No auditório do JN, onde recebeu um cheque no valor de 250 euros, a premiada confessou que "o prémio é um estímulo" para continuar a tarefa que realiza há mais de dez anos sozinha.
Na mesma cerimónia, Maria Augusta, de Valongo, com mais de 80 cães, também recebeu um cheque da Sociedade Portuguesa dos Animais.
Monday, December 28, 2009
Ajudar Animais Sem Rosto ~ Blogue ~ Pelos Animais
O sofrimento animal está em todo o lado, mas parece que só nos conseguimos mover para acudir a casos concretos. Precisamos de associar um rosto a cada caso, a cada história, a cada tragédia... Pena é que não percebamos onde está a verdadeira tragédia.
A verdadeira tragédia é não fazermos aquilo que está ao nosso alcance para evitar o sofrimento animal antes de ele acontecer. Claro que devemos continuar a acudir a todos os casos de sofrimento com que nos deparamos e que podemos minorar — a questão não é essa. A questão é não fazermos mais do que isso e, deste modo, o panorama da protecção animal nunca irá melhorar.
Se quisermos evitar mortes e consequências graves por doenças cardiovasculares, por exemplo, não vamos apenas investir no tratamento dos doentes — vamos investir na sensibilização para a necessidade de uma alimentação equilibrada e de exercício físico. Do mesmo modo, se queremos evitar sofrimento animal, não podemos continuar apenas a tratar as consequências da negligência e dos maus-tratos. Temos de investir a sério na sensibilização e na educação da população para o respeito pelos animais. Temos de nos habituar a combater também estes problemas pela raiz.
Esta nossa grande dificuldade em sentir empatia por quem não conhecemos explica também em parte por que motivo ainda há tantas pessoas que dizem respeitar os animais, mas continuam a comê-los. Certamente, a maioria das pessoas seria incapaz de continuar a comer animais se associasse aquilo que tem no prato a um rosto ou à personalidade de um ser único e insubstituível. Um ser tão único e tão merecedor do nosso respeito como os cães ou os gatos com que convivemos de perto e que jamais conceberíamos explorar para nossa alimentação.
A sensibilização não exige grandes recursos e deve começar a nível local, pois é a nível local que as nossas acções têm maior impacto. Em 2010, empenhe-se activamente na sensibilização da sua comunidade para os problemas que afectam os animais! Peça-nos folhetos educativos para disponibilizar em locais estratégicos da sua zona e comece já a contribuir para a mudança de mentalidades. O seu contributo será decisivo para o cão que deixará de viver preso a uma corrente, será decisivo para o bezerro que não nascerá para uma curta vida de exploração e sofrimento, será decisivo para a gata que será esterilizada e deixará de gerar ainda mais ninhadas... Poderá nunca vir a conhecer os rostos dos animais que ajudou, mas não duvide que terá dado um importante contributo para evitar sofrimento animal.
Pelos animais, passe a palavra!
Ajudar Animais Sem Rosto ~ Blogue ~ Pelos Animais
Sunday, December 27, 2009
Espanha: Parlamento da Catalunha aceita debater proibição de touradas
O parlamento da Catalunha (nordeste de Espanha) aceitou hoje debater em 2010 uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP), que recolheu mais de 180 000 assinaturas, para proibir as touradas.
O debate da ILP foi aprovado por 67 votos a favor, 59 contra e cinco abstenções. Esta é a primeira etapa de um processo legislativo no final do qual a Catalunha poderá ser a primeira região de Espanha, além das Ilhas Canárias, a proibir as touradas. As Canárias proibiram as touradas em 1991.
A ILP, apresentada pela plataforma «Prou» (Basta), reflecte a força crescente dos opositores das touradas na Catalunha. As únicas praças de touros a organizar corridas são as de Barcelona.
A iniciativa reclama uma revisão da lei catalã de protecção dos animais, que proibe actualmente matar ou maltratar os animais durante espectáculos públicos, à excepção das corridas de touros.
A sociedade catalã está pronta para a abolição das touradas e o fim da «tortura dos animais como espectáculo», consideraram os promotores da ILP, Leonard Anselmi e Ana Mula, congratulando-se pela decisão do parlamento.
A 06 de Abril de 2004, Barcelona passou a ser o primeiro município de Espanha a proclamar-se uma cidade antitauromáquica, através de uma declaração institucional aprovada na Câmara Municipal.
Os defensores das touradas alertaram para um «atentado contra as liberdades», visando o «património cultural» tauromáquico. É um «erro muito grave», a favor de uma minoria que rejeita as corridas, afirmou o criador de touros, Victorino Martin.
A «Mesa do Touro», plataforma que representa um sector em crise, prometeu lutar no parlamento catalão em 2010, afirmando que Espanha não pode passar sem uma actividade criadora de empregos (cerca de 40 000) e riqueza.
De acordo com o diário espanhol El Pais, as touradas espanholas, em dificuldades devido à crise económica, está a perder público. Em 2009, só se realizaram 900 grandes espectáculos tauromáticos em Espanha, menos 350 que em 2008.
O debate na Catalunha é seguido com muita atenção no sul de França, onde a tradição tauromática permanece viva. Uma centena de personalidades políticas francesas escreveram aos deputados catalães a pedir a rejeição do debate da ILP.
Espanha: Parlamento da Catalunha aceita debater proibição de touradas
Diário de Coimbra - Animais perigosos Nova legislação entra em vigor a 1 de Janeiro e impõe várias medidas
"Nova legislação entra
em vigor a 1 de Janeiro
e impõe várias medidas
Licença e registo, seguro de responsabilidade civil, alojamento apropriado, esterilização e treino obrigatório são algumas das regras a cumprir, a partir de 1 de Janeiro, com os animais perigosos ou potencialmente perigosos. O Comando Territorial de Coimbra da GNR alerta os detentores destes animais para as alterações introduzidas com o novo regime jurídico (Decreto-Lei 15/2009 de 29 de Outubro), no que se refere à criação, reprodução e detenção.
A nova lei considera animal perigoso aquele que tenha alguma vez mordido, atacado ou ofendido a saúde de uma pessoa, tenha ferido gravemente ou morto outro animal fora da propriedade do seu detentor, tenha sido declarado como tendo comportamento agressivo ou considerado pela autoridade competente um risco para pessoas e outros animais. São animais potencialmente perigosos, à luz do diploma, aqueles que, devido às características da espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência da mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais. O cão de fila brasileiro, o dogue argentino, o pit bull terrier e o rottweiller são apenas algumas das raças consideradas potencialmente perigosas, bem como os cruzamentos destas.
Os detentores destes animais são obrigados a obter licença e registo na sua junta de freguesia, entre os três e os seis meses de idade do cachorro, devem ter seguro de responsabilidade civil para cobrir eventuais danos causados pelos animais e cumprir uma série de requisitos para o seu alojamento (vedações, espaçamento entre o gradeamento e portões, placas de aviso de presença e perigosidade do animal, etc.).
A esterilização é obrigatória para todos estes animais, excepto dos cães potencialmente perigosos inscritos no livro de origens oficialmente reconhecido (LOP). A partir de 14 de Abril de 2010, será igualmente obrigatório o treino com vista à socialização e obediência do cão, ministrado por treinadores certificados para esse efeito.
Existem ainda medidas para cumprir no que se refere à circulação, criação e reprodução, comercialização, sobre as quais os detentores de animais perigosos e potencialmente perigosos se devem informar junto das autoridades competentes. A GNR de Coimbra tem vindo a distribuir folhetos com as principais alterações verificadas com o novo diploma legal, quer junto dos detentores de animais, quer em todas as juntas de freguesia do distrito."
Diário de Coimbra - Animais perigosos Nova legislação entra em vigor a 1 de Janeiro e impõe várias medidas
Saturday, December 12, 2009
Defensores dos animais queixam-se das condições no canil da Guarda
Thursday, December 10, 2009
Dia Internacional assinala-se hoje com alerta da Liga
http://www.destak.pt/artigo/47784
Dia Internacional assinala-se hoje com alerta da Liga
Consumo União Europeia fiscaliza bem estar animal em Portugal - Visao.pt
Lisboa, 09 Dez (Lusa) - A Comissão Europeia (CE) está a fiscalizar Portugal no âmbito do bem-estar animal, com enfoque no transporte de animais vivos e explorações de bovinos e galinhas poedeiras, disse hoje o director-geral de Veterinária, Agrela Pinheiro.
Consumo União Europeia fiscaliza bem estar animal em Portugal - Visao.pt
Sunday, December 6, 2009
Linces de Silves atraem dezenas de visitantes - Portugal - DN
Linces de Silves atraem dezenas de visitantes - Portugal - DN
Friday, November 27, 2009
Cerimónia hindu assassina mais de 15 mil búfalos e um número incontável de cabras e pássaros
Mais em
http://www.anda.jor.br/?p=33737
Cerimónia hindu assassina mais de 15 mil búfalos e um número incontável de cabras e pássaros
Destak.pt | Autoridades matam 6 mil camelos selvagens a tiro
Destak.pt | Autoridades matam 6 mil camelos selvagens a tiro
Grupo Animais em Portugal
Friday, November 20, 2009
Correio da Manhã - Chineses comem peixe cozinhado ainda vivo (COM VÍDEO)
AgroNotícias - UE: Publicadas as novas normas de protecção dos animais durante o abate
AgroNotícias - UE: Publicadas as novas normas de protecção dos animais durante o abate
Monday, November 16, 2009
Destak.pt | Campanha SOS Cagarro salvou 3 744 destas aves marinhas
Destak/Lusa
destak@destak.pt
Destak.pt Campanha SOS Cagarro salvou 3 744 destas aves marinhas
Destak.pt | Campanha SOS Cagarro salvou 3 744 destas aves marinhas
Sunday, November 15, 2009
Ajude a proteger a "águia imperial ibérica" em Portugal
A águia imperial ibérica é um pássaro conhecido como um símbolo de força e poder.
No entanto, esta espécie magnífica, que só ninhos em Portugal e na Espanha, sofreu uma queda enorme em Portugal e foi considerada extinta há até poucos anos atrás. Hoje, apenas 2 a 4 pares são pensados para raça no país.
Mas mais do que o futuro de uma espécie que está em jogo.
A águia imperial ibérica é um símbolo da conservação da natureza e da biodiversidade como um todo:
Habitat das águias é o sobreiro e azinheira paisagens do sul de Portugal, que também são o lar de uma rica diversidade de outras espécies incríveis, como o lince ibérico em perigo crítico.
É aqui que a águia caça suas presas principais: o coelho bravo. No entanto, o declínio da população de coelho bravo devido à doença e à perda de seu habitat natural fez com que a Águia Imperial em Portugal está sob ameaça de novo.
WWF petição ao Parlamento Português
A Águia Imperial Ibérica é um símbolo da conservação da natureza e da biodiversidade em Portugal e está fortemente associada ao sobreiro e azinheira paisagens - um ecossistema único da bacia do Mediterrâneo Ocidental, com alta biodiversidade, valor social e económico.
A menos que sejam tomadas medidas para proteger essas áreas, a Águia Imperial Ibérica e muitas outras espécies interligadas irá enfrentar o risco de extinção no país.
WWF pede ao Parlamento Português e para criar e institucionalizar um dia dedicado a esta espécie emblemática - a águia imperial ibérica.
Ao fazer isso, ele vai ajudar a trazer a atenção da nação, não só para a importância da Águia Imperial Ibérica e da rica biodiversidade das florestas Português, mas para a conservação da natureza como um todo.
Além disso, um dia dedicado a esta espécie também simbolizar um dia dedicado à conservação da natureza e de todas as águias de Portugal.
Exorto as autoridades Português para criar esta data oficial e para tomar todas as medidas disponíveis para proteger esta espécie surpreendente e seu habitat.
Clique WWF petição ao Parlamento Português
Original site
http://passport.panda.org/campaigns/action_epetition.cfm?uCampaignId=1961&uActionId=2781
Ajude a proteger a "águia imperial ibérica" em Portugal
Saturday, November 14, 2009
Help stop animal testing in Portugal!! - The Petition Site
Given the widely documented failure of animal testing, public funding of the "vivarium" is scandalous and represents a stagnation of scientific progress and squandering of money in infrastructure doomed to failure.
To make Portugal an international example of scientific innovation and accreditation, the safe bet will be to develop new experimental alternatives rather than a business that promises to be ruinous both ethical and economically.
We call for a serious investment in science in Portugal:
- ban investment of public funds in the construction of commercial animal facilities;
- ban on the creation of experiments in animals;
- the prohibition to cause acute and prolonged suffering to animals used for experimental purposes;
- ban using animals in experiments for military purposes, and teaching related to xenotransplantation, tobacco, alcohol or cleaning products;
- the obligation of all laboratories having an ethics committee, which includes at least one element of an association of animal rights;
- The construction of a 3R Center for Research of Alternative Methods in Portugal
Help stop animal testing in Portugal!! - The Petition Site
Declaração dos Direitos dos Animais by Lionel Falcon
Thursday, November 12, 2009
Suinocultura Industrial ≈ Cientista suíço critica método de castração
Um cientista da Universidade de St. Gallen, na Suíça, alegou que a castração de leitões machos com anestesia isoflurano "não é justificável do ponto de vista das leis de Proteção Animal".
Suinocultura Industrial ≈ Cientista suíço critica método de castração
Saturday, November 7, 2009
Abandonados, deixados para morrer sozinhos, assustados e famintos nas ruas de Portugal- The Petition Site
this petition is an effort to put an end to so much suffering and try to get a shelter built! PLEASE SIGN AND SHARE!!
"PORTUGAL IS HELL FOR ANIMALS, WE CAN THANK IT TO ALL OUR POLITICIANS! DO NOT VISIT PORTUGAL ON HOLLIDAYS, LETS PUNISH A COUNTRY THAT HAS NO LAW FOR THE ONES THAT CAN NOT DEFEND THEMSELVES . PLEASE SUPPORT PORTUGUESE ANIMAL WELFARE ASSOCIATIONS, THEY HAVE EXTREME NEEDS, THANK YOU."
Portugal is a BEAUTIFUL country with great people but when it comes to animals it's SHAMEFUL SHAMEFUL SHAMEFUL! First off, the laws don't offer any kind of protection to animals. It's not just about abandoned animals. There are many animals being beaten up and neglected by their owners and NO ONE CAN DO ANYTHING. Animals are seen as private property so as long and they're your property you can do anything you want with them. I CAN KILL ALL MY DOGS AND CATS and get away with it even if everyone sees it, and they can't do anything either because it's my property and I do whatever I want with my property. The other problem is people education. I remember in school being taught about respecting other people, other races, disabled people, poor people, the environment, not dumping trash on the ground, a lot of stuff but about ANIMALS? Nothing. They don't make it clear that animals deserve respect. People don't believe that in here. They see animals as toys, conveniences, companions, fun not LIVING BEINGS who deserve the same respect as humans.
Já tudo foi dito à cerca deste pobres animais, já muito foi discutido, muito foi falado, mas no entanto eles continuam esquecidos, esquecidos do povo, dos politicos, da comunicacãoo social... tantos temas que são capa de jornal e abertura de telejornais que não têm metadeda urgência deste e no entanto cativam a opinião publica... que mais será necessário fazer para sensibilizar este país de parcos costumes... refugiam-se em mentalidades terceiro mundistas e escondem-se atrás de um suposto desenvolvimento mascarado de crueldade... enquanto se discute, se esquece ou se tenta esquecer para não incomodar, centenas de vidas sofrem nas ruas por trás de um olhar de suplica e tristza... que mais será necessário fazer... tudo!!!
LETTER
Nos, os abaixo assinados, respeitosamente, pedimos-lhe, Senhor Presidente Ribau Esteves para ajudar os muitos gatos e caes que sao abandonados, sofrendo e vivendo nas ruas de seu municipio e do seu pais. Voce tem feito um trabalho tao grande para embelezar as ruas e bairros, mas quase nada sobre este assunto muito triste! e muito importante educar os seus constituintes e votadores a esterilizar os seus gatos e caes num esforsso para tentar acabar de criar tantas vidas indesejadas! uma parte tao triste deste pais e tem que acabar! Sabemos que o senhor e muito amado e um bom presidente desta comunidade e seria um bom lider em educar os residentes em como ter compaixao e ser bom amigo do animal de estimacao, esterilizando os seus animais e mantelos dentro de casa como parte da familia e nao os deixar andar por as ruas aonde sao atropelados por carros e maltratados (os amigos nao prendem os amigos a cadeados e nao os abandonao) isto e muito importante! o senhor tem o poder, o senhor pode construir um bom abrigo, seguro e humano para esses pobres animais infelizes e certifique-se em como sao cuidados e bem tratados com as necessidades basicas que todos nos precisamos, tal como alimento, abrigo, amor e compaixao! estas pobres creaturas nao precisao nem mais nem menos do que nos todos! Obter as companhias de alimento do animal de estimacao para doar comida, as pessoas que podem para doar dinheiro por arrecadacao de fundos, veternarios a doar uma hora (ou duas ou trez) por semana dos seus servicos e os moradores a doar coisas que ja nao precisao, tais como cobertores, toalhas ou qualquer coisa que possao pagar! Isto tudo esta possivel, pode ser feito, e nao encontramos melhor pessoa para o fazer! contamos com o Sehnor Presidente Ribau Esteves!!!
Agradecemos imensamente o Senhor ter tirado o tempo e ter lido esta petição!!!
E por favor uma incerenadora NAO e a resposta nem a solução!!!
UM PRESIDENTE,
UMA EQUIPA,
UMA OBRA,
UMA CAUSA!
TODOS OS SERES SAO SENTIENTES E TODOS CONTAM!!
SINCERAMENTE,
nos, todos os que nos importamos com todos os que sofrem!
In English
We the undersigned, respectfully ask you, Senhor Presidente Ribau Esteves to please help the many cats and dogs that are abandoned, suffering and living on the streets of your Municipality and country. You have done such great work to beautify the roads and neighborhoods but close to nothing about this very important and sad issue! It is very important to educate your constituents to spay and neuter their cats and dogs in an effort to stop creating so many unwanted lives! this is such a sad part of this country and it has to end! we know that you are a much loved and good President of this community and would be a good leader in educating the residents in how to be compassionate and be good pet owners, this is very important!!! You have the power, you can build a good safe and humane shelter for these poor unfortunate animals and make sure they are cared for and treated with compassion and with the basic needs we all have, shelter food and love! get pet food companies to donate food, get people to donate money by fundraising and residents to donate unwanted items such as un-needed blankets, towels or anything they can afford! is it possible, it can be done, it just as to start somewhere with someone like you!!
And PLEASE an incinerator is NOT the answer!!!
ONE PRESIDENT,
ONE TEAM,
ONE JOB,
ONE CAUSE!!!
we, the people who care about all those who suffer and want it to end!
Abandonados, deixados para morrer sozinhos, assustados e famintos nas ruas de Portugal- The Petition Site
Friday, November 6, 2009
Experimentação em animais | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Todos já ouvimos falar que os testes com animais são necessários para o progresso da ciência, seja este progresso voltado para a medicina, para a cosmética, ou para fins militares. Atualmente, muitos apontam para o fato de que tais experimentos são desnecessários, duplicativos, muito custosos e por muitas vezes apontam para a direção errada. Enquanto muitos acreditam que a ciência pararia se os testes com animais não existissem, o fato é que métodos de pesquisa mais eficientes e fidedignos, e menos custos, existem, tais como estudos epidemiológicos, clínico e In Vitro.
Experimentação em animais | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Sunday, November 1, 2009
Risco de extinção do cagarro gera mobilização em Portugal | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
"20h45. A noite já está cerrada quando um grupo de 20 pessoas se reúne na praia do Pópulo, São Miguel, para mais uma missão. Objetivo: salvar cagarros, a ave marítima mais emblemática dos Açores. Atraídos pelas luzes da cidade e dos automóveis, muitos acabam por morrer atropelados.
“É importante proteger os cagarros, uma vez que o número de espécimes está em clara regressão”, afirma Diogo Caetano, presidente da Associação dos Amigos dos Açores, a associação ecológica voluntariamente responsável por criar brigadas de salvamento da ave.
O cagarro é a ave marítima mais abundante dos Açores, com a peculiaridade de só permanecer nos meses de fevereiro a novembro para acasalar e nidificar. Mas, neste período, as ilhas açorianas tornam-se o lugar mais importante para esta espécie, abrigando 74% da população mundial."
Risco de extinção do cagarro gera mobilização em Portugal | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Friday, October 30, 2009
Destak.pt | Centro de Silves recebe hoje mais 4 linces
Destak.pt | Centro de Silves recebe hoje mais 4 linces
Thursday, October 29, 2009
Suinocultura Industrial ≈ Consumidor e produção sustentável
O Eurogroup for Animals publicou uma nova em conjunto com a Comissão Européia sobre como melhorar o conhecimento dos consumidores sobre a forma de tratamento dos animais até a produção dos alimentos.
Suinocultura Industrial ≈ Consumidor e produção sustentável
Sol - Luta de cães dá pena prisão até um ano
Quem promove ou participa em lutas de cães pode ser punido com prisão até um ano, segundo um diploma hoje publicado em Diário da República que permite a reprodução ou criação de animais potencialmente perigosos em locais autorizados
Sol - Luta de cães dá pena prisão até um ano
Tuesday, October 27, 2009
PPA - Sintra: NÃO À TOURADA, SIM À CULTURA!
Petição em nome do futuro Partido Pelos Animais, solicitam que a Rádio Televisão Portuguesa, enquanto canal público, seja impedida de transmitir quaisquer espectáculos tauromáquicos.
PPA - Sintra: NÃO À TOURADA, SIM À CULTURA!
Avicultura Industrial ≈ UE proíbe gaiolas
A proibição de gaiolas convencionais dentro da UE é iminente; mas como os países estão se preparando? Como os antigos sistemas de produção afetam as poedeiras e seus ovos? Quais são as dispensas comerciais e implicações do novo sistema?
Saiba Mais
Alemanha sente impacto da proibição de gaiolas
Na recente Conferência IEC, no Canadá, os especialistas da indústria de ovos, Mark Williams, Thea van Niekerk, Peter van Horne, Gert Stuke e Andrew Joret, partilharam sua última pesquisa com os participantes do evento.
Qual é a situação atual das gaiolas dentro da UE? - Dentro de dois anos, todas as gaiolas estarão pribidas dentro do território da União. A partir do dia 1° de janeiro de 2012, os ovos produzidos na UE só poderão ser comercializados se produzidos ao ar livre, celeiros, enriquecidos ou por métodos orgânicos.
De acordo com os últimos números apresentados por Mark Willians, em 2008 na UE, entre 278 milhões de galinhas, apenas 7% estavam em métodos de enriquecimento. Ele acredita que todo setor enfrenta um enorme desafio para se adequar às novas regras até 2012.
Qual o progresso dos membros da UE?
http://www.aviculturaindustrial.com.br/PortalGessulli/WebSite/Noticias/ue-proibe-gaiolas,20091027115316_Y_036,20081118093856_J_374.aspx
Avicultura Industrial ≈ UE proíbe gaiolas
Sunday, October 25, 2009
Centro de Reprodução do Lince-Ibérico quer minorar impacte ambiental da barragem de Odelouca
O primeiro centro nacional de reprodução em cativeiro do lince ibérico em Portugal nasce para compensar os impactes ambientais da barragem de Odelouca, uma imposição da União Europeia para finalizar uma obra suspensa durante três anos.
Centro de Reprodução do Lince-Ibérico quer minorar impacte ambiental da barragem de Odelouca
Lince ibérico Primeiro de 16 animais chega segunda feira a Portugal - Expresso.pt
Lince ibérico Primeiro de 16 animais chega segunda feira a Portugal - Expresso.pt
Saturday, October 24, 2009
Estudos relacionam crueldade contra animais com histórico de comportamento violento
Mais em http://www.anda.jor.br/?p=26843
Estudos relacionam crueldade contra animais com histórico de comportamento violento
Thursday, October 15, 2009
Animais selvagens: Nova lei proíbe compra e reprodução
Bruxelas deixa decisões sobre animais em circo aos Estados-membros - PUBLICO.PT
Bruxelas deixa decisões sobre animais em circo aos Estados-membros - PUBLICO.PT
Wednesday, October 14, 2009
Grupos de defesa animal celebram a proibição das fazendas de peles, na Irlanda | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Grupos de defesa animal celebram a proibição das fazendas de peles, na Irlanda | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Apoie as decisões legislativas do Governo Português contra o uso de animaiis selvagens em circos ( Da Associação Animal)
"Por favor, escreva ao Presidente da Comissão Europeia e ao Comissário Europeu do Mercado Interno apoiando as decisões legislativas do Governo Português contra o uso de animais selvagens em circos, dando conhecimento ao Governo Português do seu apoio a esta medida, e pedindo à UE que estabeleça uma proibição comunitária da manutenção e uso de animais selvagens e domésticos em circos.
"Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – ao Presidente da Comissão Europeia e ao Comissário Europeu do Mercado Interno, pedindo-lhes que não só apoiem a medida tomada pelo Governo Português e a reconheçam como um exemplo a seguir, mas também que, neste sentido, em articulação com o Conselho Europeu e com o Parlamento Europeu, tomem medidas no sentido de levar a UE a proibir, de forma total, a manutenção e o uso de animais selvagens e domésticos em circos, em todo o espaço comunitário."
Carta modelo e emails no link acima.
Apoie as decisões legislativas do Governo Português contra o uso de animaiis selvagens em circos ( Da Associação Animal)
Tuesday, October 13, 2009
Circos vão deixar de ter animais. Está aberta a guerra
Mila tem quase 30 anos e já está na reforma. Passou a vida a fazer acrobacias no circo Dallas, agora é insubstituível. Desta vez o discurso não é do domador: uma portaria publicada ontem em Diário da República proíbe a detenção de animais de dezenas de espécies. Por motivos logísticos, os que já estão nas mãos de particulares e privados têm direito a um resto de vida descansada - só não podem acasalar. Contudo, as futuras compras estão fora de questão. A lei não engloba jardins zoológicos, instituições científicas e entidades autorizadas para produção ou conservação da natureza. Os principais afectados, perante um rol de animais banidos que inclui elefantes, leões, focas, avestruzes e incontáveis espécies de mamíferos, répteis e aves, não aparecem no documento: os circos com animais vão durar o tempo que restar de vida às suas estrelas de companhia.
"Qual é a diferença entre ter um leão ou um passarinho numa jaula?", dispara Victor Hugo Cardinali: 12 tigres, nove leões e dois elefantes.
Segundo o patriarca da conhecida família circense, a legislação que acaba de entrar em vigor em Portugal é única na Europa. "Sou membro da ECA (Associação Europeia de Circos) e apesar de já ter havido várias intenções, isto nunca foi para a frente em nenhum país. Nunca pedimos subsídios nem dependemos do Estado, mas agora vamos lutar pelo nosso trabalho."
Renato Alves, do circo Dallas (seis leões, e mais camelos, vacas da Mongólia, póneis e cavalos) só sabe da portaria pelo i. Os camelos escapam. "Registar é importante, sempre estivemos abertos às inspecções, mas um circo sem animais não é a mesma coisa", sublinha.
O fim do circo? O Ministério do Ambiente remete qualquer explicação para o Instituto de Conservação da Natureza (ICNB). Sandra Moutinho, do gabinete de comunicação do instituto, destaca que a nova lei tem em conta um período de adaptação de 90 dias, durante o qual devem ser referenciados os animais que ainda não tenham cumprido o registo obrigatório. Quanto à proibição de procriação - que levou o director do Circo Chen, Miguel Chen, a acusar o legislador de se ter esquecido de "mandar fabricar preservativos para os tigres, em declarações à Lusa - Sandra Moutinho adianta que não cabe ao ICNB ditar os métodos, embora adiante que "esterilizar ou separar os animais são duas opções".
A discussão está instalada. Entre os críticas, Cardinali é determinante: não vai esterilizar. Os circos que vêm de fora têm de informar-se. Não está previsto nenhum acompanhamento especial para a entrada em vigor da nova legislação. "As inspecções já existem neste momento através dos serviços de controlo dos circos. A fiscalização passa também pelas câmaras e pela GNR", diz Sandra Moutinho.
Circos vão deixar de ter animais. Está aberta a guerra
Saturday, September 26, 2009
Mais de 3700 assinaram petição - Portugal - DN
Todos os candidatos autárquicos vão receber cartas para que se comprometam a optar pela esterilização e, assim, evitar o abate
Quase quatro mil pessoas já assinaram a petição que defende a esterilização dos animais abandonados, em vez do abate, adiantou ao DN Maria Margarida Garrido, promotora da iniciativa. A primeira peticionária, que estima serem abatidos 30 mil animais por ano, em Portugal, explica que o próximo passo é pressionar os candidatos autárquicos a tomar posição.
"Enviei na terça-feira uma carta aos candidatos à Câmara Municipal de Lisboa", diz Maria Garrido, eleitora na capital. O gesto deverá ser repetido por todo o País, uma vez que as mais de 3700 pessoas que assinaram a petição estão a ser convidadas a enviar um documento semelhante para aos respectivos candidatos autárquicos.
Na carta, Maria Garrido defende que os abates feitos pelos canis não resolvem o problema dos animais abandonados. "A política de abate do canil municipal de Lisboa (cerca de 2000 animais/ano) está desajustada do objectivo de reduzir o número de animais abandonados que não tem cessado de aumentar", lê-se no documento enviada aos candidatos, incluindo António Costa e Santana Lopes.
Para a lisboeta, a solução é a esterilização dos animais de rua, sendo responsabilidade das autarquias tomar medidas neste sentido: "É urgente uma campanha nacional de esterilização organizada pelas câmaras em colaboração com os canis e associações".
Maria Garrido garante ter tido respostas positivas de cidadãos de todo o País, apesar de ainda não ter recebido qualquer resposta oficial dos candidatos autárquicos.
No entanto, nos dias 15 e 16 deste mês, os representantes dos peticionários foram ouvidos pelos partidos com assento parlamentar, na Assembleia da República, com excepção para o PS. E só o BE defendia no programa a esterilização dos animais.
Mais de 3700 assinaram petição - Portugal - DN
Sunday, September 13, 2009
Animais de Portugal: VITÓRIA: "Rodeio Açoriano" impedido em Ponta Delgada,
Na passada sexta-feira, em resposta à exposição-requerimento que a ANIMAL dirigiu à Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e às autoridades veterinárias da Região Autónoma dos Açores, requerendo a estas autoridades que impedissem um “Rodeio Açoriano” que estava anunciado para ontem, Sábado, 12 de Setembro, nos Fenais da Luz, localidade do concelho de Ponta Delgada, o Secretariado de Apoio à Presidência deste Município respondeu que não tinha emitido qualquer licença para a realização do dito evento – pelo que, além das características do “rodeio”, que o fariam um evento ilegal pelo facto deste tipo de evento envolver a inflicção de maus tratos contra animais que são proibidos pela lei portuguesa, este seria também ilegal pelo facto de nem sequer estar licenciado pela câmara municipal da localidade onde era suposto realizar-se.
http://animaisdeportugal.blogspot.com/2009/09/vitoria-rodeio-acoriano-impedido-em.html
Animais de Portugal: VITÓRIA: "Rodeio Açoriano" impedido em Ponta Delgada,
Tuesday, September 8, 2009
Associação ANIMAL: Por favor, envie à Direcção-Geral de Veterinária um requerimento para que esta autoridade declare oficialmente os “rodeios” espectáculos ilegais
Associação ANIMAL: Por favor, envie à Direcção-Geral de Veterinária um requerimento para que esta autoridade declare oficialmente os “rodeios” espectáculos ilegais
Sunday, September 6, 2009
Touradas: É hora de dizer basta - WSPA BR
Shared via AddThis
Touradas: É hora de dizer basta - WSPA BR
CAMPANHA INTERNACIONAL CONTRA RODEO TOUR EUROPE 2009
A Companhia Rumford Rodeo e a Associação Profissional de Cowboys de Rodeos (PRCA) estão a organizar um tour de rodeos americanos em vários países europeus.
O primeiro país será Espanha com 11 cidades a receberem estes espectáculos:
Madrid 18/19 de Setembro
Guadalajara 23 de Setembro
Castellón 25 de Setembro
Valencia 26/27 de Setembro
Benidorm 30 de Setembro
Marbella 2 de Outubro
Albacete ou Xátiva 4 de Outubro
Puerto de Sta. María 10 de Outubro
Badajoz 12 de Outubro
Logroño 17 Outubro
Os outros países são Itália, Alemanha, Bélgica e França.
Génova, Itália (31/10 e 1/11), Milão, Itália (7 e 8/11), Dusseldorf, Alemanha (15 e 16/11), Antuérpia, Bélgica (21 e 22/11) e Lille, França (data a ser arranjada).
Portugal também está incluído no tour, embora até esta data, não tenham sido reveladas datas ou locais. Presumimos, no entanto, que as cidades serão Lisboa e Porto.
Se estes rodeos tiverem sucesso já existem planos para os expandir a outros países em 2010, Suécia e Holanda.
Basta! Já temos barbaridade que chegue na Europa com touradas e festas populares com touros.Não podemos permitir que novas barbaridades sejam importadas.
O nosso Movimento em conjunto com a Initiative Anti-Corrida (Alemanha) e o Movimento Antispecista (Itália) enviou cartas de protesto para as autoridades alemãs e italianas pedindo-lhes que não autorizassem estes rodeos.
Após dois meses, não obtivemos qualquer resposta. Temos que impedir a todo o custo que estes rodeos se realizem. O objectivo destes abusadores de animais é integrar o continente europeu nos campeonatos de rodeos, o que significa, que os mesmos se passariam a realizar anualmente na Europa.
Notícias de jornais:
http://www.prorodeo.com/news.aspx?xu=1596
http://www.adn.es/local/madrid/20090831/NWS-1200-Ventas-Rodeo-septiembre-espanolas-americano.html
http://www.marbellaguide.com/blog/us-rodeo-tour-marbella/
http://www.theolathenews.com/119/story/510478.html
Por favor ajudem-nos a impedir estes rodeos.
Abaixo encontrarão três cartas,em espanhol, em italiano e em alemão para enviar ás respectivas autoridades.
http://www.iwab.org/campaignspor.html
CAMPANHA INTERNACIONAL CONTRA RODEO TOUR EUROPE 2009
Saturday, September 5, 2009
Portugal vai ter mais entidades de olho no tráfico de espécies ameaçadas - PUBLICO.PT
A luta contra o tráfico de espécies ameaçadas em Portugal vai ser reforçada com mais três entidades, uma comissão científica e a criação de um registo das pessoas que possuem espécimes CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção), no âmbito de um Decreto-Lei publicado esta semana e que actualiza legislação com 20 anos.
Portugal vai ter mais entidades de olho no tráfico de espécies ameaçadas - PUBLICO.PT
Monday, August 31, 2009
Spay Sisters - Madeira TV Clip
Spay Sisters - um grupo de veterinários do Reino Unido-baseada que criaram uma instituição de caridade indo para 3 países do mundo, onde há muitos gatos e cães e os veterinários não não são suficientes, realizando esterilizações a animais. Este é um newsclip dos seus esforços na Madeira em 2007. Uma grande causa!
http://www.spaysisters.org/index.html
Spay Sisters - Madeira TV Clip
Thursday, August 27, 2009
Cães perigosos Governo aprova novas regras de segurança - Expresso.pt
Lisboa, 27 Ago (Lusa) - O Governo aprovou hoje novas regras para os criadores e donos de cães, destinadas a reforçar a segurança pública, estando previstas sanções que vão da pena de prisão a multa para quem promover e participar em lutas de animais.
Cães perigosos Governo aprova novas regras de segurança - Expresso.pt
Tuesday, August 25, 2009
NÃO À TOURADA, SIM À CULTURA! Petition
To: Assembleia da República Portuguesa
NÃO À TOURADA, SIM À CULTURA!
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,
Considerando que a tourada é um espectáculo que viola abertamente os artigos 3º, 4º e 10º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais - aprovada pela UNESCO e pela ONU - , que é um espectáculo moralmente condenável e degradante para o touro, os toureiros e o público e que apenas contribui para uma imagem internacional negativa e bárbara de Portugal e dos portugueses, os signatários desta petição, em nome do futuro Partido Pelos Animais, solicitam que a Rádio Televisão Portuguesa, enquanto canal público, seja impedida de transmitir quaisquer espectáculos tauromáquicos.
É inaceitável que um serviço público, que usa o dinheiro dos contribuintes e que tem como função promover a cultura, divulgue espectáculos onde o prazer humano é obtido à custa do sofrimento animal, chocantes para a razão e a sensibilidade, anacrónicos no século XXI e condenados pela maioria dos portugueses.
Além disso, face ao disposto nos Artigos 1º al. a) e 2ª al. a) da Lei n. º 82/2009 de 21 de Agosto e uma vez que a referida Lei não faz qualquer tipo de diferenciação entre animais, vêm os peticionários requerer que se criminalizem todas as lutas entre animais, desde que não exista liberdade de escolha para os animais em causa, nomeadamente, as lutas de cães e as touradas.
Na verdade, sendo o Homem um animal e não fazendo esta Lei distinção alguma entre espécies de animais, então o Governo tem a obrigação de criminalizar a tourada, pois é uma luta entre vários animais.
NÃO À TOURADA, SIM À CULTURA! Petition
Sunday, August 23, 2009
Prisão até dez anos para donos de cães perigosos - PUBLICO.PT
Este novo diploma estabelece que passará a ser punível "a tentativa" de organização de lutas entre animais e as ofensas à integridade física causadas por animais, seja por dolo [intenção] ou negligência do dono. A pena será agravada se, da agressão, resultarem "ofensas graves" à integridade física da vítima. A lei prevê ainda que "as penas previstas nas normas ao abrigo da lei não podem exceder dez anos de prisão".
Prisão até dez anos para donos de cães perigosos - PUBLICO.PT
Friday, August 14, 2009
A Life Connected (Portuguese subtitles)
Spea: caça começa amanhã com calendário que prejudica aves aquáticas e migradoras - PUBLICO.PT
Spea: caça começa amanhã com calendário que prejudica aves aquáticas e migradoras - PUBLICO.PT
Thursday, August 13, 2009
Farpas Blogue: Câmara da Marinha Grande proíbe corrida na Praia de Vieira
Farpas Blogue: Câmara da Marinha Grande proíbe corrida na Praia de Vieira
Wednesday, August 12, 2009
Cats and dogs can't drive to the clinic -- they need a little help getting spayed and neutered. Music video created by Alliance for Humane Action (AHA!) • http://www.ahaworks.org/
Petição Por uma campanha urgente e nacional de esterilização de cães e gatos
Destinatário: Partidos Políticos
Petição Por uma campanha urgente e nacional de esterilização de cães e gatos
Aos Partidos Candidatos às Eleições Legislativas e Autárquicas
A política de abates maciços e indiscriminados como forma de luta contra o abandono e consequente existência de cães e gatos errantes, para além de profundamente cruel e chocante do ponto de vista ético, tem-se revelado ineficaz pois o número de animais abandonados, ou vivendo como tal, não pára de aumentar.
A única forma de controlar a população de cães e gatos errantes é através de uma campanha intensa de esterilizações, de norte a sul do país, que incida em primeiro lugar sobre os animais negligenciados que procriam livremente e em segundo lugar sobre os animais de munícipes carenciados de forma a adequar o número de animais domésticos ao número de donos responsáveis existentes.
As associações e grupos organizados de amigos dos animais, que felizmente já cobrem uma grande parte do país, têm conhecimento local de grande parte das situações que exigem intervenção e vão, inclusive, na medida dos seus parcos recursos e com o apoio de veterinários solidários, procedendo a esterilizações que são, no entanto, em número muito insuficiente para fazer face às necessidades.
Entretanto os nossos impostos são delapidados em pesadas estruturas cujo objectivo é, quase unicamente, eliminar os animais, havendo mesmo Câmaras que não cobram taxa de abate às pessoas que lá vão deixá-los, por motivos tão fúteis como, por exemplo, a ida para férias, funcionando tal facilitismo (apoiado por indicações de que os animais vão para adopção, quando se sabe que estas são escassas) como um incentivo ao abandono.
Os abaixo-assinados defendem uma política de redução da sobrepopulação de animais domésticos através da esterilização a ser feita nos canis municipais pelos veterinários municipais ou através de protocolos com entidades externas e assente na colaboração das associações e grupos de amigos dos animais para a identificação dos animais de risco.
Preconizam, também, que os donos de cadelas esterilizadas a suas expensas, fiquem isentos do pagamento da taxa municipal até perfazer o custo pago com a esterilização.
Mais informamos que consideramos a adopção destas medidas como indispensáveis para pôr termo à situação de calamidade em que se encontram os animais abandonados em Portugal e suficientemente importantes para que o nosso voto seja condicionado pela posição que os partidos adoptem a este respeito.
Os Peticionários
ASSINE E DIVULGUE!!
«Os animais não votam. Mas nós votamos». É com este lema que um grupo de cidadãos lançou na Internet, no dia 5 de Agosto, uma petição para pressionar os candidatos às eleições autárquicas e legislativas em relação à esterilização dos animais.
Em pleno Verão e em tempos de crise, em que muitos são os animais abandonados nas ruas ou abatidos nos canis, surge a petição «Por uma campanha urgente e nacional de esterilização de cães e gatos», que tem actualmente 1385 assinaturas.
A petição vai ser entregue aos partidos políticos a 15 de Setembro.
http://diario.iol.pt/sociedade/tvi24-animais-peticao-partidos-esterilizacao-sociedade/1081681-4071.html
Petição Por uma campanha urgente e nacional de esterilização de cães e gatos
Monday, August 3, 2009
O abandono mata! (Refugio das Patinhas)
Sunday, August 2, 2009
Animais Um em cada quatro cães em Portugal não recebe assistência médica veterinária especialistas - Expresso.pt
Animais Um em cada quatro cães em Portugal não recebe assistência médica veterinária especialistas - Expresso.pt
Animais Abandono deixou de ser prática exclusiva do período de férias associações - Expresso.pt
Animais Abandono deixou de ser prática exclusiva do período de férias associações - Expresso.pt
Tuesday, July 21, 2009
BRIGADA FISCAL LEVANTA AUTOS Ganaderos terão de passar facturas para as touradas -A União - jornal online
A Brigada Fiscal de Angra do Heroísmo da Guarda Nacional Republicana levantou, aos proprietários de “touros de aluguer para toiradas à corda”, cerca de uma dezena de “autos por infracção tributária por não passarem facturas”.
BRIGADA FISCAL LEVANTA AUTOS Ganaderos terão de passar facturas para as touradas -A União - jornal online
Saturday, July 18, 2009
Manifesto pelos grandes simios e pela natureza - 1 milhão de pessoas pelos primatas
http://www.apesmanifesto.org/portuguese.php
As florestas tropicais desaparecem num ritmo desenfreado e, com elas, as últimas populações de grandes símios. Todos os especialistas são unânimes: se não fizermos nada, gorilas, chimpanzés e bonobos terão desaparecido até a metade do século 21. Para os orangotangos, a situação é ainda mais dramática: é possível que, em 20 anos, eles só existam em zoológicos.
Hoje em dia, uma mobilização é imprescindível para cessar este Ecocídio! Salvar os grandes símios é salvar as florestas tropicais, um ecossistema essencial para o planeta. O desaparecimento em grande escala de tais florestas, resultante da exploração ilimitada, coloca em perigo não apenas a sobrevivência deste ecossistema e de sua biodiversidade, mas também a dos povos indígenas que dependem delas; ela significa ainda graves problemas ambientais. A desflorestação é hoje uma das maiores causas de emissão de gases do efeito estufa e por consequência do aquecimento global. O desaparecimento da floresta tropical será sem dúvida o prelúdio do desaparecimento do Homo sapiens sapiens, a espécie humana moderna. É tempo de reagir e de agir... antes que seja tarde demais!
Nós, cidadãos da Terra, exigimos de nossos governos e das instâncias internacionais que aceitem como dever supremo a conservação e a proteção dos primatas e fazer todo o possível para
Exigir uma gestão durável e respeitosa do ambiente das florestas tropicais, o habitat dos grandes símios
Proibir toda importação de madeiras tropicais não certificadas como provenientes de um comércio respeitoso do ambiente e que responda aos critérios estabelecidos pela certificação FSC
Contribuir para a implementação da exploração de recursos minerais (ouro, petróleo, diamantes, coltan, ferro) respeituosas do ambiente e das populações locais
Eliminar a caça ilegal de grandes símios, o tráfico de ‘carne do mato’ a ela associado e de jovens indivíduos vendidos como ‘animais de companhia’
A fim de respeitar os pontos 2, 3 e 4 deste manifesto, realizar controles severos nas empresas que trabalham em zona tropical, especialmente aquelas em que a direção está estabelecida nos nossos países ocidentais respectivos
Garantir os financiamentos necessários para a aplicação das cláusulas 1 a 5, especialmente para o desenvolvimento de projetos de gestão durável com as populações locais.
Manifesto pelos grandes simios e pela natureza - 1 milhão de pessoas pelos primatas
Thursday, July 16, 2009
AgroNotícias - SPEA: Relatório demolidor da Comissão Europeia conclui que a Política Agrícola deita por terra os esforços de protecção da natureza na Europa
AgroNotícias - SPEA: Relatório demolidor da Comissão Europeia conclui que a Política Agrícola deita por terra os esforços de protecção da natureza na Europa
Circulação de Animais de Circo
12. Decreto-Lei que estabelece as normas de execução na ordem jurídica nacional do Regulamento (CE) n.º 1739/2005, da Comissão, de 21 de Outubro, relativo ao estabelecimento das condições de polícia sanitária aplicáveis à circulação de animais de circo e outros números com animais, entre Estados-membros, aprova as normas de identificação, registo, circulação e protecção dos animais utilizados em circos, exposições, números com animais e manifestações similares em território nacional
Este Decreto-Lei visa assegurar a execução e garantir o cumprimento, no ordenamento jurídico nacional, das obrigações decorrentes de um Regulamento comunitário que define as condições de polícia sanitária aplicáveis à circulação de animais de circo entre os Estados-membros, bem como a circulação no território nacional e as condições de saúde e protecção animal, para a utilização de animais em circo e outros.
O diploma vem, também, aprovar as normas a que obedecem a identificação, o registo, a circulação e a protecção dos animais utilizados em circos, exposições itinerantes, números com animais e manifestações similares no território nacional.
Com esta iniciativa legislativa, visa-se garantir a harmonização das normas relativas a esta matéria, promover a salvaguarda da saúde pública e permitir o controlo do tráfico ilegal de animais.
http://www.governo.gov.pt/pt/GC17/Governo/ConselhoMinistros/ComunicadosCM/Pages/20090716.aspx
Circulação de Animais de Circo
Wednesday, July 15, 2009
Vá de férias e leve os animais consigo
Para as pessoas que têm animais de estimação, viajar implica um planeamento maior: transporte, alojamento e actividades, tudo é condicionado pelos companheiros de quatro patas.
Há duas possibilidades: deixá-los num hotel para animais e viajar sem eles ou levá-los consigo nas férias. Abandonar não é opção.
O site Bichara.net, por exemplo, dispõe de um catálogo de destinos e de hotéis que aceitam animais entre Portugal e o Brasil. Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Ilha de São Miguel, Ilha do Faial, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu figuram neste mapa. Já do outro lado do oceano, também são muitas as possibilidades: desde a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro ao encantador estado da Bahia.
Mais:
http://jn.sapo.pt/Dossies/dossie.aspx?content_id=1308410&dossier=Viva%20%2B%20Ver%E3o
Vá de férias e leve os animais consigo
Thursday, July 9, 2009
PUBLICO.PT - Zoo na Alemanha recebe oito tigres malnutridos de circo português
"Há nove meses, o Zoológico Serengeti Park, em Hodenhagen, Baixa-Saxónia (Norte), recebeu oito tigres malnutridos vindos de um circo em Coimbra. Ontem foram mostrados ao público pela primeira vez, já totalmente recuperados.Fabrizio Sepe, gestor do parque, contou ao PÚBLICO que em Setembro de 2008 recebeu um pedido de um amigo seu em Espanha. “Perguntou-me se podia salvar oito tigres de um circo em Coimbra, Portugal, que estava com sérias dificuldades económicas e que já não tinha dinheiro para alimentar os animais”."
PUBLICO.PT - Zoo na Alemanha recebe oito tigres malnutridos de circo português
Sunday, July 5, 2009
Os corvos da cidade de Lisboa estão a desaparecer - Ciência - DN
Símbolo da cidade de Lisboa, o corvo tem vindo aos poucos a desaparecer das áreas urbanizadas. Portugal é mesmo um dos poucos países onde as populações desta ave inteligente estão a diminuir. E nada está a ser feito para as proteger.
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1295486&seccao=Biosfera
Os corvos da cidade de Lisboa estão a desaparecer - Ciência - DN
PUBLICO.PT - Donos de cães perigosos e lutas entre animais podem ser punidos com prisão até dez anos
PUBLICO.PT - Donos de cães perigosos e lutas entre animais podem ser punidos com prisão até dez anos
PUBLICO.PT - Donos de cães perigosos e lutas entre animais podem ser punidos com prisão até dez anos
Saturday, July 4, 2009
Há quase 17 000 espécies em perigo de extinção - Ciência - DN
Há pelo menos 16 928 mil espécies de animais e plantas em risco de extinção, incluindo um terço dos anfíbios e quase um quarto dos mamíferos, segundo a última análise da União Internacional da Conservação da Natureza (UICN). Nos últimos cinco séculos, diz a organização, terão desaparecido mais de 800 espécies e há mais 290 que se suspeita que tenham sido eliminadas.
Há quase 17 000 espécies em perigo de extinção - Ciência - DN
Monday, June 29, 2009
PUBLICO.PT - Observação de baleias rende 1500 milhões de euros no mundo e 15 milhões em Portugal
PUBLICO.PT - Observação de baleias rende 1500 milhões de euros no mundo e 15 milhões em Portugal
Saturday, June 27, 2009
Direitos animais vs. bem-estar animal
Direitos animais vs. bem-estar animal from Gary L. Francione on Vimeo.
O professor Francione argumenta que há profundas diferenças teóricas e práticas entre direitos animais e bem-estar animal. Ele critica aquilo que ele chama de “neobem-estarismo”, ou seja, a posição segundo a qual fazer melhoras incrementais no bem-estar animal acabará levando à abolição da exploração animal. Essas idéias estão apresentadas em Rain Without Thunder: The Ideology of the Animal Rights Movement (Temple University Press, 1996).
Direitos animais vs. bem-estar animal
Diário Digital- Primeiros linces deverão chegar a Portugal em Setembro
O secretário de Estado do Ambiente deslocou-se esta sexta-feira a Espanha para ultimar o acordo ibérico que permite acolher, "provavelmente em Setembro", os primeiros linces ibéricos no Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro construído em Silves.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=396067
Diário Digital- Primeiros linces deverão chegar a Portugal em Setembro
PUBLICO.PT - Conferência baleeira termina mais cedo sem solução para a crise
A Comissão Baleeira Internacional evitou o colapso, mas não conseguiu chegar ao fim da sua 61ª conferência anual com uma solução para a crise que a paralisa há anos. A reunião terminou ontem, no Funchal, um dia mais cedo do que o previsto e com a promessa de mais um ano de negociações.
PUBLICO.PT - Conferência baleeira termina mais cedo sem solução para a crise
Thursday, June 25, 2009
IOL Diário - Governo rejeita retomar caça à baleia
O Governo português rejeitou qualquer intenção de permitir que a caça à baleia seja retomada e garantiu que vai assegurar o cumprimento da proibição desta actividade na sua Zona Económica Exclusiva, avança a agência Lusa.
http://diario.iol.pt/ambiente/baleia-caca-ambiente-acores-tvi24-ultimas-noticias/1071856-4070.html
IOL Diário - Governo rejeita retomar caça à baleia
Tuesday, June 23, 2009
IOL Diário - Baleias: «Portugal tem uma palavra a dizer»
Madeira recebeu esta segunda-feira a 61º reunião anual da Comissão Internacional para as Baleias. Os ambientalistas prometeram pressionar os dirigentes mundiais a tomar medidas drásticas contra o Japão, a Noruega e a Islândia, os países que matam baleias para fins comerciais, de forma a evitar a exploração das baleias, informa a Lusa.
http://diario.iol.pt/ambiente/baleias-madeira-defensores-cacadores-tvi24/1071413-4070.html
IOL Diário - Baleias: «Portugal tem uma palavra a dizer»
Baleias ONGs apelam no Funchal ao fim da caça à baleia por parte do Japão, Dinamarca e Islândia - Expresso.pt
Funchal, 22 Jun (Lusa) -- Organizações ecologistas internacionais protestaram hoje contra os programas de caça à baleia do Japão, Dinamarca e Islândia, à margem da 61/0 reunião plenária da Comissão Baleira Internacional (CIB), que decorre no Funchal até sexta-feira."
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/522172
Baleias ONGs apelam no Funchal ao fim da caça à baleia por parte do Japão, Dinamarca e Islândia - Expresso.pt
PUBLICO.PT - Portugal disposto a aceitar caça costeira à baleia
"Portugal admite o regresso de alguma caça à baleia a nível internacional, em troca de mais medidas de conservação para os grandes cetáceos. Aproximar as posições pró e contra a caça à baleia é a postura que o país está a manter na reunião anual da Comissão Baleeira Internacional (CBI), que começou hoje no Funchal, Madeira"
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1388022&idCanal=2100
PUBLICO.PT - Portugal disposto a aceitar caça costeira à baleia
Monday, June 22, 2009
Carlos Lopes apresentou queixa contra a TAP - Desporto - DN
Ao chegar a Portugal, Carlos Lopes dirigiu-se à polícia e apresentou queixa contra a TAP por ter sido impedido de viajar com o seu cão-guia.
A Transportadora Aérea Portuguesa já pediu desculpas pelo sucedido, mas a primeira atitude do presidente da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal ao chegar a território nacional foi dirigir-se à polícia para apresentar queixa contra a companhia.
Carlos Lopes garantiu que, em seis anos, já viajou várias vezes na companhia da sua cadela Gucci, sem nunca ter sido exigido um açaime para o animal. À agência Lusa, fonte da TAP lamentou a situação e garantiu terem já sido tomadas medidas para corrigir o sucedido, designadamente a abertura de um inquérito interno para avaliar o incidente.
O ex-atleta paralímpico solicitou ainda uma reunião com a administração da TAP.
Carlos Lopes apresentou queixa contra a TAP - Desporto - DN
Proposta para reduzir matança de baleias enfrenta impasse - Estadao.com.br
LISBOA - A Comissão Baleeira Internacional (CBI) iniciou nesta segunda-feira, 22, a discussão de um possível acordo que poderá reduzir o número de baleias mortas a cada ano. No entanto, grupos ambientalistas manifestaram pouca esperança de um avanço significativo na disputa que já dura duas décadas. A reunião anual da CBI acontece ao longo desta semana na Ilha da Madeira, em Portugal.
Proposta para reduzir matança de baleias enfrenta impasse - Estadao.com.br
IOL Diário - Baleias «discutidas» na Madeira
A 61ª reunião anual da comissão internacional para as baleias começa esta segunda-feira na Madeira, onde vários ambientalistas vão marcar presença.
Os defensores das baleias prometem pressionar os dirigentes mundiais a tomarem medidas drásticas contra o Japão, a Noruega e a Islândia, os países que matam estes animais para fins comerciais.
No palco escolhido para esta reunião, as baleias são rentáveis, mas de outra forma. Cerca de metade dos turistas que visitam a Madeira não prescindem de ver estes animais no Verão.
IOL Diário - Baleias «discutidas» na Madeira
Capitão do Sea Shepherd preso em Portugal en
22.6.09
O Capitão do navio Sea-Shepherd, defensor das baleias, foi preso em Portugal devido a um incrível mandato de captura de há 30 anos atrás.
Paul Watson foi preso no aeroporto da Madeira quando chegou para a reunião anual da Comissão Baleeira Internacional que se realiza durante esta semana no Funchal.
O director australiano da Sociedade de Conservação Sea Shepherd, Jeff Hansen, afirmou que Paul Watson foi libertado após 4 horas de interrogatório."
Capitão do Sea Shepherd preso em Portugal en
Sunday, June 21, 2009
Brasil não apoiará qualquer liberação de caça na 61ª Reunião da CIB
Brasil não apoiará qualquer liberação de caça na 61ª Reunião da CIB
Jun 18, 2009
No dia 15 de maio a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) lançou uma campanha mundial solicitando ao público que participasse de uma ação online pelas baleias. Afinal, na reunião anual da Comissão Internacional da Baleia (CIB), que acontece na semana que vem em Portugal, os países-membros podem vir a aprovar a caça costeira, desrespeitando a proibição mundial.
Em resposta à campanha, cerca de 6.000 pessoas enviaram uma carta-padrão para o Comissário do Brasil à CIB, Sr. José Truda Palazzo, solicitando que nosso país não apoie qualquer liberação de caça de baleias nessa reunião.
O Comissário não só reiterou a posição pró-baleias do Brasil, como também fez questão de responder a todos que lhe escreveram.
Veja abaixo a resposta do Comissário do Brasil à CIB aos milhares de participantes da campanha da WSPA
http://www.wspabrasil.org/latestnews/2009/Brasil-nao-apoiara-qualquer-liberacao-de-caca-na-61a-Reuniao-da-CIB.aspx
Brasil não apoiará qualquer liberação de caça na 61ª Reunião da CIB
Saturday, June 20, 2009
Farpas Blogue: "Tour" de "Michelito" comprometida
Foram de todo infrutíferas as "démarches" realizadas durante o dia de ontem pelo Governador-Civil de Portalegre junto do governo de José Sócrates no sentido de inverter a situação provocada pela IGAC e permitir que o pequeno toureio "Michelito" actuasse esta noite em Portalegre - para onde estava programado um "mano-a-mano" com o cavaleiro Miguel Moura, interditado às cinco da tarde de ontem pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais.
Depois da proibição para actuar no Campo Pequeno (quinta-feira) e hoje em Portalegre, torna-se difícil que o caso venha a ter um "volte-face" e segundo fontes oficiais, as autoridades estão mesmo decididas a não permitir que "Michelito" Lagravére se apresente em arenas nacionais, dada a sua menor idade e sobretudo o facto de ser toureiro a pé, por isso mais exposto ao perigo.
Além das duas actuações que foram proibidas, "Michelito" tinha exibições agendadas para Julho em Vizela (dia 5) e Albufeira (10); em Agosto em Espinho (corrida entretanto cancelada), Monte Gordo (8), Alcochete (11) e Coruche (17) e em Setembro em Barqueiros (6) e Montemor-o-Novo (7), tudo levando a crer que já não se concretizarão.
Farpas Blogue: "Tour" de "Michelito" comprometida
Thursday, June 18, 2009
PUBLICO.PT - Comissão de menores proíbe criança de 11 anos de actuar em tourada
PUBLICO.PT - Comissão de menores proíbe criança de 11 anos de actuar em tourada
Wednesday, June 17, 2009
Esterilização Obrigatória: realidade dos gatos em Lisboa
Esterilização Obrigatória: realidade dos gatos em Lisboa
Sunday, June 14, 2009
Para que o Sado volte a cobrir-se de golfinhos - JN
Para que o Sado volte a cobrir-se de golfinhos - JN
Tuesday, June 9, 2009
Diário Digital - Partido Pelos Animais fará «todo o possível» por ir a votos
Já faz parte do nome mas o Partido Pelos Animais ainda não está formalizado junto do Tribunal Constitucional, contando com a Internet para recolher as assinaturas que podem levá-lo a eleições ainda este ano.
A estrutura, com página em
http://partidopelosanimais.blogspot.com/
centra-se nos direitos dos animais mas Paulo Borges, da comissão coordenadora, esclareceu à Agência Lusa que o partido não será monotemático, manifestando-se igualmente «a favor da defesa da natureza, do meio ambiente e de todas as formas de vida, o que inclui obviamente o próprio Homem, cuja felicidade depende da sua relação harmoniosa com os outros seres».
Diário Digital - Partido Pelos Animais fará «todo o possível» por ir a votos
Saturday, May 30, 2009
Português detido por atirar gatos pelo carro
Um português, de 35 anos, foi detido em Tenerife, Espanha, por maus tratos a animais. O indivíduo terá atirado vários gatos vivos pelo carro, enquanto circulava na auto-estrada, segundo informação do «20 minutos».
A detenção ocorreu na sexta-feira. A Guarda Civil teve conhecimento de uma chamada de um jovem, que terá ligado para o 112, a chamar a atenção para um condutor que atirava gatos vivos a partir do carro. A viatura circulava perto da cidade de Fasnia, província de Santa Cruz de Tenerife.
O indivíduo acabou por se interceptado pela Guarda Civil. Pessoal da manutenção rodoviária retirou um dos gatos da estrada, que acabou por ser atropelado por um turista.
O indivíduo, acusado de maus tratos a animais domésticos, foi detido pela Guarda Civil. Desconhece-se, no entanto, o número exacto de animais que foram atirados e abandonados na auto-estrada.
em: http://diario.iol.pt/internacional/portugues-estrada-espanha-gato-carro-tvi24/1067193-4073.html
Português detido por atirar gatos pelo carro
Saturday, May 23, 2009
Monday, May 18, 2009
Proteja as baleias mantendo a proibição da caça!
No dia 22 de junho mais de 80 governantes de diversos países irão encontrar-se para decidir o futuro das baleias no mundo. Mais de 25 anos depois da proibição global da caça comercial de baleias, esses inteligentes mamíferos estão em perigo uma vez mais.
Na reunião anual da Comissão Baleeira Internacional (CBI), em Portugal, os países membros irão estudar uma proposta para permitir o levantamento do embargo internacional . Muitos governos parecem perigosamente interessados em aceitar a proposta.
Esta proposta, se aceite, irá abrir a porta para que esta cruel indústria cresça em todo o mundo.
Este mamíferos de sangue quente serão expostos a armas de fogo e arpões e, finalmente, a uma morte agonizante que pode durar uma hora.
Assegure votos para as baleias, não baleeiros O mundo precisa urgentemente de baleias.
Peça ao seu representante nacional na Comissão Baleeira Internacional para defender a proibição geral de baleação comercial.
Por favor, proteja as baleias de hoje.
Participe nesta acção, enviando uma mensagem ao Ministro do Ambiente de Portugal, pedindo-lhe que vote contra o levantamento desta proibição.
http://e-activist.com/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=24&ea.campaign.id=3498
Esta será a mensagem enviada ao tomar acção pelas baleias.
Francisco Nunes Correia
Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional
Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional
Rua de O Século, 51
P-1200-433 Lisboa
Portugal
Excelentíssimo Senhor Ministro:
A última semana de Junho de 2009 vai ser crucial para as baleias do mundo. A Comissão
Baleeira Internacional (CBI) vai-se reunir para decidir o seu futuro. Escrevo para pedir que V. Ex.a garanta que Portugal se mantenha firme na proteção das baleias nesse momento decisivo ao rejeitar acordos que permitam a caça costeira.
Desde o último ano, a CBI vem deliberando sobre o seu futuro, dividida entre uma história de
caça e as mudanças que requerem a proteção desses inteligentes mamíferos. No meio dessa
incerteza, foi proposto em Março que quotas de caça costeira deveriam ser concedidas ao Japão.
A Comissão deverá votar essa proposta na reunião que acontecerá em Junho.
Desde 1987, o Japão matou mais de 11.000 baleias, desafiando a proibição mundial. A proposta feita em Março recompensaria esse mau comportamento ao permitir a morte cruel de mais baleias. Além disso, iria abrir um sério precedente, dando margem para a retomada da caça costeira de baleias, prejudicando a proibição mundial. Para pessoas como eu, preocupadas com a protecção e o bem-estar das baleias, isso é totalmente inaceitável.
Eu sou um de muitos milhões de pessoas que acreditam que a caça comercial de baleias deveria acabar pelo simples facto de ser extremamente cruel. Os arpões explosivos usados para matá-las mudaram pouco num período de mais de 100 anos. Os próprios relatórios do Japão mostram que mais de 60% das baleias não morrem imediatamente. O grande tamanho delas significa que não existe uma maneira de matar uma baleia no mar de forma rápida e humanitária – algumas sofrem com feridas severas por mais de uma hora, enquanto lutam desesperadamente para fugir.
Diversos governos e órgãos intergovernamentais no mundo concordam que temos a
responsabilidade de tratar os animais de forma humanitária. O compromisso da União Europeia com o bem-estar animal está claramente expresso no Tratado de Amsterdão, que reconhece os animais como seres sencientes e defende que a Comunidade Europeia “dedique atenção total às necesssidades de bem-estar dos animais...”. Além disso, o “Plano de Acção da Comunidade para a Protecção e o Bem-Estar de Animais 2006-2010” registra o objectivo primário de “continuar a promover altos padrões de bem-estar animal na UE e a nível internacional”.
A CBI e seus membros têm a responsabilidade de garantir que as baleias sejam protegidas
contra sofrimento desnecessário. Espero que Portugal, como membro da EU, irá garantir que
essa responsabilidade seja cumprida. O sofrimento causado pela caça comercial de baleias é
desnecessário – não há nenhum produto derivado de baleia que não possa ser obtido de outra
fonte.
Acredito que, como a caça comercial de baleias não pode ser realizada de forma humanitária, ela não deveria acontecer. A União Europeia não permitiria que uma matança tão cruel e o
sofrimento prolongado fossem infligidos aos mamíferos terrestres abatidos comercialmente para consumo. Assim, peço que V. Ex.a garanta que a EU não vote a favor desse mau tratamento dispensado aos mamíferos marinhos.
Esse é um assunto de grande importância para mim. Espero que tanto a sua compaixão pessoal quanto o seu desejo de representar a opinião do povo português o levem a garantir que Portugal rejeite qualquer acordo que venha a aprovar e permitir essa prática cruel e desnecessária.
Atenciosamente
OBRIGADA
MAIS SOBRE O FIM DESUMANO DAS BALEIAS (inglês)
http://www.wspa-international.org/wspaswork/whaling/aninhumaneend.aspx
Proteja as baleias mantendo a proibição da caça!
Sunday, May 17, 2009
Cães Polícia
Cães Polícia
Vídeo: Cães que lhes dão o mundo
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/514715
Cães de assistência
São, segundo o Decreto-Lei n.º 74/2007, de 27 de Março, cães que auxiliam pessoas com deficiência, caso dos cães-guia, cães para surdos e cães de serviço. Há uma quarta categoria, que a Ânimas quer trazer para Portugal, e que são os cães de alerta, cuja missão é avisar os utilizadores para a ocorrência de ataques de doenças como a epilepsia ou a diabetes.
Cães de Serviço: auxiliam pessoas com deficiência motora, realizando tarefas como abrir portas, recolher objectos do chão ou de locais inacessíveis, acender luzes, accionar elevadores, despir certas peças de vestuário, etc.
Cães para Surdos: alertam para o toque de campainhas, alarmes, choro de recém-nascido, etc.
Cães-Guia: conduzem o cego em segurança, evitando que choque com obstáculos e ajudando-o a encontrar locais, etc.
Mais em
http://www.animaspt.org/
http://www.caesguia.org/
Vídeo: Cães que lhes dão o mundo
Direitos animais ou bem-estar animal?
http://gato-negro.org/blog/direitos-animais-ou-bem-estar-animal/
Direitos animais ou bem-estar animal?
Friday, May 15, 2009
"Direitos dos animais" em "Aqui & Agora"
Direitos dos animais em debate
Tuesday, May 12, 2009
Câmara caça gatos à noite
Lisboa: Recolha de animais na freguesia do Castelo
Os moradores da freguesia do Castelo, em Lisboa, estão indignados e acusam a Câmara Municipal de Lisboa de maltratar os gatos de rua que deambulam naquela zona e que são tratados e alimentados pelos próprios moradores.
Câmara caça gatos à noite
Monday, May 11, 2009
Sobreviver tem ainda largas dezenas de animais resgatados
Sobreviver tem ainda largas dezenas de animais resgatados
Saturday, May 9, 2009
Petição: Não à promoção da caça ao javali como férias no Algarve
STOP packaging and promoting cruelty! - The Petition Site: "I am planning to write to Tivoli hotels & resorts to complain about their 'Wild Boar Hunting' packages in Portugal. Wild Boar can be hunted with guns, dogs and bow& arrow.
Not only is hunting obviously immoral and unethical..... It has zero to do with population control (as zoologists, vets and scientists have proven time and time again) and more to do with the human ego and cruelty. Legal, neatly laid-on and packaged cruelty. Making the entire issue of hunting seem a normal, natural, happy, sporting affair to be enjoyed as a leisure pursuit on holiday, as opposed to the unjustifiable slaughter it really is.
Please see the link below for yourself:
http://www.tivolihotels.com/hotels-portugal/on-line-reservations/packages/tivoli_marina_vilamoura/pack-wild-boar-hunt-tivoli-marina-vilamoura/promotion.aspx
My aim is to get as many names together as possible, to show we, the general public, will be boycotting Tivoli Hotels & Resorts untill they stop promoting and earning from such outdated, blood thirsty practices.
I will also be writing to www.huntinginturkey.eu,
who organise and promote hunting as holidays. wild Boar, Deer, Lynx and Birds among other Animals too.
Hunting is as viscious as it is neanderthal.... All forms of hunting MUST be stopped, but I am focusing on this particular form and promotion of it right now.
ALSO please write to the hotels yourself at: htmarinavilamoura@tivolihotels.com
Wild Boar are timid harmless creatures, who only become agressive when their young are threatened.
PLEASE repost! Thank You!"
----------------------------------------------------------------------------------
Esta petição dá-nos a conhecer que o Tivoli Marina Vilamoura se encontra a promover a caça como divertimento de férias.
Programa de caça ao javali ( Repare nos pormenores )
Para cada participante não-caça, adicione 100 €
• •
Caça método: "Still"
• •
Preço por javalis:
Wild Boar Wild Boar
Preço
Feminino / Exemplo
430,00 € 430,00 €
De 14 a 16 cms 1100,00 €
De 16 a 18 cms 1500,00 €
De 18 a 20 cms 1700,00 €
De 20 a 22 cms 1900,00 €
Mais de 22 cms 110,00 € / cm
TODOS OS PREÇOS citadas acima são por pessoa e em euros e incluem
SERVIÇO E IVA
O javali pode ser pode ser caçado com armas, cães , arco e flecha.
A caça não só é imoral como antiético, pretendendo apenas alimentar o ego humano e a crueldade.
Agora é usada como uma actividade natural, feliz e desportiva para ser desfrutado como lazer.
Por favor, veja o link abaixo :
http://www.tivolihotels.com/hotels-portugal/on-line-reservations/packages/tivoli_marina_vilamoura/pack-wild-boar-hunt-tivoli-marina-vilamoura/promotion.aspx
O objectivo da petição é acrescentar o maior número possível de assinaturas para mostrar que nós, o público em geral, boicotará Tivoli Hotels & Resorts, até que deixem de promover e ganhar a partir de tais desactualizadas e sangrentas actividades.
Escreva também para
htmarinavilamoura@tivolihotels.com
Outros contactos:
Tivoli Marina Vilamoura
8125-901 Vilamoura · Algarve · Portugal
T. +351 289 303 303 · F. +351 289 303 345 · E. htmarinotel@tivolihotels.com
E. reservations.htm@tivolihotels.com
http://www.tivolimarinotel.com/
Petição: Não à promoção da caça ao javali como férias no Algarve