Thursday, February 12, 2009

Aljezur quer acabar com casos de eutanásia de animais




Campanhas de esterilização e castração, sensibilização das populações, campanhas de adopção responsáveis, campanhas contra o abandono e maus-tratos, campanhas de angariação de donativos para financiar as anteriores.Este é um resumo das estratégias e apelos que resultaram do 1º Encontro Pelos Animais, que decorreu recentemente em Aljezur.
Os promotores do evento, veterinários e associações de animais, com o apoio da Câmara de Aljezur, salientaram que é urgente acabar com a eutanásia de cães e gatos na região.


“Existem muitos canis onde os animais são eutanasiados ao fim de alguns dias”, denunciaram os responsáveis, salientando que essa actuação demonstra falta de interesse em relação ao bem-estar animal, apelando aos visados uma atitude “mais humana, actual e civilizada”.
“Muitos municípios continuam sem qualquer politica de prevenção e actuação a nível do bem-estar animal”, criticaram ainda os veterinários e associações envolvidas nesta iniciativa.
Segundo os mesmos, “a eutanásia não pode nunca ser um método de controlo populacional” dos animais nos canis.
No encontro, que teve lugar no Espaço + em Aljezur, foram abordados ainda outros temas, tais como, “a importância do trabalho dos médicos veterinários municipais junto das populações e a sua colaboração com associações e grupos de voluntários, os bons exemplos existentes no país a ambos os níveis, a responsabilidade dos municípios na protecção dos animais, a importância das campanhas de educação junto das populações, as vantagens das campanhas de esterilização de animais vadios ou errantes e a questão da adopção de animais a partir de canis municipais”.
Perspectiva moderna e actual
“Numa perspectiva moderna e actual da defesa do bem-estar e saúde animal e, ainda, da saúde pública e higiene pública veterinárias, parece-nos fundamental identificar estratégias de actuação concertadas, criar sinergias, potenciar acções e agilizar procedimentos”, justificaram.
De acordo com os responsáveis, “o médico veterinário municipal apresenta-se, actualmente, como a autoridade veterinária mais bem posicionada em todas as questões que se relacionam com bem-estar animal, saúde animal e saúde pública, em cada concelho, podendo e devendo a sua actuação ser optimizada pela colaboração dialogante com associações de protecção animal”.
Neste encontro participaram diversas associações de protecção animal vindos de vários pontos do país.


http://www.jornaldoalgarve.pt/artigos.aspx?id=9466
Share/Bookmark

No comments:

Post a Comment