Saturday, March 27, 2010

Resolução Para 2010: Ajudar Animais Sem Rosto

O sofrimento animal está em todo o lado, mas parece que só nos conseguimos mover para acudir a casos concretos. Precisamos de associar um rosto a cada caso, a cada história, a cada tragédia... Pena é que não percebamos onde está a verdadeira tragédia.




A verdadeira tragédia é não fazermos aquilo que está ao nosso alcance para evitar o sofrimento animal antes de ele acontecer. Claro que devemos continuar a acudir a todos os casos de sofrimento com que nos deparamos e que podemos minorar — a questão não é essa. A questão é não fazermos mais do que isso e, deste modo, o panorama da protecção animal nunca irá melhorar.



Se quisermos evitar mortes e consequências graves por doenças cardiovasculares, por exemplo, não vamos apenas investir no tratamento dos doentes — vamos investir na sensibilização para a necessidade de uma alimentação equilibrada e de exercício físico. Do mesmo modo, se queremos evitar sofrimento animal, não podemos continuar apenas a tratar as consequências da negligência e dos maus-tratos. Temos de investir a sério na sensibilização e na educação da população para o respeito pelos animais. Temos de nos habituar a combater também estes problemas pela raiz.



Esta nossa grande dificuldade em sentir empatia por quem não conhecemos explica também em parte por que motivo ainda há tantas pessoas que dizem respeitar os animais, mas continuam a comê-los. Certamente, a maioria das pessoas seria incapaz de continuar a comer animais se associasse aquilo que tem no prato a um rosto ou à personalidade de um ser único e insubstituível. Um ser tão único e tão merecedor do nosso respeito como os cães ou os gatos com que convivemos de perto e que jamais conceberíamos explorar para nossa alimentação.



A sensibilização não exige grandes recursos e deve começar a nível local, pois é a nível local que as nossas acções têm maior impacto. Em 2010, empenhe-se activamente na sensibilização da sua comunidade para os problemas que afectam os animais! Peça-nos folhetos educativos para disponibilizar em locais estratégicos da sua zona e comece já a contribuir para a mudança de mentalidades. O seu contributo será decisivo para o cão que deixará de viver preso a uma corrente, será decisivo para o bezerro que não nascerá para uma curta vida de exploração e sofrimento, será decisivo para a gata que será esterilizada e deixará de gerar ainda mais ninhadas... Poderá nunca vir a conhecer os rostos dos animais que ajudou, mas não duvide que terá dado um importante contributo para evitar sofrimento animal.



Pelos animais, passe a palavra!

http://www.pelosanimais.org.pt/blogue/animais_sem_rosto
 


a_vida_passa-lhes_ao_lado


http://www.liberta-me.org/


Animais Como Nos


animais_companhia

Liberta Me


porque_esterilizar


http://www.esteriliza-me.org/

respeitar_os_animais

http://www.veg4life.org/
Share/Bookmark

No comments:

Post a Comment