Wednesday, March 31, 2010

Petição Pelo bem- estar animal na Lousã

Petição Pelo bem- estar animal na Lousã

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Lousã


Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Lousã

Exmos. Senhores Vereadores

• Considerando a importância dos animais de companhia em virtude da sua contribuição para a qualidade de vida e o seu valor para a sociedade;

• Considerando os riscos inerentes ao superpovoamento animal para a higiene, a saúde e a segurança do homem e dos outros animais;

• Considerando que uma atitude e uma prática fundamentais comuns tendentes a uma conduta responsável por parte dos proprietários de animais de companhia são não só um objectivo desejável mas também realista;

• Considerando que o desrespeito pelos animais conduz o homem a cometer crimes contra os animais;

• Considerando que o reconhecimento por parte da espécie humana dos direitos à existência dos animais constitui o fundamento da coexistência das espécies no mundo;

• Considerando que o respeito pelos animais, por parte do homem, está relacionado com o respeito dos homens entre eles próprios;

• Considerando que faz parte da educação, ensinar, desde a infância, a observar, compreender, respeitar e amar os animais.

Nos termos dos artigos 2°, 4°, 6° e 8° da Lei 43/90, de 10/08, na redacção dada pela Lei 45/2007, de 24/08, os peticionários solicitam, com base na Lei 92/95, de 12 de Setembro, no Dec. Lei 315/2003 de 17 de Dezembro e na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, aprovada pela UNESCO e pela ONU, que sejam tidos na devida conta os seus anseios e preocupações relativos ao bem-estar dos animais do concelho da Lousã, pelo que

REQUEREM:

1. A suspensão imediata das capturas de cães, salvo casos excepcionais (animais perigosos ou cuja doença seja um perigo para a saúde pública) até à entrada em funcionamento de um Centro de Recolha Animal homologado e à melhoria dos procedimentos de captura.

2. O futuro Centro de Recolha Animal deve esterilizar todos os animais que são dados para adopção.

3. A Câmara Municipal deve proporcionar aos munícipes com recursos financeiros limitados a esterilização dos animais que possuem, ao abrigo de protocolos entre a Câmara, as Associações de Animais e Clínicas Veterinárias, com vista a estancar e reduzir progressivamente o seu número a curto e médio prazo.

4. A Câmara Municipal deve referenciar os munícipes que entregam ninhadas de gatos ou cães para abate, com vista a conseguir a esterilização das fêmeas que procriam, assim como os que privam os seus animais do mínimo de bem-estar,com identificação completa.

Na convicção de que os legítimos interesses e preocupações dos signatários merecerão da Câmara e da Assembleia Municipal a devida consideração,

Com os melhores cumprimentos

Os signatários
 
 
http://louzanimales.blogspot.com/2010/03/peticao-pelo-bem-estar-animal-na-lousa.html
Share/Bookmark

Saturday, March 27, 2010

Resolução Para 2010: Ajudar Animais Sem Rosto

O sofrimento animal está em todo o lado, mas parece que só nos conseguimos mover para acudir a casos concretos. Precisamos de associar um rosto a cada caso, a cada história, a cada tragédia... Pena é que não percebamos onde está a verdadeira tragédia.




A verdadeira tragédia é não fazermos aquilo que está ao nosso alcance para evitar o sofrimento animal antes de ele acontecer. Claro que devemos continuar a acudir a todos os casos de sofrimento com que nos deparamos e que podemos minorar — a questão não é essa. A questão é não fazermos mais do que isso e, deste modo, o panorama da protecção animal nunca irá melhorar.



Se quisermos evitar mortes e consequências graves por doenças cardiovasculares, por exemplo, não vamos apenas investir no tratamento dos doentes — vamos investir na sensibilização para a necessidade de uma alimentação equilibrada e de exercício físico. Do mesmo modo, se queremos evitar sofrimento animal, não podemos continuar apenas a tratar as consequências da negligência e dos maus-tratos. Temos de investir a sério na sensibilização e na educação da população para o respeito pelos animais. Temos de nos habituar a combater também estes problemas pela raiz.



Esta nossa grande dificuldade em sentir empatia por quem não conhecemos explica também em parte por que motivo ainda há tantas pessoas que dizem respeitar os animais, mas continuam a comê-los. Certamente, a maioria das pessoas seria incapaz de continuar a comer animais se associasse aquilo que tem no prato a um rosto ou à personalidade de um ser único e insubstituível. Um ser tão único e tão merecedor do nosso respeito como os cães ou os gatos com que convivemos de perto e que jamais conceberíamos explorar para nossa alimentação.



A sensibilização não exige grandes recursos e deve começar a nível local, pois é a nível local que as nossas acções têm maior impacto. Em 2010, empenhe-se activamente na sensibilização da sua comunidade para os problemas que afectam os animais! Peça-nos folhetos educativos para disponibilizar em locais estratégicos da sua zona e comece já a contribuir para a mudança de mentalidades. O seu contributo será decisivo para o cão que deixará de viver preso a uma corrente, será decisivo para o bezerro que não nascerá para uma curta vida de exploração e sofrimento, será decisivo para a gata que será esterilizada e deixará de gerar ainda mais ninhadas... Poderá nunca vir a conhecer os rostos dos animais que ajudou, mas não duvide que terá dado um importante contributo para evitar sofrimento animal.



Pelos animais, passe a palavra!

http://www.pelosanimais.org.pt/blogue/animais_sem_rosto
 


a_vida_passa-lhes_ao_lado


http://www.liberta-me.org/


Animais Como Nos


animais_companhia

Liberta Me


porque_esterilizar


http://www.esteriliza-me.org/

respeitar_os_animais

http://www.veg4life.org/
Share/Bookmark

Sunday, March 21, 2010

Traficantes trazem ovos de aves à cintura - Globo - DN

Traficantes trazem ovos de aves à cintura - Globo - DN

"Técnicas Saem do avião com toda a descontracção. Caminham em direcção à saída tendo cuidado com a carga que trazem à cintura. Os ovos de papagaio podem valer muito dinheiro para quem quer ter um exemplar em casa. É desta forma que a maioria das aves entra em Portugal. "
Share/Bookmark

Petição Pelo fim das corridas de touros em Portugal

Petição Pelo fim das corridas de touros em Portugal

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República



Nos termos da Constituição da República Portuguesa e ao abrigo das leis vigentes, vimos requerer que a Assembleia da República se pronuncie e debata sobre os espectáculos tauromáquicos que se praticam em Portugal.


Embora reconhecendo que as touradas são permitias e reguladas por lei, tal facto não nos impede de as contestar e por tal motivo requerer que a lei seja revogada e que tais práticas sejam abolidas.


Se uma lei é injusta porque põe em causa direitos elementares ou porque não respeita deveres então essa lei deve ser revogada.


A lei que regula a prática de espectáculos tauromáquicos viola deveres elementares no que respeita ao nosso relacionamento com os animais.

Os touros, tal como outros animais devem de ser protegidos. Se temos leis, ainda que fracas que protegem outros animais, é incompreensível que essas mesmas leis, excluam, no caso concreto, os touros.

Não podemos nem devemos permitir que eles sejam torturados em nome de uma suposta tradição. Os argumentos utilizados pelos defensores dessa tradição não justificam os fins e sem entrar em paralelismos com outras tradições somente diremos que essas outras tradições acabaram há muitos anos porque ética e moralmente eram inaceitáveis.


Em pleno séc. XXI as touradas são tradições que não são aceitáveis em termos de evolução de um povo.

Não existe um único argumento que permita validar que a tortura em nome do entretenimento seja aceitável em termos éticos ou morais.


As sondagens efectuadas no nosso país demonstram que a maioria dos portugueses são contra as touradas e o mesmo se diga nos outros Estados Membros da União Europeia, referimo-nos concretamente a Espanha e França.


Pelo exposto, vimos requerer a V.Exa, se legisle no sentido de acabar com estas práticas que ao contrário de dignificar o nosso país, o denigrem aos olhos não somente dos cidadãos portugueses, mas também aos olhos dos estrangeiros que nos visitam e que se sentem horrorizados com semelhantes espectáculos.

Os signatários
Share/Bookmark

Friday, March 19, 2010

Animal Legal: Cuidando de Gatos

Animal Legal: Cuidando de Gatos
Share/Bookmark

Tuesday, March 16, 2010

Tribuna Animal: Portugal: Brigada de Fiscalização Animal apreendeu 36 cães em 2009

Tribuna Animal: Portugal: Brigada de Fiscalização Animal apreendeu 36 cães em 2009
Share/Bookmark

Alternativas Éticas™®: EMPRESAS que NÃO TESTAM em ANIMAIS

Alternativas Éticas™®: EMPRESAS que NÃO TESTAM em ANIMAIS
Share/Bookmark

Cidadãos 'obrigam' Câmara a investir 375 mil euros em canil - JN

Cidadãos 'obrigam' Câmara a investir 375 mil euros em canil - JN

"Quase 200 cães e gatos (des)esperam por quem os adopte no Canil e Gatil Municipal

____ CRISTIANO PEREIRA, ____


Uma proposta de obras no Canil/Gatil Municipal foi o projecto mais votado pelos cidadãos no Orçamento Participativo de 2010 da Câmara de Lisboa. A responsável do espaço quer que as obras arranquem rapidamente. E apela à adopção de animais.



A proposta para a "3ª Fase da Construção do Canil/Gatil Municipal em Monsanto" recebeu, em Janeiro passado, 754 votos de cidadãos lisboetas que pretendem ver melhoradas as condições para os animais. Diversas propostas deram origem a um projecto que agora contempla 375 mil euros para uma intervenção que deverá durar sete meses.



Ainda não se conhece a data certa do arranque das obras mas a responsável pelo Canil/Gatil Municipal, Luísa Costa Gomes, disse ao JN que é seu desejo que "arranquem brevemente".



"A verba está dada e espero que rapidamente surjam as melhorias com mais boxes e melhores condições para os animais", afirmou ao JN. A responsável lembrou que em Março de 2008 já foram construídas algumas boxes "com condições completamente diferentes das iniciais" mas que são, ainda, manifestamente insuficientes.



A proposta votada no Orçamento Participativo prevê melhorias num bloco que contempla o atendimento ao público e serviços de vacinação bem como num outro bloco com salas de isolamento para animais com doenças infecto-contagiosas. Está ainda prevista a reorganização estrutural das boxes existentes de alojamento individual.



Actualmente existem cerca de 100 cães e 80 gatos nas instalações. Luísa Costa Gomes explicou que há casos de cães e gatos "que são entregues pelos donos porque têm dificuldades económicas ou porque simplesmente não querem mais ter o animal" e que existem outros "que são recolhidos na via publica". Alguns são "animais sinistrados, atropelados ou que adoeceram na via pública", prosseguiu a responsável, sublinhando, todavia, que não são raros os casos de animais "que adoecem em casa e os donos abandonam na via pública".



"Tentamos encontrar quem os adopte", salientou, apelando a que as pessoas se dirijam às instalações de Monsanto.



"Temos muito animais para adoptar, basta vir cá", disse. "É só chegar aqui, escolher um animal e preencher um termo de responsabilidade onde diz a sua morada e aceita que se possa verificar se o animal está a ser bem alojado e tratado", descreveu. "O animal é identificado electronicamente, vacinado e desparasitado", prosseguiu.



Luísa Costa Gomes salvaguardou, contudo, que "nem todos os animais são para adoptar" porque existem casos de cães e gatos que ali estão temporariamente "porque os donos têm dificuldades económicas comprovadas, foram internados ou estão presos". Para além disso, a legislação prevê que os animais recolhidos na via pública têm que estar obrigatoriamente oito dias no canil porque entretanto pode aparecer o dono - o que, soube o JN, só acontece em 15% dos casos. "A pessoa pode sempre reservar o animal para o caso do dono não aparecer", rematou."
Share/Bookmark

Friday, March 12, 2010

Portugal quer provar à comunidade internacional que pesca de atum rabilho não ameaça a espécie

Portugal espera convencer os países participantes na 15.ª Conferência sobre o Comércio Internacional de Espécies (CITES), que arranca sábado no Qatar, de que pesca artesanalmente o atum rabilho e que, por isso, não coloca a espécie em risco.



http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=24686
Share/Bookmark

Conferência mundial em Lisboa debate bem-estar nos parques aquáticos

Conferência mundial em Lisboa debate bem-estar nos parques aquáticos

Mais de cem especialistas de todo o mundo vão estar em Lisboa no fim de semana para debater os últimos avanços na área da saúde e bem-estar dos mamíferos marinhos mantidos em parques zoológicos.
O aperfeiçoamento das técnicas de treino destes animais aquáticos para as suas apresentações públicas terá também um módulo específico, explicou à Lusa Arlete Sogorb, do comité de organização da conferência, adiantando que estarão presentes veterinários, biólogos, diretores de zoos, treinadores, pesquisadores e estudantes.
"Iremos falar sobre o projeto delfim, dos golfinhos do Sado, sempre no âmbito do programa de conservação que o zoo [jardim zoológico de Lisboa] está a apoiar", acrescentou a responsável.
Trata-se de uma colaboração que prevê o apoio do zoo a animais que deem à costa, apoio financeiro indireto e pagamento de taxa de carbono, cuja verba será encaminhada para os animais do Sado.
Relativamente ao bem estar animal, Arlete Sorgob reconheceu que é um tema que ainda suscita muito debate e estudos e uma "preocupação constante de quem trabalha com estes animais".
Para a médica veterinária, o fato de estarem em cativeiro não é necessariamente fonte de mal-estar, se tiverem as condições de qualidade e conforto de que necessitam.
"Na natureza, estes animais [também] sofrem brutalmente com poluição acústica e química e com ocupação humana, como é o caso do Sado", disse.
O Jardim Zoológico fez recentemente parte de um projeto de estudo de stress e, segundo a responsável, é já bastante evidente que, apesar de ser inegável a redução de espaço em que vivem, um animal destes habituado a espaço zoológico, com alimentação garantida, sem predador, com água que cumpre os padrões europeus de qualidade e conforto sonoro, muitas vezes sofre menos stress do que em meio natural.

"Há uma evolução muito grande em parques zoológicos e por isso há uma nova técnica de enriquecimento ambiental, em que se esconde alimento para o animal procurar, brinca-se com ele, está com um companheiro, deixa de estar... Nunca há rotina, mesmo as apresentações não são iguais", contou Arlete Sorgob.
A veterinária alerta contudo que estes animais têm um instinto de reprodução e preservação, sendo por isso fundamental conhecer bem a sua índole e história biológica para evitar acidentes.


"Em qualquer animal é preciso saber como procura alimento, como se reproduz, como defende a cria. Um treinador não deve entrar na água quando o objetivo do animal é a copula ou a cria, eles não querem saber de mais nada. É importante conhecer o comportamento natural da espécie", sublinhou.


Mas o treinador ocupa um papel central na vida dos animais marinhos em cativeiro e é uma fonte de estabilidade: "Durante um tratamento médico, por exemplo, o animal fica mais tranquilo se o treinador estiver perto".


Organizada pelo Jardim Zoológico, a 38.ª Conferência Anual da Associação Europeia de mamíferos Marinhos será amiga do ambiente, pelo que utilizará materiais recicláveis, catering nacional e documentos em suporte digital.
Share/Bookmark

CANIL DE LISBOA- URGENTE

ALA FECHADA*


Pastor alemão, porte grande, adulto, cerca de 4 anos, muito bonito e meigo

...dá a pata - macho

Cruzado de labrador, adulto, pelagem preta - macho


Husky pelagem cinza e branca, olhos azuis, meiguinha. adulta - fêmea


Cadelinha juvenil SRD, lindissima, porte pequeno/médio, pelagem creme e

branca, é mesmo um mimo, muito assustada, talvez um ano de idade..urgente a

sua adopção, está aterrorizada.


*Caniche, adulta jovem, porte pequeno, cerca de 6 kgs, super meiga e

castiça, pelagem preta, encontrada na zona da AJUDA, encontra-se lá desde 31

Jan..(sem comentários*)


Boxer tigrada, adulta a puxar para o senior, das mais pequenas, muito

elegante, assustada - entregue pelo dono


*Deu entrada ontem no canil pela mão do dono, um PEQUINOIS puro, muito

pequenote, lindissimo, tons de castanho acobreado ao dourado, está muito

assustado, adulto com cerca de 3/4 anos..motivo da entrega : criancinha tem

asma, logo cão sai...quem procura um pequinois não perca esta oportunidade,

é muito meiguinho mas na ala fechada não tarda vai virrar farrapo!!!!*


vários desgraçados em raça definida que vão do porte pequeno a médio,

adultos mas jovens ...bem ladram e ganem para sair daquele antro!


Rott, adulto, macho, meigo, já lá está há muito tempo


*cadelinha? macho? sem raça definida, muito jovem, todo tigrado a emagrecer

a olhos vistos, está a ficar esquelético, +porte pequeno ( secalhar nem um

ano tem) supica, gane, que o/a tirem dali..primeira fila de quem entra pela

secretaria, dá para ver pelo vidro.*


inúmeros pitts abandonados pelos donos adoráveis, que precisaram um dia de

um pitt para alimentarem um ego fraco.


*Gatil *: poucos gatos, alguns cachorros, um foi entregue hoje.


*Está lá uma canichita branca, adulta, não sei se senior, que penso ser

cega.*

Agradeço a divulgação
Share/Bookmark

Lince ibérico: Animais em cativeiro ameaçados por "misteriosa" infeção nos rins - autoridades espanholas

Lince ibérico: Animais em cativeiro ameaçados por "misteriosa" infeção nos rins - autoridades espanholas

Faro, 09 mar (Lusa) - O lince ibérico, espécie em vias de extinção, está ameaçada por uma misteriosa infeção nos rins que está a afetar apenas os animais em cativeiro, informou hoje o organismo espanhol encarregado da proteção destes felinos.

A doença crónica, de origem desconhecida, provocou a morte a três linces ibéricos, em Espanha, desde dezembro passado, refere a mesma fonte, citada pela agência de notícias francesa AFP.


Os três linces que morreram cresceram em cativeiro no âmbito do plano de ação criado em 2003 para a conservação do lince.
Share/Bookmark

Biotério: Condições de investigação e bem-estar animal vão melhorar - Fundação Champalimaud | SIC Online

Biotério: Condições de investigação e bem-estar animal vão melhorar - Fundação Champalimaud SIC Online

O investigador da fundação Rui Costa foi hoje ouvido na comissão parlamentar de Educação e Ciência a propósito de uma petição contra a construção do Biotério da Azambuja, um projeto das fundações Champalimaud, Calouste Gulbenkian e Universidade de Lisboa, que permitirá criar animais a usar na investigação científica.
Apresentando-se como veterinário e um dos responsáveis pela ética do projeto, Rui Costa garantiu que não será construído um biotério com fins comerciais, nem haverá experimentação em cães e gatos, assim como se cumprirá a proibição legal de infligir sofrimento agudo e crónico nos animais.
Share/Bookmark

Golfinhos na Ria Formosa: técnicos do Parque Natural tentaram reunir fêmea e cria


Share/Bookmark

Monday, March 8, 2010

Ajuda Urgente para os Animais de Loures!

Ajuda Urgente para os Animais de Loures! :: Eventos :: Animais de Rua

"Todos estes animais viviam num terreno ocupado ilegitimamente por uma pessoa que os criava com intuitos dúbios. São 80 cães e estavam alojados em cima de várias toneladas de ossadas de vaca (que era a única alimentação que lhes era fornecida) e de cães mortos. Nasciam, viviam, alimentavam-se, defecavam e urinavam em cima dos ossos que eram ao mesmo tempo a sua única fonte de alimentação. Neste cenário, só os mais fortes sobreviviam. Os que morriam eram também comidos pelos seus companheiros de cativeiro - fenómenos de canibalismo na espécie canina só acontecem em situações extremas como esta. Há imagens da situação em que estes animais se encontravam na secção de Comunicação Social, do nosso website.




Todos estes cães só conheceram sofrimento desde o dia em que nasceram. Cabe-nos a nós dar um final feliz às suas histórias. São quase todos animais muito medrosos, mas que facilmente recuperarão a confiança no ser humano se lhes for dada essa oportunidade. Nenhum deles é agressivo e todos eles se dão muito bem com outros animais. Na curta sessão fotográfica que lhes fizemos (e aproveitamos desde já para agradecer à Wiseguys, que mais uma vez pôs a sua técnica ao serviço dos animais e capturou estas excelentes imagens), todos eles se mostraram meigos e reagiram com agrado à aproximação da voluntária que lhes fez festas.



Como podem ver, são dezenas de animais. Não será possível todos eles conseguirem um lar a não ser que sejam divulgados de forma massiva através de todos os meios disponíveis e que contem com a cooperação de todas as associações de protecção animal e de todas as pessoas que se preocupam com o seu bem estar.



Agradecemos desde já às associações Pé Ante Pata, que já se ofereceu para ajudar na divulgação e encaminhamento para adopção destes animais, e Abrigo da Bicharada, que irá acolher 3 fêmeas.



Pedimos a todas as pessoas e associações que possam acolher algum/alguns destes animais, mesmo que apenas temporariamente, que nos contactem para o geral@animaisderua.org.



Podem também dirigir-se directamente ao canil municipal de Loures.

Contacto do Gabinete Médico Veterinário Municipal - 219 848 210



Relembramos que foram encaminhados 15 cães (5 para cada um) para os canis municipais de Lisboa, Amadora e Vila Franca de Xira. A situação destes animais é ainda mais grave e urgente do que a dos animais que ficaram no canil de Loures, uma vez que não estão a ser alvo de qualquer divulgação já que, inacreditavelmente, estes municípios não permitem a captura de imagens dos animais que albergam..



Seguem abaixo fotografias e descrição de todos os animais que se encontram no canil de Loures.



Recomendamos vivamente a todas as pessoas e associações que decidam acolher algum/alguns destes animais a colocação imediata de uma coleira com alguma forma de identificação visível. Ver aqui, algumas dicas sobre identificação de animais de companhia.



A associação Animais de Rua compromete-se a esterilizar todos os animais que forem retirados do canil de Loures, para o que precisará muito de padrinhos de esterilização que ajudem a fazer face às despesas das cirurgias.



Agradecemos toda a ajuda possível na divulgação deste apelo.



A equipa da Animais de Rua"


http://www.animaisderua.org/eventos/animais_loures
Share/Bookmark

Friday, March 5, 2010

Madri vai pedir que touradas sejam declaradas bem cultural - O Globo

Madri vai pedir que touradas sejam declaradas bem cultural - O Globo
Share/Bookmark

Parlamento catalão debate proibição das touradas - Animalia : noticias, mundo | euronews

Parlamento catalão debate proibição das touradas - Animalia : noticias, mundo euronews
Share/Bookmark

Monday, March 1, 2010

Proteste contra uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura

O  Ministério da Cultura pretende criar uma secção de tauromaquia no futuro Conselho Nacional de Cultura, um orgão consultivo que se pronunciará sobre investimentos de dinheiros públicos no âmbito da cultura.

É inconcebível que, estando a maioria da população contra este tipo de crueldade animal, dinheiros públicos venham a promover actividades relacionadas com a tauromaquia.



Por favor, envie a sua mensagem de protesto

Para: pm@pm.gov.ptgab.mp@mp.gov.ptgmc@mc.gov.pt


Com Conhecimento (Cc) a: gp@ps.parlamento.pt; gp_ps@ps.parlamento.ptgp_psd@psd.parlamento.pt; gp_pp@pp.parlamento.pt; bloco.esquerda@be.parlamento.ptgp_pcp@pcp.parlamento.pt; pev.correio@pev.parlamento.ptmatp@netcabo.pt



Mensagem abaixo sugerida, ou se preferir, escreva a sua própria mensagem

Exm.º Senhor Primeiro Ministro


Exm.º Senhor Ministro da Presidência do Conselho de Ministros

Exm.ª Senhora Ministra da Cultura

Com Conhecimento a:

Exm.º Senhor Presidente do Grupo Parlamentar do PS

Exm.º Senhor Presidente do Grupo Parlamentar do PSD

Exm.º Senhor Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP

Exm.º Senhor Presidente do Grupo Parlamentar do BE

Exm.º Senhor Presidente do Grupo Parlamentar do PCP

Exm.º Senhor Presidente do Grupo Parlamentar do PEV




Excelências

Tendo tomado conhecimento que o Ministério da Cultura pretende criar uma secção de tauromaquia no futuro Conselho Nacional de Cultura, venho por este meio apelar ao cancelamento da anunciada secção.


Tal acto constitui um total desrespeito quer pela Declaração Universal dos Direitos do Animal, aprovada pela Unesco, quer pela Lei de Protecção aos Animais (Lei 92/95), assim como totalmente desajustado do âmbito cultural, uma vez que a indústria tauromáquica, ao promover actividades cruéis e bárbaras que não contribuem de forma alguma para a formação e desenvolvimento pessoal e social, fomenta a crueldade e a violência.


Tendo em conta a evolução moral e cívica desejada para a sociedade, nacional e internacional, a existência de touradas em Portugal constitui um grande embaraço, pelo que é necessário ter a coragem de abandonar progressivamente as tradições retrógradas e inadequadas.


Por outro lado, sabendo que a maioria da população portuguesa é contra a tauromaquia, sendo que 50 % dos inquiridos se manifesta mesmo a favor da sua proibição, segundo um estudo realizado em 2007 pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, é um ultraje que dinheiros públicos venham a financiar actividades neste âmbito quer directa quer indirectamente.


Assim, apelo a que V/Ex.ª interceda no sentido de que não seja criada nenhuma secção de Tauromaquia no referido Conselho Nacional de Cultura, nem que esta actividade possa de alguma forma vir a ser financiada ou promovida à custa de dinheiros públicos.Agradecendo antecipadamente a atenção que possa ser dedicada à presente mensagem, apresento a V. Ex.ª os meus melhores cumprimentos,
 
 
Nome
Cidade, País
Share/Bookmark